Brasileiras estreiam no Mundial de Ginástica Rítmica nesta quarta-feira (12)
Competição ocorre em Frankfurt, na Alemanha, até domingo (16), e vale como cassificatória para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

A 42ª edição do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica começa nesta quarta-feira (12), em Frankfurt, na Alemanha, com a participação de 102 ginastas e 42 conjuntos de 78 países - recorde de participação na história da competição. O torneio segue até domingo (16) e também vale como classificatória para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 (LA28).
O Brasil estará representado nas duas modalidades: individual e conjunto. No individual, as representantes são Bárbara Domingos, Geovanna Santos e Maria Eduarda Alexandre. As classificatórias individuais serão realizadas nesta quarta e quinta-feira (12 e 13), com a final do individual geral na sexta-feira (14). No sábado e no domingo (15 e 16), serão disputadas as finais individuais por aparelho e as provas do conjunto.
Principal nome brasileiro na modalidade, Bárbara Domingos chega ao Mundial após uma temporada de destaque. Campeã pan-americana em 2026, a ginasta foi a primeira brasileira a alcançar uma final olímpica na ginástica rítmica, em Paris 2024, quando conquistou o nono lugar - melhor resultado de uma atleta do país na história da modalidade em Jogos Olímpicos.
Bárbara será a única brasileira a disputar os quatro aparelhos no Mundial - arco, bola, maças e fita - e, por isso, estará na disputa do individual geral.
No treinamento de pódio, realizado antes da estreia, a ginasta avaliou positivamente sua preparação e destacou a importância de identificar os últimos pontos de atenção. “Eu me senti muito bem no treinamento de pódio, que me revelou alguns pontos de atenção. Isso é muito importante, porque nessas horas a gente liga o alerta. Isso é positivo, porque mostra que tenho que entrar mais concentrada e que vai dar tudo certo no final. Afinal, a gente treinou muito, tem evoluído muito dentro do treino. Conseguir mostrar nossas séries dentro de quadra é o mais importante”, afirmou Bárbara.
Para a atleta, os ajustes para a competição são pontuais. “Os ajustes são pouquíssimos dentro de quadra. É mais questão de atenção mesmo, de entrar leve e concentrada. Estou pronta, já treinei tudo o que tinha para treinar. Agora é só mesmo curtir o momento, desfrutar todo esse campeonato que está lindo.”
Preparação e estreia

Geovanna Santos, que competirá no arco e nas maças, destacou a importância do período de aclimatação realizado durante uma semana em Fellbach-Schmiden, cidade próxima a Frankfurt. O trabalho contou com o acompanhamento da treinadora búlgara Maria Kalangerova.
“Foi essencial para a gente estar realmente ajustando os últimos detalhes, entrar dentro de quadra com muita confiança. Treinamos muito. Durante alguns meses, tivemos muitas competições para preparar para o nosso objetivo principal, que é o Campeonato Mundial aqui na Alemanha. Então, eu acredito que a aclimatação foi um momento de muito aprendizado, mas também dos ajustes e dos detalhes finais”, disse Geovanna.
A ginasta capixaba também elogiou a estrutura preparada para o Mundial. “Sentimos a arena, sentimos como está. É uma arena muito bonita. Tivemos o último contato ali antes de entrar na quadra amanhã. Sentimos ali toda essa energia que o Campeonato Mundial traz.”
Para Maria Eduarda Alexandre, o Mundial de Frankfurt terá um significado especial. A atleta fará sua estreia em um Campeonato Mundial adulto e disputará as provas de bola e fita.
“Vai ser meu primeiro Mundial adulto. Me preparei mentalmente para controlar a ansiedade e manter o foco. Tentei estar o mais presente possível, olhando cada detalhe da arena, que é extremamente bonita. É uma experiência muito diferente. Poder pisar no tablado e saber que estou no Campeonato Mundial é muito gratificante. Estou muito feliz de poder estar aqui”, afirmou.
Maria Eduarda também ressaltou a importância da adaptação ao clima alemão durante a preparação. “Foi de extrema importância porque eu vinha treinando em Toledo (PR), onde estava o clima extremamente frio ou um pouquinho mais quente. Aqui na Europa está extremamente quente. Passar aqueles dias nos adaptando foi essencial.”
No treinamento de pódio, a jovem ginasta avaliou que conseguiu executar bem sua série de bola e fazer os últimos ajustes antes da competição. “Consegui entrar bem focada na série de bola, sabendo onde posicionar os braços, os lançamentos e as dificuldades. Fizemos alguns pequenos ajustes, que serão importantes para a competição.”
Brasil também disputa o conjunto
Além das três representantes no individual, o Brasil terá uma equipe na disputa do conjunto. A seleção chega ao Mundial em um dos melhores momentos de sua história e entre as equipes que buscam o pódio e a classificação para LA28.
No Mundial realizado no Rio de Janeiro em 2025, o conjunto brasileiro conquistou as primeiras medalhas do país na história da competição, com duas pratas. Nesta temporada, a equipe também vem de uma campanha de destaque na Copa do Mundo de Milão, em julho, quando conquistou uma medalha de ouro e uma de prata.
A equipe brasileira é formada por Julia Kurunczi (Unopar-PR), Maria Eduarda Arakaki (Marista de Maceió-AL), Maria Paula Caminha (Gorba-BA), Mariana Vitória Pinto (Agir-PR), Nicole Pírcio (Unopar-PR) e Sofia Madeira (Incesp-ES).
As reservas são Mariane Giovacchini dos Santos (Espéria-SP) e Renata Brum Diniz (GRM-MG). A comissão técnica é formada pela treinadora Camila Ferezin Resende e pelas assistentes técnicas Bruna Rosa e Reni Karachomakova.
PROGRAMAÇÃO (horário de Brasília)
Quarta-feira (12) - Qualificação individual
8h28 - Geovanna Santos - arco
9h11 - Maria Eduarda Alexandre - bola
13h16 - Bárbara Domingos - fita
14h - Bárbara Domingos - maças
Quinta-feira (13) - Qualificação individual
9h58 - Geovanna Santos - maças
10h41 - Maria Eduarda Alexandre - fita
11h46 - Bárbara Domingos - bola
12h30 - Bárbara Domingos - arco
Sexta-feira (14) - Final do individual geral
Sessões de apresentações às 11h e às 13h
Sábado (15) - Finais individuais por aparelho
A partir das 6h
Domingo (16)
Provas do conjunto e programação final do Mundial
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte, com informações da CBG