AnvisaEduca
O que é?
O AnvisaEduca é um projeto de ações educativas em vigilância sanitária, instituído pela Portaria nº 967, de 24 de outubro de 2022, da Anvisa. Seu objetivo é promover melhorias nos padrões de consumo de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária. Para isso, utliza a estratégia de formar educadores e outros profissionais das áreas da educação, da saúde e da vigilância sanitária para trabalharem, nas comunidades escolares, ações educativas sobre o uso e o consumo seguro de medicamentos, alimentos, cosméticos, entre outros.
O que faz?
Desenvolve ações educativas em vigilância sanitária, nas escolas públicas de ensino básico, com base nas diretrizes de:
- promoção do desenvolvimento social
- monitoramento e avaliação permanentes das metas estabelecidas
- comunicação ajustada ao público específico
- facilitação da utilização de recursos didáticos.
Qual a estrutura do projeto?
O AnvisaEduca conta com uma coordenação nacional, composta por uma equipe multidisciplinar de servidores da Anvisa.
Nos estados, municípios e Distrito Federal, as ações estarão sob responsabilidade dos órgãos de vigilância sanitária locais e serão coordenados, nacionalmente, pela Coordenação Estratégica de Ações em Vigilância Sanitária.
O que a Anvisa oferece?
São diretrizes do Projeto a comunicação ajustada para o público específico e a facilitação da utilização do recurso didático. Em consonância com tais diretrizes e para viabilizar a implementação do Projeto, serão distribuídas às escolas participantes cartilhas do aluno e guias do professor para subsidiarem as ações educativas em vigilância sanitária.
As cartilhas adotam linguagem adequada ao público-alvo, isto é, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e, além de conteúdos relacionados às temáticas do Projeto, contêm atividades a serem realizadas com os estudantes.
O guia do professor traz os subsídios necessários para que o educador desenvolva os conteúdos de forma segura, coerente e eficaz com os estudantes e sugestões para aprimoramento da dinâmica das aulas, orientações sobre o método de avaliação e dicas para atividades extraclasse e organização do plano de aula, no contexto específico do Projeto.
Adicionalmente, para dar mais segurança ao educador, está disponível treinamento EaD no Ambiente Virtual de Aprendizagem em Vigilância Sanitária, AVA Visa. O treinamento possui carga horária de 120 horas.
Todos os participantes que concluírem as atividades receberão Certificado de Conclusão. O treinamento está dividido em seis módulos, com carga horária de 20 horas cada.
Como aderir?
As localidades interessadas em implementar o Projeto devem preencher o formulário de pré-adesão, disponível no link: https://forms.office.com/r/kWMJY660zx
Após preenchimento, a Ceavs providenciará envio dos ofícios ao órgão de Vigilância Sanitária local e às Secretarias de Saúde e de Educação para formalizar a adesão. Cabe ao órgão de Vigilância Sanitária local apresentar plano de operacionalização, para avaliação da Coordenação do Projeto.
Ficou interessado ou ainda tem dúvidas, entre em contato conosco.
Contato: ceavs@anvisa.gov.br
