Notícias
Cooperação Internacional
Brasil e Paraguai assinam acordo para fortalecer a cooperação na prevenção à lavagem de dinheiro
Liliana Elizabeth Alcaraz Recalde, secretária de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Bens do Paraguai (Seprelad) e o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Ricardo Liáo.
A secretária de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Bens do Paraguai (Seprelad), Liliana Elizabeth Alcaraz Recalde, visitou o Brasil no dia 26 de março de 2025, quando assinou um novo Memorando de Entendimento (MOU) com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), representado pelo seu presidente, Ricardo Liáo.
O objetivo do memorando, assinado na sede do Coaf, é atualizar e aprimorar esse instrumento de cooperação, firmado originalmente em 2001, em mais uma iniciativa para o fortalecimento da colaboração entre Brasil e Paraguai em temas ligados à prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa (PLD/FTP).
Pesquisas e treinamentos
O acordo facilita o intercâmbio de informações entre as UIFs dos dois países e estabelece, por exemplo, o compromisso das partes em compartilhar experiências e informações importantes que contribuam para o desenvolvimento de suas atividades, incluindo estudos, pesquisas e dados sobre tendências e tipologias emergentes de lavagem de dinheiro. Também dá ênfase à cooperação na organização de programas de treinamento, permitindo a participação de integrantes da Seprelad e do Coaf em eventos conjuntos ou individuais.
Atualmente, o Coaf conta com Memorandos de Entendimento em vigor com 40 países e essa política continua em progressiva expansão junto a outras jurisdições.
Fonte: Coaf