Plano de Dados Abertos - PDA UFPR - Consulta Pública

Órgão: Universidade Federal do Paraná

Setor: UFPR - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Status: Encerrada

Abertura: 01/10/2021

Encerramento: 31/10/2021

Contribuições recebidas: 7

Resumo

Em atendimento ao Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal e à Resolução nº 3, de 13 de outubro de 2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), que estabelece que "deverá ser adotado mecanismo de participação social como audiência pública, consulta pública na internet ou outra estratégia de interação com asociedade", com relação ao Plano de Dados Abertos institucional, a UFPR - Universidade Federal do Paraná vem, por meio deste mecanismo de consulta pública, disponibilizado pelo Governo Federal, convocar a população para opinar a respeito do texto de seu PDA, que segue abaixo.

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Contribuições recebidas
  1. Plano de Dados Abertos UFPR

  2. Vigência Agosto/2020 - Agosto/2022


1

I- Introdução

2

O presente Plano de Dados Abertos ? PDA tem como objetivo orientar as ações de implementação e de promoção da iniciativa de abertura de dados da Universidade Federal do Paraná em atendimento às exigências estabelecidas no Decreto nº 8.777 de 11 de maio de 2016. Suas ações estão em consonância com o disposto na Lei de Acesso à Informação ? LAI; com o art. 48 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000; com a Instrução Normativa SLTI nº 4, de 12 de abril de 2012 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos); com o Decreto Presidencial nº 6.666, de 27 de novembro de 2008 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais); com a Resolução CGINDA nº 3, de 13 de outubro de 2017 (que aprova as normas sobre elaboração e publicação de Planos de Dados Abertos), assim como com os compromissos assumidos pelo Governo no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership ? OGP).

3

A primeira versão do Plano foi elaborada em meados de 2017 por comissão designada pelo Reitor da UFPR (Portaria GR nº 0099, de 03 de fevereiro de 2017), composta por representantes do Gabinete do Reitor (Assessoria de Governança de Tecnologia da Informação - AGTI), do Centro de Computação Eletrônica (CCE) ? hoje Agência de Tecnologia de Informação e Comunicação (AGTIC), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (PROPLAN), da Superintendência de Comunicação e por representante dos Diretores de Setor da UFPR. No entanto, a descontinuidade da AGTI no final de 2017 impactou a implantação do Plano, que foi retomado para o biênio 2019-2020, sob os auspícios do Comitê de Assessoria de Governança da Tecnologia da Informação, criado pelo Reitor mediante Portaria nº 156/REITORIA, de 2 de abril de 2018. A presente versão (2020-2022) atende orientações específicas do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

4

A construção deste Plano baseia-se, portanto, no colaborativismo e baliza-se nos princípios da publicidade e da transparência da administração pública.

5

A UFPR, por meio deste documento, estabelece a sua estratégia para abertura de dados, definindo um conjunto de ações para viabilizar a prática de dados abertos na instituição. O PDA é um instrumento de planejamento e coordenação da política de disponibilização de dados abertos válido para o triênio 2020-2022. Representa um marco na valorização da transparência, permitindo o aprimoramento da gestão pública por meio do acesso à informação e do estímulo à participação e ao controle social.

6

II - Cenário Institucional

7

A Universidade Federal do Paraná, com sede em Curitiba no estado do Paraná, fundada em 19 de dezembro de 1912 e restaurada em 1º de abril de 1946, é autarquia de regime especial com autonomia administrativa, financeira, didática e disciplinar, mantida pela União Federal nos termos da Lei nº 1.254, de 4 de dezembro de 1950.

8

Para desenvolver suas competências institucionais a Universidade atua no ensino superior nos níveis de graduação (licenciaturas, bacharelados e cursos superiores de tecnologia) e pós-graduação (stricto e lato sensu), no desenvolvimento da pesquisa e nos programas e projetos de extensão e cultura.

9

Por ser instituição pública, as universidades são compreendidas como uma instância legal privilegiada para oferta de educação formal, considerada um bem público, um direito social e um centro de produção de conhecimentos científicos. A essas organizações cabe a missão de contribuir para a formação profissional, a realização de pesquisas, a preservação e difusão da arte e da cultura, o desenvolvimento humano, a justiça social, a sustentabilidade socioambiental, a democracia e a cidadania.

10

A UFPR está presente em todas as regiões do estado através de seus Campi, Unidades Administrativas e Unidades Acadêmicas. No centro da capital, Curitiba, a instituição se faz presente através de seu Prédio Histórico, das unidades administrativas PROGEPE, Edifício Prof. Dr. José Munhoz de Mello; dos campi Reitoria e Ciências da Saúde. No bairro Batel situam-se o campus Batel e Centro da Visão. O campus Agrárias está instalado no bairro Cabral; no bairro Jardim das Américas encontra-se o Campus Centro Politécnico. Ainda em Curitiba a instituição possui os campi Juvevê e Jardim Botânico, nos bairros homônimos. No bairro Jardim das Américas está o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). Na Região Metropolitana estão instaladas a Fazenda Experimental do Canguiri (Pinhais-PR) e a Unidade Administrativa Piraquara (Piraquara-PR).

11

No litoral paranaense a UFPR está presente através do campus Litoral (Matinhos), do Centro de Estudos do Mar (Pontal do Sul), da Unidade Acadêmica de Mirassol, do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá e Centro de Administração Federal (Paranaguá). No interior do estado a presença da instituição se dá através dos campi Palotina, Jandaia do Sul, Toledo e da Unidade Acadêmica de Maripá, além das fazendas experimentais em Bandeirantes, Castro, Paranavaí, Rio Negro e São João do Triunfo, ocupando uma área de 15.697.898,37 m² em terrenos e 585.227,35 m² de área construída em 314 edificações.

12

Possui também o Complexo do Hospital de Clínicas (CHC), que inclui o Hospital de Clínicas e o Hospital Maternidade Victor Ferreira do Amaral, no qual atua por meio de contrato de gestão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares ? EBSERH. Tem vínculo com o Hospital do Trabalhador em parceria com o Governo do Estado do Paraná e possui um Hospital Veterinário em Curitiba e outro em Palotina. Esses hospitais associam a prestação de serviços à população, principalmente nos procedimentos de alta complexidade, à formação de recursos humanos em saúde, como requer a uma instituição universitária.

13

Planejamento Estratégico Institucional

14

A UFPR definiu suas estratégias no Plano de Desenvolvimento Institucional ? PDI para o quinquênio 2017-2021. O documento norteia a elaboração dos planos de ação da administração central, dos setores acadêmicos e seus departamentos, das unidades administrativas, dos projetos pedagógicos dos cursos e das ações futuras da instituição.

15

O PDI descreve o perfil institucional e traduz a missão, a visão, os valores e os princípios que orientam as metas e ações para o desenvolvimento da Universidade. Traz um breve relato do histórico, dos cenários e perspectivas, das áreas de atuação acadêmica, das políticas de ensino e inovação, assim como das políticas e diretrizes da pesquisa, da extensão e da cultura; no contexto de gestão administrativa, descreve sua organização administrativa e as políticas de atendimento aos discentes; relativamente à organização acadêmica, descreve sobre seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e os grupos e as áreas de pesquisa; discorre sobre sua infraestrutura e sobre o processo de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional. Declara, ainda, o compromisso social da instituição e os objetivos estratégicos para o quinquênio.

16

O Projeto Pedagógico Institucional ? PPI, por si só, é um instrumento de planejamento e determina os fins e os meios da ação pedagógica da Universidade. O PPI é resultado de reflexões e decisões políticas, administrativas e legais e estabelece as estratégias de antecipação das ações acadêmicas visando construir uma realidade futura para a UFPR. Como tal, é portador de prioridades que se estabelecem nas características da instituição, nas exigências e nas possibilidades abertas pelo contexto e pelo tempo. No tocante ao PPI, o PDI elenca as diversas atitudes referenciais que devem orientar as relações de ensino-aprendizagem na UFPR e que, por isso, devem ser progressivamente incorporadas aos projetos pedagógicos dos seus cursos de graduação. Nessa perspectiva, a UFPR procura garantir, por meio do Projeto Pedagógico Institucional, o redimensionamento de suas ações acadêmico-administrativas, adotando paradigmas da contemporaneidade e respeitando a importância do trabalho construído ao longo de sua história.

17

O Projeto Pedagógico Institucional da UFPR configura-se como documento de referência institucional para a execução da política acadêmica que oriente a reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, da política de pós-graduação que conduza ao aperfeiçoamento dos programas ministrados, da política de pesquisa que possibilite a inserção efetiva da universidade na realidade socioeconômica e cultural do Estado e da política de extensão que traduza o real compromisso social da instituição com a comunidade local e regional.

18

O Plano de Desenvolvimento Institucional é encabeçado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Gestão num processo de construção coletiva, envolvendo as diversas unidades da Universidade. Após a construção, segue para os Conselhos Superiores para aprovação.

19

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações

20

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período. Permite nortear e acompanhar a atuação da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), definindo estratégias e o plano de ação para implementá-las.

21

O PDTIC contém o levantamento das necessidades de TIC da instituição e os organiza de forma priorizada, para garantia do correto alinhamento com os objetivos da UFPR. Apesar de seu caráter tático, na UFPR o PDTIC também é considerado um instrumento de planejamento estratégico de TIC e reúne vários elementos desse nível, como missão, visão, valores, princípios e objetivos estratégicos de TIC para um determinado período.

22

O primeiro PDTIC teve validade para o período 2016-2017. O atual teve sua validade estendida para 4 anos, contemplando o período 2018-2021.

23

III - Objetivos

24

Objetivo Geral

25

Promover a abertura de dados na Universidade Federal do Paraná - UFPR, zelando pelos princípios da publicidade, transparência e eficiência na administração pública, bem como a difusão permanente dos dados de interesse público produzidos na instituição.

26

Objetivos Específicos

27

No âmbito da Universidade Federal do Paraná:

28

a)      Identificar prioridades e disponibilizar dados em formatos abertos;

29

b)      Criar e manter portal web da UFPR para hospedagem dos seus dados abertos;

30

c)      Melhorar a gestão da informação e dedados na UFPR;

31

d)      Promover a melhoria contínua da qualidade dos dados abertos;

32

e)      Estimular a interoperabilidade de dados e sistemas internos e externos pela publicação de dados em formato processável por máquina, conforme padrões estabelecidos;

33

f)       Incrementar os processos de transparência e de acesso ainformaçõespúblicas mantidas pela UFPR;

34

g)      Estimular a participação social pela disponibilização das informações mantidas pela UFPR;

35

h)      Incentivar a sociedade a oferecer soluções que usem os dados abertos para auxiliar na gestão pública.

36

IV - Construção e execução do Plano de Dados Abertos

37

A abertura de dados no âmbito da UFPR deverá seguir os seguintes passos:

38

1.      Mapeamento das bases de dados da UFPR;

39

2.      Levantamento dos conjuntos de dados candidatos à abertura;

40

3.      Seleção e priorização dos conjuntos de dados a serem abertos;

41

4.      Definição de responsáveis pelo preparo, pela atualização dos dados e pelo detalhamento de plano de ação com metas e prazos;

42

5.      Consolidação da matriz de responsabilidades e definição da governança e do fluxo de aprovação do PDA e suas revisões;

43

6.      Utilização de metodologia de abertura de dados a ser seguida pelas unidades responsáveis (padrões INDA e INDE);

44

7.      Definição da infraestrutura e da arquitetura tecnológica para abertura dos dados de cada sistema institucional envolvido;

45

8.      Criação de sítio/sistema institucional para publicação dos dados abertos sob a URL http://dados.ufpr.br

46

Premissas

47

Além de estar alinhado aos princípios e diretrizes mencionados anteriormente neste PDA, o processo de abertura dos conjuntos de dados deve considerar as seguintes premissas:

48

          I.          Seguir os padrões e normas definidos pela e-PING, pela Infraestrutura Nacional de Dados Abertos ? INDA, pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais ? INDE e pelo Governo Eletrônico, quando da publicação de dados;

49

        II.          Publicar com celeridade os dados considerados relevantes para a sociedade, seguindo as normas supracitadas, e, quando aplicável, informar sobre as eventuais limitações de qualidade dos dados;

50

      III.          Publicar os dados juntamente com seus metadados e, quando necessário, com documentação complementar, de forma a permitir o seu uso pelo maior número de pessoas;

51

      IV.          Publicar os dados catalogados no Portal de Dados Abertos da UFPR (http://dados.ufpr.br) e no Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br).

52

Período e Abrangência

53

O período de validade do presente Plano de Dados Abertos compreende os anos de 2020 e 2022 (PDA 2020-2022) e abrange toda a UFPR.

54

V - Dados selecionados para a abertura

55

Nesta seção, são apresentados os critérios usados para definição e priorização dos dados da UFPR que devem ser abertos, garantindo-se os princípios da publicidade e da transparência na administração pública. Dessa forma, assume-se o compromisso de divulgação permanente dos dados de interesse público produzidos nas diversas ações realizadas por esta Instituição, considerando-se os princípios constitucionais da publicidade, da legalidade e da eficiência (CRFB/1988, art. 37, caput).

56

Critérios de Priorização de Dados

57

Para o estabelecimento da priorização dos conjuntos de dados a serem disponibilizados, destacam-se:

58

I.            Nível de maturidade: garantia da qualidade e confiabilidade dos dados publicados.

59

II.            Disponibilidade dos conjuntos de dados (sistematizados) efetivamente mantidos pela UFPR e o grau de relevância das informações para o cidadão, sobretudo;

60

a)        Dados armazenados nos sistemas de informação usados na Instituição, incluindo os já apresentados nas áreas públicas dos sistemas e sítios institucionais;

61

b)        Informações disponibilizadas em https://indicadores.ufpr.br;

62

c)         Dados relevantes contidos nas páginas mais acessadas no portal da UFPR e nos sítios eletrônicos das unidades administrativas da Instituição.

63

III.            Cumprimento dos normativos legais, especificamente:

64

a)        A adequação de informações presentes no Portal da Transparência para o formato de dados abertos, de modo a atender aos requisitos de abertura de bases de dados definidos no Decreto nº 8.777, de 2016;

65

b)        Adesão dos dados publicados e dos procedimentos adotados aos padrões e às boas práticas difundidos por organismos internacionais, a exemplo do Open Government Partnership (OGP), e também às normativas definidas pela Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA);

66

c)         Disponibilização dos dados abertos da UFPR em portal próprio, assim como sua catalogação no Portal Brasileiro de Dados Abertos, seguindo as orientações da INDA.

67

IV.            O alinhamento com os instrumentos de planejamento estratégico da UFPR;

68

V.            Capacidade de automação para a coleta e a atualização periódica dos dados publicados;

69

VI.            Frequência de solicitação de informações pelos canais oficiais da instituição: Ouvidoria e SIC ? Serviço de Informação ao Cidadão.

70

Grau de relevância ao cidadão - Consulta Pública

71

Para conhecer o grau de relevância das bases de dados da UFPR pelo cidadão (conforme Resolução nº 03 CGINDA, Art.1º, I, §1º) será realizada uma consulta pública - conforme cronograma - via portal participa.br, bem como levantamento de solicitações de informações do portal e-SIC da UFPR.

