Notícias
INSA/MCTI realizou doação do Plano de Difusão de Bovinos da Raça Curraleiro Pé-Duro
Diretoria do INSA, Comissão de Seleção do Plano de Difusão e beneficiários selecionados (Victor Lima)
Na manhã desta terça-feira (04) o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) realizou a entrega de 20 animais do Plano de Difusão de bovinos da raça Curraleiro Pé-Duro.
A formalização da doação com encargo, prevista no Edital Nº 01/2025/SEI-INSA, cujo resultado final foi divulgado no dia 26 de setembro, contou com a presença da Diretora Substituta do INSA/MCTI, Dilma Trovão, que saudou a todas as pessoas presentes na Estação Experimental Ignácio Salcedo, ressaltando a importância do momento.
Estiveram presentes os membros da Comissão de Seleção do Plano de Difusão: Geovergue Medeiros, tecnologista responsável pela área de Produção Animal do INSA, o servidor Roberto Cavalcanti, e o pesquisador PCI Leopoldo Mayer. A programação também foi prestigiada pela Coordenadora de Pesquisa Substituta, Géssika Cambrainha.
Durante a solenidade a Diretoria do INSA, a Comissão de Seleção do Plano de Difusão e os beneficiários selecionados assinaram os Termos de Doação, cumprindo a última etapa do edital. Foram contemplados produtores de vários municípios da Paraíba e de outros estados do Nordeste, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

- O Curraleiro Pé-Duro é reconhecido pela sua resiliência às intempéries da região semiárida (Victor Lima)
O Plano de Difusão tem o objetivo de fortalecer a raça Curraleiro Pé-Duro por meio do repasse de animais a criadores que vão formar novos núcleos de conservação. Lançado em agosto, o chamamento público confirma o compromisso do INSA e dos criadores com a conservação e difusão dessa raça nativa do Semiárido.
