Notícias
Universidade Nilton Lins em parceria com o Inpa oferece vagas para Mestrado e Doutorado em Aquicultura
O edital do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura destina nove vagas para formação de profissionais e pesquisadores voltados ao desenvolvimento sustentável e tecnológico do setor na região Norte. Banner: PPG-AQUI.
A Universidade Nilton Lins, em associação com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), está com inscrições abertas para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-AQUI), com ingresso previsto para março de 2026. As inscrições são exclusivamente online e seguem abertas até o dia 21 de novembro de 2025.
O PPG-AQUI é voltado à formação de profissionais e ao desenvolvimento de pesquisas aplicadas à realidade amazônica, e tem como principal objetivo impulsionar a geração de conhecimento e tecnologias voltadas ao avanço sustentável da aquicultura. O curso é gratuito e se destaca por ser o único programa de pós-graduação na área da região Norte, consolidando-se como referência na formação científica e tecnológica voltada aos ecossistemas aquáticos da Amazônia.
O Programa possui várias linhas de pesquisa que visam fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para a produção aquícola, ao mesmo tempo em que priorizam o bem-estar animal e a conservação dos recursos naturais da região, entre elas estão Ecotoxicologia Aquática, efeitos de poluentes em organismos aquáticos da Amazônia com vistas a melhoria da qualidade ambiental, de vida e segurança alimentar, Sistemas de produção aquícola e Equipamentos para Aquicultura e Nutrição de Peixes.
Sobre as vagas e o processo seletivo
O programa oferece ao todo nove vagas. Para o nível de Mestrado são 5 (cinco) vagas, sendo 4 (quatro) para ampla concorrência e 1 (uma) para cotistas racial e/ou pessoas com deficiência (PCD). Para o nível de Doutorado, são 4 (quatro) vagas, sendo 3 (três) para ampla concorrência e 1 (uma) para cotistas racial e/ou pessoa com deficiência (PCD).
As provas do processo seletivo para o mestrado serão realizadas entre os dias 1 e 5 de dezembro de 2025, de forma presencial, enquanto a seleção para o doutorado ocorrerá a partir do dia 9 de dezembro de 2025 de forma remota. As etapas são descritas nos Editais.
Os candidatos aprovados poderão concorrer a bolsas de estudo de mestrado e doutorado oferecidas por agências de fomento como Capes e Fapeam, seguindo a ordem de classificação, a disponibilidade e os critérios estabelecidos pela Comissão de Bolsas do Programa.
Para demais informações como cronogramas, critérios de avaliações e taxas de inscrições podem ser conferidos o edital de doutorado e o edital de mestrado.