estruturação

ANSN avança na consolidação institucional com chegada de novos servidores, em cerimônia oficial de boas-vindas

Integração de concursados e empregados da Amazul fortalece atuação regulatória da Autoridade.

Publicado em 27/03/2026 08:52Modificado em 30/03/2026 11:00
Compartilhe:
Alessandro Facure fez a abertura na cerimônia, ressaltando que a missão mais importante da ANSN é o controle de fontes radioativas, fiscalização e zelar pela segurança.  (Fotos: Bianca Wendhausen/ANSN)
Alessandro Facure fez a abertura na cerimônia, ressaltando que a missão mais importante da ANSN é o controle de fontes radioativas, fiscalização e zelar pela segurança. (Fotos: Bianca Wendhausen/ANSN)

A chegada dos primeiros 50 servidores aprovados em concurso público e dos empregados da Amazul em exercício na Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) marcou um novo momento na consolidação institucional, celebrado em cerimônia de boas-vindas conduzida por parte da Diretoria Colegiada e governança, nesta quinta-feira (26).

Realizado na futura sede da ANSN, em Botafogo, o encontro marca um avanço na consolidação institucional da Autoridade e no fortalecimento de sua capacidade regulatória, com a incorporação de novos quadros em um momento estratégico de estruturação. A cerimônia foi conduzida por Marcilene Carmo, do Gabinete da Presidência.

Marcilene Carmo conduziu a cerimônia.
Marcilene Carmo, do Gabinete da Presidência, conduziu a cerimônia.

Participaram o diretor-presidente da ANSN, Alessandro Facure, a diretora de Instalações Radioativas e Controle, Lorena Pozzo, o chefe de Gabinete da Autoridade, Ricardo Gutterres, o coordenador-geral de Planejamento e Orçamento, Luís Eduardo Cerqueira, representando o superintendente-geral de Gestão Institucional, Eduardo Ferraz, o superintendente geral do IRD/ANSN, André Quadros, e o coordenador-geral de Gestão de Pessoas, Leonardo Bezerra.

Alessandro Facure falou aos presentes sobre as principais atribuições da Autoridade e a seriedade do trabalho de cada um de seus integrantes: “A nossa missão mais importante é o controle de fontes radioativas, fiscalização e zelar pela segurança. A nossa função é essa: possibilitar que a nossa sociedade avance com o uso das tecnologias nucleares, mas com a ANSN por trás, garantindo a segurança. Por isso, nossa responsabilidade é imensa”, destacou.

A diretora da DIRC, Lorena Pozzo, ressaltou aos novos servidores a importância da chegada de todos, além da missão a ser cumprida, uma vez que todos agora fazem parte do serviço público federal, através de uma entidade regulatória.

“A entrada de vocês representa não só um reforço da nossa força de trabalho, mas também um marco concreto de estabelecimento formal da ANSN. Aqui, se consolida uma Autoridade moderna, independente. Para vocês, isso significa assumir um compromisso direto e real com a sociedade brasileira”, frisou.

A diretora da DIRC, Lorena Pozzo: "Achegada de vocês é um marco para a consolidação da ANSN."
A diretora da DIRC, Lorena Pozzo: "Achegada de vocês é um marco para a consolidação da ANSN."

O superintendente geral do IRD/ANSN, André Quadros, falou sobre o quanto será importante a chegada dos novos integrantes da ANSN, em relação às tarefas a eles atribuídas e a missão que deve ser cumprida:

“A posse dos novos servidores é mais do que bem-vinda. Eles chegam para somar entusiasmo e novas competências neste momento fundamental de estruturação da ANSN. Ao atuarem nas diversas áreas da Autoridade, contribuirão diretamente para o cumprimento da valorosa missão de assegurar a proteção radiológica dos trabalhadores, da população e do meio ambiente”, destacou.

O coordenador-geral da CGGP, Leonardo Bezerra, destacou o tempo de três anos que se passou até a consolidação da portaria que oficializou a chegada dos novos servidores:

“Para mim, em especial, é um momento de muita felicidade, que durou mais de três anos e mostra o peso da caneta que temos, e o quanto é importante ser servidor público e o que isso exige de cada um de vocês”, ressaltou.

Por fim, Luís Eduardo Cerqueira, representou Eduardo Ferraz e o destacou como "uma pessoa altamente qualificada tecnicamente e que isso tem sido uma grande inspiração para todas as coordenações". O coordenador-geral da CGPO também mencionou a união estabelecida entre os novos servidores e aqueles que já compunham o quadro inicial de integrantes da ANSN, com o objetivo de guiar a Autoridade a um nível de consolidação cada vez maior:

“Todos nós estamos construindo a ANSN, então a diferença entre vocês e os mais antigos é de apenas seis meses. Hoje, pode parecer muita coisa, mas daqui cinco, dez anos, não fará diferença alguma, e todos seremos responsáveis por essa fase inicial de estruturação da Autoridade. Por isso, chamo todos vocês a se juntarem nessa missão de construirmos uma Autoridade forte”, convocou.

Na sequência, a coordenadora-geral de Relacões Institucionais, Ana Paula Freire Artaxo, apresentou o Manual da Identidade Visual da ANSN, explicando os conceitos do logotipo e a importância de os servidores e colcaboradores abraçarem a marca ANSN, como forma de pertencimento. Ao final, cada novo servidor ganhou um brinde promovido pela Coordenação-Geral de Relacões Institucionais (CGRI): sua fotografia com uma moldura e frase bem-humorada sobre o novo desafio.

Novos servidores identificando suas fotos de lembrança bem-humorada desse dia histórico para a ANSN.
Novos servidores identificando suas fotos de lembrança bem-humorada desse dia histórico para a ANSN.

A semana de ambientação começou na quarta-feira (25), com a apresentação da Superintendência-Geral de Gestão Institucional (SGGI) e de órgãos do Gabinete e da Presidência. A condução do programa é da CGGP.

Categorias
Ciência e Tecnologia
Compartilhe: