Notícias
Brasil e Centro de Excelência contra a Fome apoiam Laos no combate à fome

- Segurança Alimentar e Nutricional
Em 2014, uma delegação do Laos visitou o Brasil com o apoio do Programa de Execução firmado entre a ABC e o Centro de Excelência contra a Fome do PMA para promover programas de alimentação sustentáveis em países em desenvolvimento. No mesmo ano, o Laos criou um programa de fornecimento de refeições em centros de ensino, implementado com ajuda substancial da ONU.
Composta por profissionais da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) , do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) , do Centro de Excelência do PMA e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-DF) , a equipe brasileira, que esteve no Laos de 19 a 23 de fevereiro, pôde conhecer quatro escolas onde os estudantes recebem merenda.
Atualmente, o PMA-Laos desenvolve junto ao governo laociano e demais parceiros um plano de duração estimada em 18 meses, para transferir a gestão da alimentação escolar para o governo do país asiático. Em 2019, 500 escolas terão sua administração assumidas pelas autoridades e comunidades do Laos. Isso corresponde a 30% dos colégios que recebem apoio da agência da ONU. Até 2021, outras 950 instituições de aprendizado passarão para o controle do governo.
A estratégia do Laos é inspirada no modelo brasileiro de alimentação escolar, que combina a demanda das escolas à oferta da agricultura familiar. O país asiático tem desenvolvido ações na área de nutrição, para garantir refeições equilibradas nos colégios, e desenvolvimento agrícola, com um projeto-piloto dando assistência técnica a pequenos produtores rurais que vendem alimentos para centros de ensino.
Em Vientiane, capital do país, cerca de cem representantes de províncias, ministérios e setor privado participaram de um diálogo sobre a eficácia e os problemas dos atuais projetos de alimentação escolar. Os programas do Brasil foram tema das discussões, que abordaram questões como fontes de financiamento, coordenação entre ministérios, articulação com o setor agrícola e o papel dos nutricionistas no planejamento de cardápios e em ações de educação nutricional.
Os eventos contaram com grande repercussão na imprensa local. Assista aqui aos vídeos.
Fonte: ONU Brasil
Notícias relacionadas:
> Laos e Brasil discutem cooperação em alimentação escolar


