Estratégia de Cooperação adotada durante reunião ministerial da ZOPACAS no Rio de Janeiro

Documento estabelece áreas prioritárias de cooperação e marca início da presidência brasileira do grupo pelos próximos três anos

Publicado em 09/04/2026 18:26Modificado há 3 meses
Compartilhe:

Sob a condução do Brasil, países membros das ZOPACAS adotaram, nesta quinta-feira (9), no Rio de Janeiro, a primeira

Estratégia de Cooperação da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul

(ZOPACAS), com o objetivo de fortalecer a cooperação regional em meio ambiente marinho, segurança, ciência e desenvolvimento sustentável, entre outras áreas vitais para o desenvolvimento da região.

A iniciativa foi formalizada durante a IX Reunião Ministerial do grupo, que reúne 24 países das duas margens do Atlântico Sul.

A reunião também marcou o início da presidência brasileira da ZOPACAS pelos próximos três anos, sucedendo Cabo Verde, e celebrou os 40 anos de criação do mecanismo, estabelecido em 1986 por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas. A nova estratégia inaugura uma fase de atuação mais estruturada e orientada a resultados concretos, conforme apontado pelo Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em seu discurso.

“A estratégia de cooperação do Rio de Janeiro inaugura uma atuação inovadora, com ações planejadas e participação ativa dos países membros”, afirmou o ministro.

Segundo ele, a construção de um Atlântico Sul seguro e sustentável exige colaboração permanente entre os países da região e compromisso com a proteção do meio ambiente marinho e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Estratégia estabelece áreas prioritárias de cooperação

A Estratégia de Cooperação define 11 áreas prioritárias de atuação conjunta, com iniciativas voltadas ao fortalecimento da governança do oceano e ao desenvolvimento sustentável na região.

Entre os temas previstos estão:

  • Cooperação em defesa e segurança marítima
  • Pesquisa oceanográfica e mudança do clima
  • Conservação da biodiversidade marinha
  • Pesca sustentável e segurança alimentar
  • Proteção de infraestrutura crítica
  • Conectividade e integração logística entre países

As ações previstas incluem capacitação técnica, intercâmbio de conhecimentos, realização de workshops e criação de redes de cooperação entre instituições dos países membros, com o objetivo de transformar compromissos políticos em iniciativas concretas.

Cooperação reforça diálogo e segurança no Atlântico Sul

Durante a reunião, autoridades destacaram a importância de coordenação permanente entre os países da região para enfrentar desafios comuns.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, ressaltou que o Atlântico Sul representa um espaço estratégico para a cooperação e o desenvolvimento.  Destacou ainda que o Brasil tem ampliado iniciativas de cooperação na área de defesa, incluindo cursos de formação e projetos voltados à segurança marítima e ao combate à pirataria.

“Em tempos de transformações, é preciso estarmos juntos. O oceano não nos separa, mas nos une com esperança, solidariedade e fraternidade”, afirmou.

Cooperação Sul-Sul

Em sua fala  n o encontro, a Diretora  Adjunta da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), embaixadora Luiza Lopes da Silva, indicou que a agência buscará trabalhar diretamente com as contrapartes nos países da Zopacas com vistas à elaboração de projetos de cooperação técnica nos temas  já selecionados como prioritários pelos países do grupo.

“Os desafios, aprendizados e soluções serão compartilhados em um trabalho  conjunto e horizontal”, afirmou.

Ela ressaltou que a ABC será responsável por coordenar, do lado brasileiro, a implementação da Estratégia de Cooperação, trabalhando por meio de grupos de trabalho e redes de cooperação técnica entre os países participantes.

No contexto da reunião ministerial, a Agência também realizou encontros bilaterais com ministros das Relações Exteriores e altas autoridades da África do Sul, Gâmbia, São Tomé e Príncipe e Togo, com o objetivo de identificar oportunidades de cooperação técnica e fortalecer parcerias no âmbito da ZOPACAS.

Compromisso com a paz, a cooperação e o desenvolvimento sustentável

A IX Reunião Ministerial da ZOPACAS reafirmou o compromisso dos países com a construção de um Atlântico Sul pacífico, cooperativo, seguro e sustentável. Autoridades destacaram que a proteção do meio ambiente marinho e a promoção do desenvolvimento sustentável são responsabilidades compartilhadas entre os países da região.

Ao assumir a presidência do grupo, o Brasil reforça seu compromisso com o fortalecimento da cooperação regional e com a promoção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos países do Atlântico Sul.

Categorias
Comunicações e Transparência Pública > Comunicação Pública
Compartilhe: