Notícias
ESG forma 66 discentes no CAEPE 2025 e celebra encerramento do ano letivo
A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, nos dias 4 e 5 de dezembro, as cerimônias de diplomação e encerramento do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) 2025, formando 66 discentes. Como parte da programação de encerramento do ano letivo, foram celebrados um culto evangélico e uma missa católica, com a participação de integrantes da Ordem religiosa Arautos do Evangelho.
Após as celebrações religiosas, no dia 4, oficiais-generais da ESG e integrantes do Corpo Permanente se reuniram no auditório Professor Oliveira Junior para a cerimônia de homenagem à patronesse e ao nome da turma. Prestigiaram a solenidade o comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago; o subcomandante, Brigadeiro do Ar Ivan Lucas Karpischin; e o diretor do CAEPE, Brigadeiro do Ar Hélio Severino da Silva Filho, que compuseram a mesa de honra.
Integrantes do CAEPE fizeram elocuções sobre as trajetórias vividas ao longo do curso e homenagearam a patronesse eleita pela turma, a Major Elza Cansanção. A ocasião marcou a inauguração do quadro pintado com o retrato da patronesse, enfermeira militar e primeira mulher oficial do Exército Brasileiro. Também foi feita uma alusão ao nome da turma, batizada “Bicentenário de Dom Pedro II”.
Na sexta-feira (5), a cerimônia de encerramento foi aberta a familiares e convidados dos formandos, contando com a presença do Chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, do Chefe de Educação e Cultura do EMCFA, Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa, de antigos comandantes da Escola e de oficiais-generais das três Forças.
O comandante da ESG destacou o comprometimento da turma Bicentenário de D. Pedro II e agradeceu aos integrantes do Corpo Permanente e do Corpo Docente pela bem-sucedida condução do curso, além de reconhecer o trabalho silencioso em apoio à Escola prestado pelos servidores civis e terceirizados, desejando sucesso aos formandos nas próximas etapas de suas carreiras. “A missão foi muito bem cumprida e você saem da nossa Escola levando um legado, que será transformado em ações. Que sigamos em frente sempre motivados e entusiasmados. As portas da ESG estarão sempre abertas para as senhoras e os senhores”, disse aos formandos. Dentre os 66 estagiários formados no CAEPE 2025, 28 são civis de instituições diversas, três oficiais de nações amigas (Argentina, Índia e Jordânia), 10 militares de Forças estaduais (representantes de Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins) e 25 oficiais das Forças Armadas, sendo 11 Marinha do Brasil, sete do Exército Brasileiro e sete da Força Aérea Brasileira.
Como tradição na ESG, foi realizada a cerimônia de plantio da árvore da turma do CAEPE no pátio da Fortaleza de São João.
Siga a ESG no Instagram e confira as fotos dos eventos: @esg_md