Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
ABC - Agência Brasileira de Cooperação
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • mei
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Ações e Programas
      • Cooperação do Exterior para o Brasil
      • Cooperação do Brasil para o Exterior
      • Projetos
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
      • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e Transferências
      • Extrato de Acordo de Cooperação
      • Taxa de administração
      • Termos de Execução Descentralizada (TED)
    • Informações Classificadas
      • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Quem é Quem
      • Organograma
      • Apresentação
      • História
    • Licitações e Contratos
      • Licitações e Contratos
    • Participação Social
      • Participação Social
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
      • Receitas e Despesas
    • Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Servidores
      • Servidores
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Notícias
    • Cooperação Técnica
      • Cooperação Técnica
      • Histórico
      • Vertentes da Cooperação Técnica
      • Acordos Vigentes
      • Manuais
    • Cooperação Humanitária
      • Cooperação Humanitária
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
    • Redes Sociais
      • Facebook
      • Twitter
      • Instagram
      • YouTube
      • Flickr
    • Logomarcas Institucionais
      • Logomarcas Institucionais
    • Fotos e vídeos
      • Imagens
      • Vídeos
    • Páginas de Projetos
      • Semeando capacidades
  • Composição
    • Direção
      • Direção
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania (CGAA)
    • Cooperação Técnica com Países de Língua Oficial Portuguesa (CGPALOP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - América Latina, Caribe e Europa (CGAE)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica Multilateral (CGMULT)
    • Cooperação Técnica Trilateral Sul-Sul com Organismos Internacionais (CGTRI)
    • Cooperação Técnica com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CGCPLP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos (CGTP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária (CGCH)
    • Coordenação-Geral de Planejamento e Comunicação (CGPCOM)
    • Coordenação-Geral de Administração e Orçamento (CGAO)
    • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
      • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
  • OCID
    • Observatório para Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID)
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias Panamá acolhe reunião regional para promover alimentação escolar saudável
Info

Notícias

Panamá acolhe reunião regional para promover alimentação escolar saudável

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 14/05/2018 00h00 Atualizado em 24/06/2024 17h22

Panamá acolhe reunião regional para promover alimentação escolar saudável.JPEG Especialistas de treze países, responsáveis pelos programas de alimentação escolar em seus governos, participarão da reunião para trocar experiências desenvolvidas com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) , do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da FAO .

Desde 2009, o Brasil e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) tem desenvolvido um programa para fortalecer os programas de alimentação escolar na América Latina e no Caribe . A iniciativa, coordenada pela ABC e implementada conjuntamente pelo FNDE e pela FAO, chega agora ao fim da sua primeira fase de implementação, com resultados promissores.

De 14 a 16 de maio, o Panamá sediará a Reunião Regional para a Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar , onde serão apresentados os resultados destes nove anos do projeto e as experiências nacionais dos programas de alimentação escolar pelos países nos quais as ações foram desenvolvidas. O evento contará também com o intercâmbio de boas práticas e lições aprendidas.

Alem dos responsáveis pelos programas de alimentação escolar dos 13 países onde o projeto está sendo desenvolvido, participarão ainda do encontro especialistas da FAO, do FNDE/MEC, representantes da ABC/MRE, da Embaixada do Brasil no Panamá, do Programa Mundial de Alimentos (PMA), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Sistema de Integração Centro-Americana (SICA), entre outros.

A experiência brasileira desenvolvida no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem despertado, ao longo das ultimas duas décadas, a atenção da comunidade internacional. Foi neste cenário que surgiu a demanda e possibilidade de desenvolvimento do projeto, que contou com a disponibilidade do FNDE em compartilhar o modelo brasileiro e apoiar, tecnicamente e em conjunto com a FAO, a adaptação necessária para cada país. Atualmente, o projeto está sendo implementado em Belize, Costa Rica, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, Paraguai, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas.

Uma nova visão para a alimentação escolar

Ao longo da implementação do projeto, alguns países conseguiram fazer mudanças estruturais em seus programas, alem de discutir e adotar leis específicas sobre alimentação escolar. Este foi o caso da Guatemala, Bolívia, Honduras e Paraguai, que agora se juntam ao Brasil no grupo de países latino-americanos que possuem uma estrutura legal para apoiar a alimentação escolar.

Uma das ações desenvolvidas pelo Projeto é a iniciativa Escolas Sustentáveis , projetada para estabelecer uma referência para a implementação de programas sustentáveis de alimentação escolar, juntamente com governos nacionais e locais. A iniciativa é realizada principalmente por meio de atividades que promovam a participação da comunidade educativa; a adoção de cardápios escolares adequados e saudáveis; a implementação de hortas escolares pedagógicas; bem como a reforma de cozinhas, refeitórios, depósitos e a compra direta de produtos locais de agricultores familiares para alimentação escolar.

Durante a reunião regional no Panamá, os países apresentarão uma visão geral de suas experiências e conquistas. Em El Salvador, por exemplo, o prefeito de Atiquizaya realiza uma iniciativa municipal de escolas sustentáveis, envolvendo 22 escolas do município, beneficiando 7.034 alunos matriculados na rede pública de ensino. Um total de 320 diretores e professores, além de 4.849 pais participam da iniciativa de Atiquizaya.

A Costa Rica também está desenvolvendo uma iniciativa semelhante nas escolas públicas e nos Centros de Educação e Nutrição - Centros de Atenção Integral à Criança Sustentável (CEN-CINAI), através do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG). As Escolas Sustentáveis estão presentes em 58 centros educacionais e em 10 CEN-CINAI, onde uma série de atores locais e regionais de várias instituições foram envolvidos para fortalecer os programas de alimentação escolar e pré-escolar do país. Até agora, aproximadamente 10.800 crianças, 638 professores e 2.700 pais receberam educação alimentar e nutricional, mudando seus hábitos alimentares e incorporando estilos de vida mais saudáveis.

Em Belize, uma série de ações para fortalecer a política de alimentação escolar ocorreu. Por exemplo, o distrito de Toledo conduziu atividades para estabelecer um Programa Piloto de Alimentação Sustentável utilizando a metodologia das escolas sustentáveis.

Saiba mais sobre o projeto .

Panamá acolhe reunião regional para promover alimentação escolar saudável 1.JPEG

Panamá acolhe reunião regional para promover alimentação escolar saudável 2.JPEG

Panamá acolhe reunião regional para promover alimentação escolar saudável 3.JPEG

Panamá acolhe reunião regional para promover alimentação escolar saudável 4.JPEG
Comunicações e Transparência Pública
Tags: Panamá Reunião Regional para a Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Ações e Programas
      • Cooperação do Exterior para o Brasil
      • Cooperação do Brasil para o Exterior
      • Projetos
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
      • Auditorias
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e Transferências
      • Extrato de Acordo de Cooperação
      • Taxa de administração
      • Termos de Execução Descentralizada (TED)
    • Informações Classificadas
      • Informações Classificadas
    • Institucional
      • Quem é Quem
      • Organograma
      • Apresentação
      • História
    • Licitações e Contratos
      • Licitações e Contratos
    • Participação Social
      • Participação Social
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
      • Receitas e Despesas
    • Serviço de Informação ao Cidadão – SIC
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Servidores
      • Servidores
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos
  • Assuntos
    • Notícias
    • Cooperação Técnica
      • Cooperação Técnica
      • Histórico
      • Vertentes da Cooperação Técnica
      • Acordos Vigentes
      • Manuais
    • Cooperação Humanitária
      • Cooperação Humanitária
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
    • Redes Sociais
      • Facebook
      • Twitter
      • Instagram
      • YouTube
      • Flickr
    • Logomarcas Institucionais
      • Logomarcas Institucionais
    • Fotos e vídeos
      • Imagens
      • Vídeos
    • Páginas de Projetos
      • Semeando capacidades
  • Composição
    • Direção
      • Direção
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania (CGAA)
    • Cooperação Técnica com Países de Língua Oficial Portuguesa (CGPALOP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica - América Latina, Caribe e Europa (CGAE)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica Multilateral (CGMULT)
    • Cooperação Técnica Trilateral Sul-Sul com Organismos Internacionais (CGTRI)
    • Cooperação Técnica com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CGCPLP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos (CGTP)
    • Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária (CGCH)
    • Coordenação-Geral de Planejamento e Comunicação (CGPCOM)
    • Coordenação-Geral de Administração e Orçamento (CGAO)
    • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
      • Coordenação-Geral de Cooperação para a Agricultura Familiar (CGAF)
  • OCID
    • Observatório para Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID)
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca