Política de Internacionalização do IFPE

Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Status: Encerrada

Publicação no DOU:    Acessar publicação

Abertura: 12/11/2025

Encerramento: 26/11/2025

Contribuições recebidas: 5

Responsável pela consulta: Maria Carolina Bello Cavalcanti da Silva

Contato: internacional@reitoria.ifpe.edu.br

Resumo

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) submete à consulta pública a minuta da Política de Internacionalização, que estabelece princípios, diretrizes e programas voltados à integração das dimensões internacional, intercultural e global às ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão. A proposta busca promover inclusão, equidade, sustentabilidade e governança democrática, fortalecendo a presença do IFPE em redes e parcerias internacionais por meio de iniciativas como mobilidade acadêmica, internacionalização em casa, cooperação científica e extensão solidária.

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Contribuições recebidas

1

Ministério da Educação

2

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

3

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

4

 

5

 

6

ANEXO - RESOLUÇÃO Nº XXXX, DE XX DE XXXX DE 2025

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9

 

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11

 

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POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO IFPE

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23

 

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Recife, 2025

26

 

27

 

28

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE

29

 

30

Reitor

31

José Carlos de Sá Junior

32

 

33

Chefe de Gabinete

34

Rosana Maria Teles Gomes

35

 

36

Pró-Reitoria de Ensino

37

Magadã Marinho Rocha de Lira

38

 

39

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

40

Gabriela Lins Falcão

41

 

42

Pró-Reitoria de Extensão

43

Laura Fabiana da Silva Caliento

44

 

45

Pró-Reitoria de Administração

46

Aurino César Santiago de Souza

47

 

48

Pró-Reitoria de Integração e Desenvolvimento Institucional

49

Juliana Souza de Andrade

50

 

51

Direção Geral dos Campi

52

 

53

Campus Abreu e Lima - Maria de Fátima Neves Cabral

54

Campus Afogados da Ingazeira - Andrea Ferreira Dacal

55

Campus Barreiros - Caetano Claudio Pereira Júnior

56

Campus Belo Jardim - Carlos Alberto Brasiliano Campos

57

Campus Cabo de Santo Agostinho - Daniel Costa Assunção

58

Campus Caruaru - Diniz Ramos de Lima Júnior

59

Campus Garanhuns - José Roberto Amaral Nascimento

60

Campus Igarassu - Lincoln Tavares dos Santos

61

Campus Ipojuca - Victor da Costa Wanderley

62

Campus Jaboatão dos Guararapes - Francisco Do Nascimento Junior

63

Campus Olinda - Luciana dos Santos Tavares

64

Campus Palmares - Diogo Lopes da Silva

65

Campus Paulista - George Alberto Gaudêncio de Melo

66

Campus Pesqueira - Fabiana Júlia de Araújo Tenório

67

Campus Recife - Fábio Nicácio Barbosa de Souza

68

Campus Vitória de Santo Antão - Luís Lucas Dantas da Silva

69

Educação a Distância - José Severino Bento da Silva

70

 

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

71

 

72

Art. 1º A Política de Internacionalização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) estabelece princípios, objetivos e instrumentos que visam promover uma cultura institucional de internacionalização.

73

Parágrafo único: Este documento reflete o compromisso do IFPE com a inclusão da dimensão internacional, intercultural e global em suas práticas, alinhado à legislação vigente, à missão institucional e à Cadeia de Valor Público.

74

Art. 2º A política de internacionalização do IFPE se fundamenta no compromisso institucional com a formação integral do ser humano e com a promoção da transformação social.

75

Art. 3º A internacionalização do IFPE visa consolidar-se como um instrumento de equidade e justiça social, contribuindo para uma educação comprometida com o desenvolvimento sustentável e com a construção de um futuro mais justo para todos.

76

Art. 4º A internacionalização deve ser concebida como um processo crítico e comparativo que amplia horizontes de produção do conhecimento e fomenta a educação emancipadora.[1] 

77

Art. 5º Entende-se a internacionalização como um elemento estratégico para a melhoria da formação acadêmica, fortalecimento da pesquisa, promoção da extensão e aprimoramento da gestão institucional.

78

Art. 6º Ao articular Ensino, Pesquisa e Extensão, a internacionalização no IFPE:

79

I - potencializa a inclusão ao reconhecer e valorizar a diversidade de saberes e perspectivas globais;

80

II - promove a sustentabilidade ao integrar dimensões econômicas, sociais e ambientais em sua agenda de cooperação internacional;

81

III - fortalece a integridade institucional ao estabelecer parcerias estratégicas pautadas na ética e na transparência.

82

Art. 7º A Política de Internacionalização do IFPE se justifica pelos seguintes motivos:

83

I -  Fortalece a governança institucional por meio da promoção de ações de alcance internacional, ampliando a sustentabilidade acadêmica, financeira e cultural;

84

II -  Melhora a inserção do IFPE em redes internacionais de colaboração, aumenta a produção científica e amplia oportunidades de mobilidade acadêmica e técnica;

85

III - Aprimora a capacidade institucional de responder às demandas globais e ao fortalecimento de parcerias. Diretrizes claras reduzem riscos de descontinuidade administrativa que prejudicam a integração com o cenário internacional e a otimização de recursos.

CAPÍTULO II

DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES

Art. 8º Para os fins desta Política, adotam-se as seguintes definições:

I - Internacionalização: Processo crítico e comparativo que amplia horizontes epistêmicos, fomenta a educação emancipadora, além de ser um elemento estratégico para a melhoria da formação acadêmica, fortalecimento da pesquisa e inovação, promoção da extensão e aprimoramento da gestão institucional;

II - Internacionalização em Casa: Estratégia voltada para a incorporação de experiências internacionais e interculturais no ambiente acadêmico, sem necessidade de mobilidade física, por meio de metodologias pedagógicas inovadoras, ensino bilíngue, eventos globais e/ou parcerias virtuais;

III - Mobilidade Acadêmica: Conjunto de programas e iniciativas que permitem a estudantes, docentes e técnicos administrativos realizarem parte de suas atividades acadêmicas em instituições estrangeiras, com transferência formal de créditos e respeito à grade curricular do curso de origem, permitindo a continuidade do percurso formativo e promovendo o enriquecimento acadêmico por meio da imersão em diferentes contextos educacionais e culturais;

86

IV - Intercâmbio Acadêmico: Experiência acadêmica de curta duração realizada em instituição de ensino estrangeira, com foco na colaboração interdisciplinar e intercultural. Diferente da mobilidade acadêmica internacional, o intercâmbio não requer, necessariamente, a validação de créditos e está estruturado a partir de uma agenda construída de forma colaborativa entre as instituições envolvidas no envio e no recebimento dos participantes. Tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências culturais, linguísticas e acadêmicas em contextos internacionais, fortalecendo redes de cooperação e trocas de saberes;

V - Cooperação Acadêmica Internacional: Estabelecimento de parcerias institucionais entre instituições de diferentes países, voltadas para a troca de conhecimento, desenvolvimento de projetos conjuntos e fortalecimento de redes acadêmicas;

VI - Pluralidade Epistêmica: Reconhecimento e valorização de múltiplas formas de produção de conhecimento, incluindo saberes tradicionais, indígenas, afrodescendentes e de outras comunidades historicamente marginalizadas;

VII - Governança da Internacionalização: Conjunto de mecanismos institucionais que garantem transparência, participação democrática e alinhamento da política de internacionalização aos princípios de gestão pública;

VIII - Sustentabilidade na Internacionalização: Incorporação de práticas que assegurem equilíbrio entre aspectos econômicos, sociais e ambientais nos processos de internacionalização, considerando os desafios do desenvolvimento sustentável;

IX - Educação Intercultural: Abordagem educacional que fomenta a interação entre culturas, promovendo o respeito à diversidade, o pensamento crítico e a formação cidadã global;

X - Política Linguística: Política institucional voltada para o ensino e valorização de línguas adicionais como meio de ampliar a inserção do IFPE em contextos internacionais;

XI - Justiça Social e Internacionalização: Perspectiva crítica da internacionalização que busca garantir equidade no acesso às oportunidades globais, considerando desigualdades estruturais e promovendo a inclusão de grupos sub-representados.

Parágrafo único: As definições estabelecidas neste capítulo orientam a implementação da Política de Internacionalização do IFPE e devem ser constantemente revisadas e atualizadas para garantir sua aderência às transformações globais e às demandas institucionais.

CAPÍTULO III

DOS PRINCÍPIOS

87

 

88

Art. 9º São princípios desta política:

89

I - Equidade no acesso às oportunidades globais;

90

II - Diversidade cultural, epistemológica e social;

91

III - Formação Cidadã e Desenvolvimento de Competências Globais;

92

IV- Sustentabilidade e Responsabilidade Social;

93

V - Inovação e Desenvolvimento Tecnológico;

94

VI - Produção Científica de Impacto e Pluralidade Epistêmica;

95

VII - Interações Locais com Perspectiva Global;

96

VIII - Governança, Transparência e Gestão Democrática;

97

IX - Cooperação Acadêmica Solidária e Transformação Social.

98

 

99

CAPÍTULO IV

DOS OBJETIVOS

100

 

Art. 10 A Política de Internacionalização do IFPE tem o objetivo geral de promover a internacionalização como um processo crítico e integrador que fortaleça a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, contribuindo para a formação integral dos estudantes, o desenvolvimento sustentável da sociedade e a ampliação da pluralidade epistêmica, alinhada aos valores da inclusão, sustentabilidade, integridade, gestão democrática e governança pública.

101

 

102

Art. 11 Os objetivos específicos listados para atender ao objetivo geral são:

103

 

104

I - Incentivar práticas de ensino, pesquisa e extensão, por meio da internacionalização,  que promovam uma educação emancipadora sobre as complexidades globais, passadas e presentes, ampliando a qualidade e a relevância da educação;

105

II - Criar oportunidades equitativas de participação para toda a comunidade acadêmica, fomentando a inclusão e a diversidade na internacionalização por meio do reconhecimento e da valorização de diferentes saberes e perspectivas globais;

106

III - Estabelecer parcerias institucionais estratégicas pautadas na integridade, na governança pública e no compromisso com a geração de valor público, a fim de fortalecer a ética e a transparência na internacionalização;

107

IV - Fomentar cooperações acadêmicas internacionais visando à inserção do IFPE em redes e iniciativas globais e fortalecendo sua atuação na produção do conhecimento e no enfrentamento das desigualdades e injustiças;

108

V - Promover ações e parcerias internacionais que considerem as dimensões econômica, social e ambiental, alinhadas aos desafios globais do desenvolvimento sustentável;

109

VI - Garantir participação ampla e transparente da comunidade acadêmica na formulação e implementação das ações internacionais.

CAPÍTULO V

DAS DIRETRIZES

110

 

111

Art. 12 A Política de Internacionalização do Instituto Federal de Pernambuco tem como diretrizes:

112

I - Promoção da Equidade e Acesso Inclusivo ? Fomento de ações de internacionalização que garantam a participação equitativa de toda a comunidade acadêmica, priorizando a inclusão de grupos historicamente marginalizados e ampliando o acesso às oportunidades internacionais;

113

II- Desenvolvimento de Competências Globais ? Incorporação nos currículos e nas atividades formativas de iniciativas que promovam a cidadania global, o pensamento crítico, o multilinguismo e a capacidade de atuar em contextos multiculturais e interdisciplinares.
III - Alinhamento com as agendas globais de sustentabilidade ? Criação de ações internacionais do IFPE de forma alinhada às agendas globais de sustentabilidade, promovendo parcerias e projetos que contribuam para soluções inovadoras nos âmbitos social, econômico e ambiental;
IV - Fomento à Pesquisa e Inovação com Impacto Global e Local ? Incentivo a redes de cooperação científica e tecnológica que promovam uma produção do conhecimento crítica, plural e de impacto social, fortalecendo a inserção do IFPE em debates e iniciativas internacionais estratégicas;

114

V - Internacionalização em Casa e Interculturalidade ? Incremento de estratégias que possibilitem a experiência internacional sem a necessidade de mobilidade física, por meio da integração de práticas interdisciplinares, ensino bilíngue, eventos acadêmicos globais e/ou metodologias inovadoras de aprendizagem intercultural, entre outros;

115

VI - Fortalecimento das Parcerias e Redes de Cooperação ? Estabelecimento e consolidação de acordos institucionais com instituições de ensino, pesquisa e setores produtivos nacionais e internacionais, garantindo a construção de relações acadêmicas e científicas solidárias e sustentáveis;

116

VII - Articulação da Internacionalização com a Extensão e a Responsabilidade Social ? Integração da dimensão internacional às ações extensionistas do IFPE, promovendo projetos que dialoguem com os desafios e potencialidades das comunidades locais, fortalecendo a interculturalidade e o impacto social da internacionalização;

117

VIII - Gestão Ética, Transparente e Participativa ? Garantia de transparência, alinhamento aos princípios da governança pública e participação da comunidade acadêmica nos  processos de internacionalização, assegurando mecanismos de monitoramento, avaliação e prestação de contas;

118

IX - Valorização e Capacitação de Servidores para a Internacionalização ? Oportunização de programas de formação contínua para docentes e técnicos administrativos, visando a ampliação das competências internacionais da equipe e o fortalecimento das iniciativas institucionais de cooperação global;

119

X - Promoção de Políticas Linguísticas para Internacionalização ? Implementação de ações que estimulem o ensino e o uso de línguas adicionais, bem como a valorização da diversidade linguística, como meio de ampliar o acesso e a participação do IFPE em contextos internacionais.

CAPÍTULO VI

DA GOVERNANÇA

120

 

121

 

122

Art. 13 A governança compreende um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para direcionar, monitorar e avaliar a gestão do Comitê de Governança da Internacionalização do IFPE quanto à aplicação desta Política.

123

Art.14 O Comitê de Governança da Internacionalização (COGINT) é um órgão colegiado de monitoramento e avaliação da Política, vinculado ao Conselho Superior (CONSUP).

124

Art. 15 São atribuições do Comitê de Governança da Internacionalização (COGINT):

125

I - supervisionar a execução da Política;

126

II - auxiliar na revisão e atualização desta Política, quando necessário, em consonância com a legislação.

127

Art. 16 O Comitê de Governança da Internacionalização (COGINT) será composto por um representante de cada unidade abaixo:

128

I ? O responsável pela Unidade de Relações Internacionais, como seu presidente;

129

II ? Pró-reitoria de Ensino;

130

III ? Pró-reitoria de Pesquisa;

131

IV ? Pró-reitoria de Extensão;

132

V ? Pró-reitoria de Administração;

133

VI ? Pró-reitoria de Integração e Desenvolvimento Institucional;

134

VII - Diretoria de Assistência ao Estudante;

135

VIII - Departamento de Comunicação;

136

IX - Diretoria de Gestão de Pessoas;

137

X - Assessor de Relações Internacionais (ARI) de cada campus;

138

XI - Um representante dos estudantes, escolhido entre os pares eleitos para o CONSUP.

139

§1º O COGINT realizará reuniões ordinárias, pelo menos uma vez a cada semestre ou, extraordinariamente, quando convocado por seu/sua presidente.

140

§2º A criação e a competência do COGINT do IFPE serão instituídas por meio de portarias e regulamentos específicos.

CAPÍTULO VI

DOS INDICADORES DE EFETIVIDADE

141

Art. 17 Caberá ao Comitê de Governança da Internacionalização (COGINT) do IFPE a supervisão da execução e avaliação da Política, tendo como base os indicadores abaixo listados:

142

I - Quantidade de Estudantes em Estudo no Exterior;

143

II - Quantidade de Estudantes Internacionais no IFPE;

144

III - Quantidade de Servidores em Missão ou Estudo no Exterior;

145

IV - Percentual de Investimento realizado em Internacionalização;

146

V - Quantidade de Matrículas em Cursos de Línguas Estrangeiras;

147

VI - Porcentagem de Projetos com Parcerias Internacionais.

148

 

149

 

INDICADOR 1 - QUANTIDADE DE ESTUDANTES EM ESTUDO NO EXTERIOR/ESTEXT

Nível de mensuração: IFPE

Descrição/finalidade: Mensurar a quantidade de estudantes em estudo no exterior para: participação em eventos, formações, capacitações, qualificações, estágios, visitas técnicas, intercâmbio e mobilidade acadêmica, de curta ou longa duração.

Meta: Ano-base 2025

Polaridade: quanto maior, melhor

Temporalidade: anual

Fórmula de cálculo: ESTEXT = ESTEXT

Variáveis

ESTEXT: Número total de estudantes em estudo no exterior.

Descrição: Valor total de estudantes que participaram de atividades de estudo no exterior.

Fonte: Sistema acadêmico (área de ensino institucional).

150

 

151

 

INDICADOR 2 - QUANTIDADE DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS /ESTINTER

Nível de mensuração: IFPE

Descrição/finalidade: Mensurar a quantidade de estudantes internacionais em atividade no IFPE: participação em eventos, formações, capacitações, qualificações, estágios, visitas técnicas, intercâmbio e mobilidade acadêmica, de curta ou longa duração.

Meta: Ano-base 2025

Polaridade: quanto maior, melhor

Temporalidade: anual

Fórmula de cálculo: ESTINTER = ESTINTER

Variáveis:

ESTINTER: Número total de estudantes internacionais em atividades na instituição.

Descrição: Valor total de estudantes internacionais que participaram de atividades no IFPE.

Fonte: Sistema acadêmico (área de ensino institucional).

152

 

INDICADOR 3 - QUANTIDADE DE SERVIDORES EM MISSÃO OU ESTUDO NO EXTERIOR/SERVEXT

Nível de mensuração: IFPE

Descrição/finalidade: Mensurar a quantidade de servidores em missão ou estudo no exterior para: participação em eventos, formações, capacitações, qualificações, estágios, visitas técnicas, reuniões de prospecção, acompanhamento de grupos de estudantes e/ou servidores.

Meta: Ano-base 2025

Polaridade: quanto maior, melhor

Temporalidade: anual

Fórmula de cálculo: SERVEXT = SERVEXT

Variáveis:

SERVEXT: Número total de servidores em missão ou estudo no exterior.

Descrição: Somatório das portarias de autorização de afastamento do país no ano.

Fonte: Sistema de monitoramento dos setores responsáveis pela publicação de portarias no IFPE.

153

 

INDICADOR 4 - PERCENTUAL DE INVESTIMENTO REALIZADO EM INTERNACIONALIZAÇÃO/TAFINTER

Nível de mensuração: IFPE

Descrição/finalidade: Mensurar o percentual de recurso financeiro investido, oriundo de custeio e capital, para o desenvolvimento de atividades de internacionalização, em relação ao orçamento total de custeio e capital da instituição.

Meta: Ano-base 2025

Polaridade: quanto maior, melhor

Temporalidade: anual

Fórmula de cálculo: %TAFINTER = (TAFINTER/OCC) X 100

Variáveis:

TAFINTER: Aporte financeiro institucional para a internacionalização.

Descrição: Total de aporte financeiro institucional para atividades de internacionalização.

Fonte: Sistema de monitoramento (área de internacionalização institucional).

OCC: Orçamento de Capital e Custeio institucional.

Descrição: Valor total do orçamento de capital e custeio institucional.

Fonte: Sistema de monitoramento da área de administração.

154

 

INDICADOR 5 - QUANTIDADE DE MATRÍCULAS EM CURSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/MATINTER

Nível de mensuração: IFPE

Descrição/finalidade: Mensurar o quantitativo de estudantes, servidores e comunidade externa matriculados em cursos institucionalizados de línguas estrangeiras, incluindo as nacionais para estrangeiros.

Meta: Ano-base 2025

Polaridade: quanto maior, melhor

Temporalidade: anual

Fórmula de cálculo: MATINTER = MATINTER

Variáveis:

MATINTER: Matrículas em cursos institucionalizados de línguas estrangeiras, incluindo as nacionais para estrangeiros.

Descrição: Número total de matrículas em cursos institucionalizados de línguas estrangeiras, incluindo as nacionais para estrangeiros.

Fonte: Sistema de monitoramento (área de internacionalização institucional).

155

 

INDICADOR 6 - PORCENTAGEM DE PROJETOS COM PARCERIAS INTERNACIONAIS

Nível de mensuração: IFPE

Descrição/finalidade: Mensurar a porcentagem de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação institucionalizados com parcerias internacionais desenvolvidos pelo IFPE.

Meta: Ano-base 2025

Polaridade: quanto maior, melhor

Temporalidade: anual

Fórmula de cálculo: %PROJINTER = (PROJINTER/PROJINST) X 100

Variáveis:

PROJINTER: Quantidade de projetos com parcerias internacionais.

Descrição: Número total de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação institucionalizados com parcerias internacionais, desenvolvidos pelo IFPE.

Fonte: Sistema de monitoramento (área de ensino, pesquisa, extensão e inovação).

 

PROJINST: Quantidade de projetos institucionais.

Descrição: Número total de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação registrados institucionalmente.

156

 

157

 

158

 

159

CAPÍTULO VII

160

PROGRAMAS E PROJETOS

161

Art. 18 A Política de Internacionalização do Instituto Federal de Pernambuco será materializada por meio de programas a fim de fortalecer a internacionalização do IFPE de forma alinhada à sua missão, promovendo inclusão, equidade e desenvolvimento sustentável. São eles:

162

I - Programa de Mobilidade Acadêmica -  Oferta de bolsas e auxílios para estudantes e servidores, com critérios de inclusão e equidade; formalização de acordos bilaterais com instituições estrangeiras que compartilhem valores de educação crítica e emancipadora; criação de mecanismos de reconhecimento acadêmico para créditos cursados no exterior.

163

II - Programa de Internacionalização em Casa - Desenvolvimento de componentes curriculares com abordagem internacional e intercultural; criação de iniciativas como componentes em línguas estrangeiras, colaboração online internacional (COIL) e palestras de professores visitantes; estímulo ao uso de materiais didáticos com perspectiva global, antirracista e anti-hegemônica.

164

III - Programa de Pesquisa e Inovação Internacional - Ampliação de redes de pesquisa colaborativa, com foco na inclusão do Sul Global e na produção de conhecimento crítico; implementação de chamadas internas para fomento a projetos internacionais em parceria com universidades e centros de pesquisa estrangeiros; estímulo à participação em editais internacionais e cooperação científica.

165

IV - Programa de Extensão Internacional Solidária - Desenvolvimento de projetos de extensão com impacto internacional, priorizando comunidades vulneráveis; criação de ações de cooperação para o desenvolvimento sustentável em parceria com instituições de outros países; incentivo ao voluntariado internacional, fortalecendo laços interculturais e a cidadania global.

166

V - Programa de Gestão e Governança Internacional - Estruturação de ações de parcerias internacionais baseadas na ética e transparência; criação de um observatório de internacionalização para monitoramento de impactos e boas práticas; capacitação de gestores e servidores para atuação em contextos internacionais.

167

Parágrafo único: Os programas serão desdobrados em nível de planos a serem elaborados pelos campi do IFPE, devendo ser aprovados pelo Departamento de Relações Internacionais antes da sua implementação.

168

 

169

CAPÍTULO VIII

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

170

 

171

Art. 19 Caberá à Reitoria do IFPE a regulamentação necessária ao cumprimento desta Política.

172

Art. 20 Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação da presente Política de Internacionalização serão submetidos em reunião específica dos integrantes do COGINT do IFPE, ouvidos os setores e partes envolvidas e, eventualmente e se necessário, outros órgãos da instituição ou externos que possuam em suas atribuições a competência orientativa ou consultiva sobre tema omisso ou a dúvida suscitada, sendo deliberadas pela Unidade de Relações Internacionais da Reitoria.

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