Notícias
Países se preparam para a XXVI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo
Representantes da
Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
participaram ontem, 14 de novembro, de uma sessão conjunta entre os chefes de Cooperação e Coordenadores Nacionais da
Secretaria Ibero-Americana (SEGIB)
. Esta foi a última reunião de trabalho dos representantes dos países antes do início da XXVI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que será realizada nos próximos dias 15 e 16.
Na ocasião, a Secretária Geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan, apresentou um relatório sobre o trabalho realizado pela SEGIB durante os últimos dois anos. As autoridades presentes também discutiram questões administrativas relativas à Secretaria.
Em reuniões paralelas, os responsáveis pela cooperação na região avançaram com a aprovação do Plano de Ação Quadrienal de Cooperação Ibero-americana (PACCI) para 2019-2022, que orientará as ações de cooperação técnica desenvolvidas no âmbito da SEGIB. Adicionalmente, dois novos programas de cooperação foram debatidos: o “ Programa Ibero-americano de Segurança Rodoviária ” e o “ Programa Ibero-americano sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência ”.
Os documentos oficiais, frutos do Encontro, subsidiarão os debates que serão realizados pelos Chanceleres Ibero-Americanos na Cúpula.
A Cooperação Ibero-Americana
A cooperação Ibero-Americana se dá no âmbito da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) e é a via através da qual se traduzem, em ações concretas, os acordos e compromissos políticos assumidos pelos Chefes de Estado Ibero-Americanos na Cúpula Ibero-Americana.
O modelo de cooperação é flexível e horizontal e a participação dos países é voluntária. Além disso, é baseada na solidariedade, e fortalecida por uma comunidade constituída por 22 países que, através de ações conjuntas, contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Os principais instrumentos da Cooperação Ibero-Americana são os programas e iniciativas centrados em três áreas prioritárias: conhecimento, cultura e coesão social. O Brasil participa atualmente de 16 iniciativas de cooperação técnica no âmbito da SEGIB.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
Fonte: Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB)