Notícias
Países se reúnem na Colômbia para discutir soluções contra a inflação dos alimentos

- FAO/Max Valencia
A programação inclui painéis de alto nível, apresentação de boas práticas, visitas de campo e espaços de articulação entre governos, instituições públicas e organismos internacionais. Entre os países participantes estão Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Província de Buenos Aires e República Dominicana.
Durante o evento, será assinada uma nova iniciativa de cooperação Sul-Sul trilateral entre o Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O objetivo é fortalecer políticas e programas públicos de abastecimento e comercialização de alimentos nos países da Rede.
Segundo o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo (SOFI 2025)”, desde 2020 a inflação dos alimentos tem superado a inflação geral, impactando de forma mais intensa os países de baixa renda. Esse cenário reforça a importância do tema e o papel da cooperação internacional para enfrentar o desafio.
O encontro é promovido pelo Governo do Brasil, por meio da ABC e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e pela FAO, com o apoio do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia.
Mais informações:
Programa do evento: https://www.fao.org/americas/events/event-detail/redspaa-x/es
Rede SPAA: https://www.fao.org/in-action/redspaa/es

- FAO/Max Valencia