Notícias
ATENÇÃO
Coaf implementa duplo fator de autenticação (2FA) para acesso ao Siscoaf
Além do certificado digital, o usuário habilitado a acessar o Siscoaf deverá ativar a verificação em duas etapas da conta gov.br no seu dispositivo móvel.
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) acaba de implementar um mecanismo de segurança adicional para acesso ao ambiente informatizado do Sistema de Controle de Atividades Financeiras (Siscoaf), realizado por meio do serviço de identificação do Governo Federal, a denominada conta gov.br.
Assim, além da obrigatoriedade do uso de certificado digital do usuário responsável habilitado, passou-se a exigir, para acesso ao Siscoaf, a ativação da verificação em duas etapas da conta gov.br, camada extra de segurança que exige um código de acesso gerado no aplicativo gov.br instalado em dispositivo móvel do usuário.
Também conhecida como duplo fator de autenticação (2FA), essa funcionalidade é amplamente utilizada no processo de autenticação de acesso para trazer mais segurança ao usuário. Assim, no aplicativo gov.br já instalado em seu celular, o usuário deve observar se a verificação em dois fatores está habilitada, acessando o menu representado pelos três pontos no canto superior direito da tela e, em seguida, selecionando a opção "Segurança da conta". Instruções detalhadas sobre a funcionalidade estão disponíveis no seguinte endereço:
Caso o acesso seja realizado por meio de certificado digital do tipo e-CNPJ (versão eletrônica do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), o código de autorização deve ser fornecido pelo administrador responsável pela empresa junto à Receita Federal, também por meio de sua conta gov.br.
O acesso ao Siscoaf pode ser realizado pelo endereço https://siscoaf.coaf.gov.br.
Esclarecimentos adicionais sobre o tema poderão ser obtidos por meio dos canais de atendimento do Coaf, indicados na seção “Fale Conosco” de seu portal institucional na internet: https://www.gov.br/coaf/pt-br/canais_atendimento/fale.
Fonte: Coaf