ANSN participa de debates sobre indústria e tecnologias em saúde no âmbito da Comissão Brasil–Rússia

Publicado em 06/02/2026 17:25Modificado há um dia
Compartilhe:
Reunião da Comissão Brasil–Rússia contou com vários agentes do setor nuclear
Reunião da Comissão Brasil–Rússia contou com vários agentes do setor nuclear

A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) esteve presente, na quinta-feira (5/2), nas reuniões setoriais realizadas no âmbito da 8ª Reunião da Comissão Brasil–Rússia de Alto Nível de Cooperação, principal foro responsável por orientar e aprofundar a relação bilateral entre os dois países. O encontro abordou iniciativas voltadas ao fortalecimento da parceria estratégica em setores como energia, agricultura, ciência, tecnologia, inovação e cultura.

Representada pela Diretora de Instalações Radiativas (DIRC), Lorena Pozzo, e pela técnica Samira Carvalho, a ANSN integrou a programação oficial desde o período da manhã, quando participou de reunião com a Representação Comercial da Federação da Rússia no Brasil. Nesse diálogo, a delegação da ANSN contribuiu tecnicamente para as discussões sobre possibilidades de cooperação no complexo econômico e industrial da saúde brasileiro (CEIS), incluindo aspectos regulatórios e requisitos de segurança radiológica.

No período da tarde, a ANSN também esteve presente na reunião entre os ministros da Saúde de ambos os países, que reuniu ainda representantes da ANVISA, CNEN e CNPEM. O encontro tratou de iniciativas voltadas ao incentivo à produção de radiofármacos e ao avanço de tecnologias aplicadas à oncologia, temas nos quais a ANSN tem papel essencial na regulação, fiscalização e promoção de práticas seguras.

A participação da ANSN consolidou a relevância da instituição nas discussões internacionais sobre inovação, segurança radiológica e expansão tecnológica, contribuindo para fortalecer a cooperação bilateral e promover o avanço seguro em áreas estratégicas para a saúde e o desenvolvimento científico.

Categorias
Ciência e Tecnologia
Compartilhe: