Seminário destaca a contribuição da cooperação Sul-Sul no alcance dos ODS

Teve início na última quarta-feira, 19 de setembro, na República Dominicana, o seminário "A contribuição da Cooperação Sul-Sul aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS): definindo uma metodologia Ibero-americana”, organizado pelo
Programa Ibero-Americano para o Fortalecimento da Cooperação Sul-Sul (PIFCSS)da
Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB). O evento, que termina na tarde de hoje, reúne especialistas dos vinte países membros do PIFCSS, entre eles o Brasil, representado pela
Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
O objetivo é definir e sistematizar uma metodologia que permita conhecer como projetos, programas e ações de cooperação Sul-Sul realizados pelos países da América Latina, Portugal e Espanha contribuem para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas .
A SEGIB já possui um Sistema Integrado de Dados Ibero Americanos sobre Cooperação Sul-Sul e Triangular (SIDICSS) , que será aprimorado com a nova metodologia. Atualmente, o SIDICSS registra mais de 1.100 ações de cooperação em execução na região, muitas das quais contribuem para o alcance de diferentes ODS.
A expectativa é de que, ao final do seminário, seja produzida uma publicação que será apresentada aos órgãos responsáveis pela cooperação nos países-membros da SEGIB. O documento dará visibilidade à metodologia e poderá ser utilizada no diálogo com países de outras regiões.
A SEGIB
A SEGIB é um organismo internacional que reúne 22 países da comunidade ibero-americana: 19 da América Latina de língua espanhola e portuguesa além de Espanha, Portugal e Andorra, na Península Ibérica. No âmbito da SEGIB, é organizada a Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, além de promovidas iniciativas de Cooperação nas áreas da educação, coesão social e cultura.
Foto: SEGIB
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)



