Experiências em reuniões internacionais da AIEA são tema do primeiro seminário do ano na ANSN

Publicado em 06/02/2026 17:17Modificado há um dia
Compartilhe:
Crédito: Bernardo Oliveira
Crédito: Bernardo Oliveira

As experi6encias na Reunião Anual do Comitê Orientador em Ensino e Treinamento em Radiação, Transporte e Segurança de Rejeitos, realizada na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, na Áustria, entre os dias 8 e 12 de dezembro de 2025, foram compartilhadas pelo pesquisador Carlos Eduardo Bonacossa de Almeida, da ANSN/IRD, durante seminário realizado nesta sexta-feira (6), no Auditório Carneiro Felippe, na sede da CNEN.

A apresentação integrou o primeiro seminário do ano sobre a participação de servidores da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) em eventos no exterior, iniciativa voltada ao compartilhamento institucional de experiências e boas práticas adquiridas em fóruns internacionais.

Representante do Brasil na reunião, o diretor-geral da área de ensino da ANSN/IRD explicou que o objetivo do evento foi fornecer aconselhamento sobre a implementação da abordagem estratégica da AIEA para ensino e treinamento (E&T) em radiação, transporte e segurança de rejeitos no período de 2021 a 2030. Ele também destacou o impacto dessas diretrizes no âmbito do próprio Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

“Essa atividade é extremamente importante, já que replicamos internamente a estratégia proposta pela Agência, garantindo que o uso das radiações ionizantes ocorra de forma segura e em conformidade com as normas nacionais e internacionais. Foi justamente por isso que aderimos a essas diretrizes”, disse.

O diretor-presidente Alessandro Facure, que abriu o evento, falou de sua experiência na 4ª reunião plenária da Iniciativa de Harmonização e Padronização Nuclear (NHSI), bem como em reuniões com a Representante Permanente do Brasil junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e com oficiais de seu Secretariado.

Também se apresentaram no seminário Caio Elias, da Divisão de Aplicações Industriais (DIAPI), que abordou sua experiência na Reunião de Consultoria para Validação do Programa de Treinamento para Instrutores do RAIS+, também em Viena; e Thomas Eduardo, da ANSN/IRD, que participou do Workshop Internacional sobre Medidas de Segurança Nuclear e Arranjos de Resposta a Emergências em Portos, em Las Vegas (EUA).

Categorias
Ciência e Tecnologia
Compartilhe: