Japão apoia estratégia brasileira de gestão de desastres naturais

Publicado em 19/12/2018 01:00Modificado em 15/05/2023 11:18
Compartilhe:

Foram lançados, no dia 11 de dezembro, em Brasília, seis manuais de prevenção de desastres naturais, desenvolvidos no âmbito de

projeto de cooperação Brasil-Japão para fortalecer a Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (GIDES)

. A iniciativa é um importante instrumento de apoio ao governo brasileiro na prevenção de desastres e proteção da população.

Os manuais, começaram a ser elaborados após as enchentes em Santa Catarina, em 2008, e os deslizamentos de terra, ocasionados pelas fortes chuvas nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, em 2011. Os guias visam fornecer às autoridades e gestores estaduais e municipais um roteiro para mapeamento de perigo e risco, a partir da identificação de locais suscetíveis a desastres naturais, e contribuir para a construção de cidades mais preparadas para enfrentar as consequências negativas desses desastres.

Durante a cerimônia de lançamento, o Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) , Embaixador Ruy Pereira, destacou a boa relação de parceria técnica com o Japão, que vem apoiando o desenvolvimento do Brasil em diferentes setores. Em colaboração com a ABC, a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) compartilha tecnologias de ponta que fortalecem o desenvolvimento das capacidades humanas e institucionais de diversas instituições públicas e privadas brasileiras. A parceria com o Japão pode ser considerada exemplar, continua há mais de 50 anos e atua também em setores não convencionais, como foi no passado o grande projeto de desenvolvimento do cerrado brasileiro e é agora o GIDES.

Além do Diretor da ABC, participaram da cerimônia o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, representantes do Ministério das Cidades , Ministério da Integração Nacional , Serviço Geológico do Brasil , Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação , e da JICA.

Parceria de sucesso

O Projeto GIDES, que teve início em 2013, conquistou reconhecimento internacional com a premiação Sasakawa , concedida, em 2017, pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR) e pela Fundação Nippon . A premiação reconhece projetos que contribuam substancialmente para salvar vidas e reduzir a mortalidade por desastres.

A iniciativa também foi considerada um destaque entre os projetos implementados pela JICA ao redor do mundo e recebeu, em 2018, o "Prêmio Presidente da JICA".

Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)

Fonte: JICA e ABC

Categorias
Compartilhe: