Notícias
Brasil doa a Cuba medicamentos para a tuberculose

- Brasil doa a Cuba medicamentos para a tuberculose
No evento, os representantes do Ministério da Saúde cubano, Gretza Sánchez e Francisco Durán, respectivamente, Diretora Geral de Epidemiologia e Diretor Nacional de Epidemiologia, ressaltaram o constante apoio do Brasil à saúde da população cubana. O tratamento da tuberculose infantil, especialmente da primeira infância, tem, segundo os profissionais daquele país, evoluído com as medicações doadas, de fácil ingestão.
O Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Havana, José Luiz Vieira, recordou o histórico de doações realizadas pelo Brasil ao sistema de saúde cubano nos últimos anos, em especial os “kits” médicos e insumos de saúde básica em decorrência da passagem dos furacões Oscar e Rafael naquele país, em outubro e novembro de 2024, respectivamente.
Por sua vez, o Representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Mário Cruz, enfatizou a importância de iniciativas dessa natureza para fortalecer a saúde dos cidadãos da região das Américas. A doação não comprometeu os estoques públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), administrados pelo Ministério da Saúde (MS).