72

Matriz de priorização

73

Considerando os critérios adotados, e buscando organizar a abertura dos dados, foi elaborada a seguinte matriz de priorização:

MATRIZ DE PRIORIZAÇÃO DE BASES 

BASE DE DADOS

Critérios adotados 

Valor do critério 

Peso

5

5

5

4

3

5

NA 

Baixo 

Médio 

Alto 

Nome da Base de Dados de Origem

Grupo ao qual pertence o Conjunto de Dados no Portal

Conjunto de Dados a ser Publicado

1. Nível de maturidade (qualidade e confiabilidade das informações) 

2. Disponibilidade e o grau de relevância dos dados  

3. Cumprimento dos normativos legais (e-PING, INDA, INDE, etc) 

4. Alinhamento estratégico 

5. Capacidade de automação para a coleta dos dados 

6.Frequência de solicitação de informações (Ouvidoria e SIC)** 

0 

1 

2 

3 

TOTAL (critério X Peso)  

(Ordem decrescente) 

Acadêmico

Informações Acadêmicas

Cursos Técnicos

3

3

3

3

3

2

76

Cursos EaD

3

3

3

3

3

2

76

Graduação

Quantitativo de Alunos de Graduação

3

3

3

3

3

2

76

Pós-Graduação

Residência Médica

3

3

3

3

3

2

76

Pós-Graduação Stricto Sensu

3

3

3

3

3

2

76

Pós-Graduação Lato Sensu

3

3

3

3

3

2

76

SIGEPE

Servidores

Servidores Docentes e TAs

3

3

3

3

3

2

76

SIGEU

Extensão e Cultura

Resumo de Atividades de Extensão

3

3

2

3

3

2

71

Não-Sistematizado

Bolsas

Bolsas de Graduação

3

3

3

3

1

2

70

Bolsas de Extensão, Cultura e SiBi

3

3

3

3

1

2

70

Bolsas de Pós-Graduação

3

3

3

3

1

2

70

Bolsas PROBEM

3

3

3

3

1

2

70

Tesouro Gerencial (sistema externo)

Financeiro

Utilização de recursos por natureza de despesa

3

3

3

3

1

2

70

Não-Sistematizado

Pesquisa e Inovação

Financiamento para Pesquisa

3

3

2

3

1

2

65

Patentes Registradas

3

3

2

3

1

2

65

Sophia (sistema externo)

Bibliotecas

Acervo Impresso

3

3

1

3

1

2

60

Acervo Digital

3

3

1

3

1

2

60

Não-Sistematizado

Área Física

Área Construída

3

3

1

3

1

2

60

Não-Sistematizado

Administrativo

Licitações em andamento/concluídas 

2

3

2

3 

1

1

43

Não-Sistematizado

Obras

2

3

2

3 

1

1

43

Não-Sistematizado

Despesas mensais (telefonia, transporte, água, luz, etc.)

2

3

2

3 

1

1

43


74

Bases selecionadas para abertura

75

As bases de dados a serem publicadas, exceto as de conteúdo sigiloso, estão descritas abaixo. A frequência de atualização está descrita no Cronograma de Abertura de Dados.

76

Acervo impresso

77

Descrição: Informações quantitativas sobre o acervo impresso das bibliotecas.

78

Acervo digital

79

Descrição: Informações quantitativas sobre o acervo digital das bibliotecas.

80

Área construída

81

Descrição: Detalhamento da área construída da Universidade, por território (campus).

82

Bolsas de extensão, cultura e SiBi

83

Descrição: Quantitativo das bolsas de programas de extensão, cultura e do Sistema de Bibliotecas.

84

Bolsas de graduação

85

Descrição: Quantitativo das bolsas PET, PID, PVA, Licenciar e PIBID.

86

Bolsas de pós-graduação

87

Descrição: Quantitativo das bolsas de Iniciação Científica e Pós-Graduação.

88

Bolsas PROBEM

89

Descrição: Alunos Beneficiados pelo Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção de Estudantes com Vulnerabilidade Socioeconômica.

90

Cursos EaD

91

Descrição: Informações sobre cursos de Ensino à Distância a nível de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Qualificação.

92

Cursos técnicos

93

Descrição: Quantitativo de alunos dos cursos de nível técnico.

94

Financiamento para pesquisa

95

Descrição:Fontes de recursos utilizados em pesquisa.

96

Patentes registradas

97

Descrição: Patentes Registradas pela UFPR, por tipo.

98

Pós-Graduação Stricto Sensu

99

Descrição: Quantitativo de alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado

100

Pós-Graduação Lato Sensu

101

Descrição: Quantitativo de alunos dos cursos de Especialização

102

Quantitativo de alunos de graduação

103

Descrição:Quantitativo de alunos matriculados, ingressantes, evadidos, concluintes e outras informações, por curso.

104

Residência médica

105

Descrição:Quantitativo de alunos residentes.

106

Resumo de atividades de extensão

107

Descrição: Programas, Projetos Vinculados, Projetos Isolados, Cursos e Eventos

108

Servidores docentes e TAs

109

Descrição: Quantitativo de servidores docentes e técnico-administrativos, por unidade.

110

Utilização de recursos por natureza de despesa

111

Descrição: Descrição detalhada da utilização dos recursos de cada fonte (Tesouro, Arrecadação, Convênios, Descentralizações) por natureza de despesa.

112

VI - O processo de catalogação

113

Seguem alguns requisitos para a catalogação dos dados da UFPR:

114

1.      O catálogo deve conter uma lista exaustiva dos conjuntos de dados presentes no repositório (ou seja, todos os dados publicados no repositório devem estar acessíveis através do catálogo);

115

2.      É desejável que o catálogo possibilite a navegação e a busca simplificada dos dados. A busca pode ser através do uso de categorias, busca por texto, busca por formato, etc;

116

3.      O catálogo deve utilizar, no mínimo, o conjunto de metadados obrigatórios disponíveis nesta norma, e poderá estendê-lo a seu critério;

117

4.      Cada catálogo deve estar integrado com o catálogo central, no Portal Brasileiro de Dados Abertos. A integração pode ser feita de forma automatizada através da API do portal dados.gov.br.

118

A atividade de manutenção dos dados deve respeitar os seguintes princípios:

119

1.      Toda URL que aponta para um recurso do conjunto de dados deve estar ativa e ser persistente;

120

2.      A atividade de atualização dos metadados deve estar alinhada com o processo de publicação de dados da UFPR com o intuito de garantir que a informação mais nova e correta estará disponível através do portal dados.gov.br;

121

3.      A UFPR deverá manter processo de catalogação nos dois portais de dados abertos para todo dado de interesse, tão rapidamente quanto possível com o intuito de preservar o valor daquele dado e garantir sua democratização.

122

Responsabilidades pela Catalogação dos Dados

123

Para fins da catalogação dos dados da UFPR, ficam estipuladas as seguintes responsabilidades para as unidades identificadas:

Unidade

Responsabilidades

Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Mapear e catalogar os dados que serão abertos, bem como elaborar e publicar os dicionários de dados correspondentes (metadados).

Unidades detentoras de dados

Disponibilizar informações pertinentes sob sua guarda, de maneira organizada para a AGTIC e Pesquisador Institucional. Quando os dados não estiverem sistematizados, lançar os dados nas ferramentas disponibilizadas para coleta.

Pesquisador Institucional

Coletar os dados mapeados para abertura de suas fontes, sistematizadas ou não, e publicar os dados em ambos portais de dados abertos (UFPR e Governo Federal).


124

Ressalta-se que a completude e a qualidade dos dados abertos são de reponsabilidade de cada unidade geradora dos dados na UFPR.

