Notícias
Diálogo internacional em Manaus aborda alimentação, segurança alimentar e nutricional, bioeconomia e governança da terra
Brasília, 28 de agosto de 2025 - De 2 a 4 de setembro, a cidade de Manaus, capital do Amazonas, sediará a Semana da Amazônia: Desenvolvimento Rural Sustentável e Sistemas Agroalimentares. O encontro reunirá representantes de governos de vários países da América Latina e do Caribe, organismos internacionais, academia, organizações indígenas, campesinas e da sociedade civil, com o objetivo de debater caminhos para o desenvolvimento rural sustentável, a segurança alimentar e o fortalecimento dos sistemas agroalimentares na região amazônica. O evento acontece no Novotel Manaus.
Durante a semana, serão debatidos temas como: a agricultura familiar como pilar estratégico para a segurança alimentar; a governança responsável da terra; a bioeconomia amazônica; os sistemas agroalimentares urbanos; e o papel da cooperação Sul-Sul para enfrentar desafios climáticos, sociais, ambientais e econômicos da região.
A Semana da Amazônia foi organizada no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil–FAO, parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o governo do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE); Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Desenvolvimento Familiar e Combate à Fome (MDS); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Brasil (INCRA); e Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (REAF MERCOSUL).
A iniciativa está alinhada à Declaração de Belém (2023), à V Reunião de Presidentes da OTCA (2025) e às principais agendas globais de desenvolvimento sustentável, em especial à Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada no Brasil em novembro de 2025.
Agenda
Ao longo da programação, estão previstas atividades de alto nível e espaços de debate técnico, como a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do MERCOSUL (REAF/MERCOSUL) e a Reunião de Ministros e Altas Autoridades do MERCOSUL e Países Amazônicos sobre Agricultura Familiar; o Diálogo sobre Governança Responsável da Terra na Amazônia; o painel Habitar a Amazônia, Alimentar o Futuro; e o III Diálogo Técnico Regional sobre Bioeconomia Amazônica e Transformação Rural Inclusiva.
A Semana da Amazônia tem como objetivo contribuir para a promoção de políticas públicas inclusivas, investimentos diferenciados e parcerias estratégicas que articulem inovação, bioeconomia, agricultura sustentável e segurança alimentar. É uma oportunidade importante para o compartilhamento de experiências que contribuam com o impulsionamento de soluções regionais para uma Amazônia mais inclusiva e sustentável.
Cooperação Sul-Sul
Com projetos inovadores com foco no combate à pobreza, fome zero e fortalecimento da agricultura sustentável, a partir das experiências bem-sucedidas do Brasil em diversas políticas públicas, desde 2008, o governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) atuam juntas na América Latina e no Caribe no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil–FAO.
Contato de imprensa:
Palova Brito – (61) 99186-5681 – Brasil – Cooperação Brasil-FAO
Ricardo Rivera - +56 9 85609312 – FAO Escritório Regional
Janaína Plessmann – (61) 99657-5513 – Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE)