ABC coordena projeto de cooperação técnica com bombeiros de Antioquia na Colômbia

Foi realizada entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro de 2017, na cidade de Brasília, visita técnica de dirigentes do Corpo de Bombeiros e do governo de Antioquia ao
Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A visita foi realizada no âmbito do projeto de cooperação técnica, coordenado e financiado pela
Agência Brasileira de Cooperação, "Fortalecimento das Capacidades dos Bombeiros de Antioquia" , elaborado em maio de 2017, em resposta à solicitação do governo de Antioquia após o apoio prestado às vitimas do acidente aéreo com o voo da equipe de futebol da Chapecoense.
A atividade teve como principal objetivo apresentar aos gestores colombianos o funcionamento operacional e administrativo do CBMDF. Para tal, foram realizadas visitas para conhecer a estrutura e funcionamento das unidades operacionais especializadas em combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, proteção ambiental e aviação operacional.
Entre os integrantes da delegação colombiana estava o comandante do Corpo de Bombeiros do município de La Unión , Arquimedes Mejia, que participou do resgate das vítimas do acidente com o avião da Chapecoense, em novembro de 2016. Mejia, que apoiou o salvamento de quatro sobreviventes da tragédia, contou como foi difícil chegar ao local do acidente.
No âmbito da visita, cabe ressaltar ainda a reunião realizada no dia 29 de agosto com a Diretora Adjunta da ABC, Ministra Andrea Watson, que recebeu uma placa de agradecimento, do Governo de Antioquia, pelo pronto atendimento da demanda colombiana, pelo Brasil No encontro, os representantes colombianos destacaram ainda a coordenação realizada pela ABC, para execução do projeto.
Fotos: Sargento R. Macêdo
