Notícias

COVID-19

Reunião aborda risco de desabastecimento de medicamentos utilizados no kit intubação

Anvisa coordena encontro entre setor público e privado.
Publicado em 23/03/2021 16h17 Atualizado em 23/03/2021 18h33

A Anvisa coordenou uma reunião, nesta terça-feira (23/3), com representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Economia, indústria farmacêutica, associações de hospitais privados, Conass e Conasems. O objetivo foi discutir estratégias para minimizar o risco de desabastecimento de insumos essenciais ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, principalmente os utilizados no kit intubação.

Durante a reunião, os participantes destacaram como fundamentais as ações adotadas pela Anvisa para acelerar o acesso aos referidos medicamentos e minimizar o risco de desabastecimento, inclusive com resultados práticos já identificados nas tratativas que estão sendo realizadas pelo Ministério da Saúde junto às empresas farmacêuticas.

Na oportunidade, o secretário Franco Duarte, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES/MS), explanou as ações adotadas pelo MS nos últimos dias, inclusive por meio de requisição administrativa junto ao setor produtivo, como última opção, com vistas a minimizar a possibilidade de desabastecimento dos medicamentos.

Os representantes das empresas externaram suas preocupações quanto à utilização do instituto da requisição administrativa, pois consideram que essa ação impacta diretamente no planejamento da produção e logística da indústria.

Na reunião, ainda foram alinhadas expectativas e necessidades de cada setor para evitar que haja um desabastecimento do mercado nacional.

Como encaminhamento final, foi proposto que o Ministério da Saúde passe a coordenar um comitê com encontros periódicos para continuar avaliando os cenários e discutindo soluções que evitem o desabastecimento.

Segundo o diretor Romison Mota, da Quarta Diretoria da Anvisa, a reunião foi importante para alinhar entendimentos e uma oportunidade para os atores envolvidos exporem os problemas e as possíveis soluções. Por fim, foi externado um sentimento mútuo para a atuação de cada setor, visando o bem comum da população brasileira.

Saúde e Vigilância Sanitária