Notícias
Publicação apresenta avanços de 15 anos de cooperação em alimentação escolar na ALC

- Publicação apresenta avanços de 15 anos de cooperação em alimentação escolar na AL
Intitulada “Uma análise qualitativa e quantitativa da trajetória dos programas de alimentação escolar na América Latina e no Caribe”, a publicação apresenta progressos, dados atualizados, desafios e recomendações para os programas de alimentação escolar (PAE) na região. O objetivo é padronizar informações e criar linhas de base para novas ações.
Desde 2009, a cooperação envolve a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a FAO, e tem contribuído para o fortalecimento de políticas públicas no tema e a capacitação de profissionais e instituições.
Entre 2012 e 2022, os investimentos nos PAE em 16 países analisados passaram de 2,63 bilhões para 3,52 bilhões de USD, com avanços em cobertura estudantil, dias de oferta de refeições, financiamento, compras públicas da agricultura familiar e educação alimentar e nutricional.
O documento também destaca a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), criada em 2018, e o crescimento de Escolas Sustentáveis na região, de 11 em 2011 para 23.385 em 2022. Essa iniciativa promove participação social, intersetorialidade, hortas escolares, cardápios adequados e fortalecimento da infraestrutura escolar.
Embora reconheça progressos importantes, a publicação aponta desafios, como a universalização da cobertura estudantil, a promoção de cardápios saudáveis, a consolidação de programas integrais e o fortalecimento de marcos normativos e capacitação de profissionais.
O documento está disponível em espanhol, neste link: https://abre.ai/nOZx