125

VII - Sustentação, Monitoramento e Controle

126

Todas as ações pertinentes ao Plano de Dados Abertos da UFPR (publicação, revisões e atualizações) serão comunicadas pelos canais oficiais de comunicação da instituição (Portal da UFPR, Portal de Dados Abertos da UFPR, Portal da AGTIC, e-mail list e redes sociais), promovendo assim a divulgação interna e externa.

127

O cidadão poderá usar o canal e-SIC (sic@ufpr.br) da UFPR, assim como formulário específico disponível no Portal de Dados Abertos da UFPR, para se manifestar quanto a este PDA, podendo oferecer sugestões, fazer solicitações e informar a UFPR sobre problemas técnicos ou inconsistências encontradas nos dados publicados.

128

Ressalta-se, ainda, que serão priorizados para publicação os dados provenientes dos sistemas institucionais. Ademais, os dados extraídos por processos automáticos serão avaliados pelas Pró-Reitorias e unidades administrativas responsáveis por eles, com o apoio da AGTIC, do Pesquisador Institucional e da Equipe SIGA-UFPR, a fim de garantir a qualidade dos dados disponibilizados.

129

Para fins da sustentação do PDA da UFPR, ficam estipuladas as seguintes responsabilidades:

Unidade

Responsabilidades

Comitê de TIC

Acompanhamento das atividades previstas no PDA, assim como a atualização do Plano.

Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação e Ouvidoria e Pesquisador Institucional

Verificar, para efeitos de publicação, se os dados estão de acordo com os padrões da INDA e INDE (metadados atualizados contendo a descrição, contatos dos responsáveis pelas informações e dos outros metadados associados a cada conjunto de dados);

Contatar o responsável pelos dados, caso se verifique que algum dos arquivos catalogados se tornou indisponível ou inconsistente;

Identificar e elaborar propostas para possíveis melhorias de qualidade dos dados disponibilizados e novos conjuntos de dados candidatos a abertura de dados;

Gerenciar o Portal de Dados Abertos da instituição.


130

Governança do Plano de Dados Abertos

131

Com relação à governança do PDA, define-se os seguintes papéis e responsabilidades:

Unidade

Responsabilidades

Comitê de TIC

Aprovar o PDA.

Deliberar sobre os conjuntos de dados a serem abertos.

Acompanhar a execução do PDA.

Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Avaliação da qualidade e persistência dos dados publicados.

Hospedagem do Portal de Dados Abertos.

Monitoramento e provisionamento das necessidades de infraestrutura de TIC.

Desenvolvimento de rotinas para extração de dados provenientes nos sistemas administrativos e acadêmicos da UFPR e do Governo Federal.

Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação

Desenvolvimento de rotinas para extração de dados provenientes do sistema SIGA-UFPR.

Ouvidoria

Zelar pela demanda de dados abertos provinda de cidadãos, repassando-a ao Comitê de TIC e à AGTIC.

Pró-Reitorias, Superintendências, Setores Acadêmicos e outras unidades vinculadas à Reitoria

Indução da publicação de novos conjuntos de dados relativos às suas atividades.

Catalogação, atualização e manutenção das bases de dados que não estiverem sendo geradas de forma automatizada.

Verificação da acurácia e da qualidade dos dados publicados.

Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM)

Divulgação do portal de dados abertos da UFPR, incluindo a vinculação do mesmo na página inicial do Portal da UPFR.

132

Melhoria da qualidade dos dados

133

Além da gestão da qualidade dos dados nas fontes, serão observados os critérios de qualidade instituídos no plano de ação da INDA, quais sejam:

134

1.      Os dados disponibilizados devem poder ser acessados diretamente, por meio de URL única, ou seja, devem ser passíveis de serem reproduzidos e compartilhados, sem necessidade de navegação na página para seu acesso.

