76 anos de história: ESG promove semana de comemorações

A Escola Superior de Guerra (ESG) promoveu, ao longo da semana passada, atividades em homenagem aos seus recém-completados 76 anos de história, em 20 de agosto.
As comemorações tiveram início na terça-feira, 19, com uma solenidade militar realizada no Pátio da Bandeira da ESG, com a presença de autoridades civis e militares, membros do corpo permanente e do corpo docente, estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), alunos da Escola Municipal Estácio de Sá e convidados.
A celebração foi marcada pela imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias a integrantes da Escola, personalidades e instituições que se destacaram no exercício da função ou que prestaram relevantes serviços ao instituto de altos estudos. Foram condecorados o Iate Clube do Rio de Janeiro e o Centro de Suprimento do Abastecimento da Marinha do Brasil, além de 41 personalidades e 23 integrantes da ESG.
- Que sigamos em frente, orientados pela bússola que sempre norteou esta Escola a pensar de forma crítica, estratégica e ética para um Brasil que nós, nossos filhos e todos brasileiros, sonham, merecem e querem com Segurança, Defesa, Desenvolvimento e Justiça -, ressaltou o comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, em trecho da leitura da Ordem do Dia alusiva à data.
A manhã de quarta-feira (20) foi marcada pela celebração de atividades religiosas, com a participação de corais de músicos e capelães das três Forças atuando no culto evangélico, na missa católica e na celebração espírita. Durante a tarde, foi realizada, na Sala da Memória Coronel Montenegro, a exposição “ESG – 76 anos estudando o Brasil”, com a apresentação de fatos históricos e relevantes, como parte de uma linha do tempo sobre a ESG.
A manhã de quinta-feira (21) foi dedicada ao Seminário “Brasil como potência energética: desafios e perspectivas”. O Seminário foi realizado presencialmente, com a participação dos estagiários do CAEPE e de integrantes do corpo permanente e do corpo docente da Escola, e transmitido em tempo real via plataforma Webex.
A programação foi composta pelas seguintes palestras: Plano Nacional de Energia 2055: visão de futuro do Brasil" (Fernanda Ferreira, Empresa de Pesquisa Energética); Mega tendências em energia: desafios, oportunidades e ações estratégicas para a transição energética (Luiz Claudio Mandarino Freire, Mit Tecnology Review Brasil); A polêmica da margem equatorial: a guerra híbrida contra o Brasil continua" (Marcelo Marinho Simas, FGV/Energy Hub Academy); e Plano estratégico 2050: transição energética justa para o brasil" (Magda Maria de Regina Chambriard, presidente da Petrobras).
Siga a ESG no Instagram e veja mais fotos: @esg_md