135

2.      Devem ser utilizados formatos abertos, conforme as recomendações da e-PING para a divulgação de bases de dados.

136

3.      Os dados publicados devem conter um conjunto mínimo de metadados, conforme material orientativo para publicação de dados disponível no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

137

4.      Serão disponibilizados mecanismos para que os próprios usuários do Portal de Dados Abertos da UFPR possam avaliar a qualidade e a relevância dos dados publicados.

138

Monitoramento e Controle

139

O andamento das ações previstas no PDA será acompanhado diretamente pelo Comitê de TIC, que se reunirá sob demanda ou não, no mínimo uma vez por semestre para tratar da atividade. A AGTIC, a Equipe SIGA-UFPR e a Ouvidoria apresentarão anualmente para o Comitê um relatório sobre o cumprimento das metas estabelecidas no PDA, bem como estatísticas de acesso a dados abertos e demais assuntos tratados sobre a abertura de bases de dados no período. Também cabe ao Comitê de TIC verificar o alinhamento do PDA com os instrumentos de planejamento aplicados à Instituição, tais como o PDI e o PDTIC.

140

 VIII - Plano de Ação

141

O Plano de Ação apresenta as ações e os prazos para implantação e sustentação do Portal de Dados Abertos da UFPR.

142

As ações elencadas abaixo foram realizadas em 2019 e, portanto, serão descritas aqui para fins de registro e melhor entendimento do cronograma para o período 2020-2022.

Ação

Atividades

Definir a arquitetura da solução para publicação de dados abertos

Definir arquitetura tecnológica da plataforma para a divulgação de bases de dados em formatos abertos.

Desenvolver o Portal de Dados Abertos próprio da UFPR

Criar Portal de Dados Abertos próprio da UFPR.

Publicar os primeiros conjuntos de dados abertos da UFPR

Indicar os primeiros conjuntos de dados candidatos a serem publicados.

Validar os conjuntos de dados indicados pelas unidades responsáveis.

Priorizar os conjuntos de dados para abertura (aprovação).

Publicar os primeiros conjuntos de dados abertos da UFPR.

Catalogar os conjuntos de dados abertos no Portal Brasileiro de Dados Abertos

Definir e executar procedimentos para atualização do catálogo do Portal Brasileiro de Dados Abertos com as bases de dados divulgadas pela UFPR.

143

Cronograma de elaboração e sustentação do PDA

Ação

Atividades

Prazos

Responsáveis

Elaborar e aprovar o PDA 2020-2022

Elaborar o PDA.

Abr/20

AGTIC

Submeter o PDA para aprovação do Reitor da UFPR.

Abr/20

Gabinete da PRA e AGTIC

Aprovar o PDA.

Ago/20

Reitor

Divulgar o Portal de Dados Abertos da UFPR

Divulgar os primeiros conjuntos de dados abertos no portal da UFPR.

Set/20

SUCOM

Realizar consulta pública

Disponibilizar pesquisa no portal participa.br, com prazo de um mês para as respostas.

Set-Out/21

AGTIC e Pesquisador Institucional

Publicar outros conjuntos de dados abertos da UFPR

Repetir as atividades de indicação, validação, priorização, automatização e publicação de novos conjuntos de dados, bem como atualizar os conjuntos já publicados.

Set/20 a Ago/22

AGTIC e Pesquisador Institucional

Avaliar as ações do PDA 2020-2022

Gerar relatório anual das atividades do PDA.

Set/21 e Set/22

AGTIC

Avaliar relatório anual e dar providências.

Ago/21 e Ago/22

Comitê de TIC

Atualizar o PDA

Atualizar o PDA com base nas lições aprendidas da execução do plano no período anterior.

Ago/21 e Ago/22

AGTIC

Elaborar novo PDA

Elaborar novo PDA para o período de 2022 a 2024.

Ago/22

AGTIC


144

Cronograma de abertura de bases de dados

Cronograma de Abertura de Bases de Dados

Grupo

Conjunto de Dados

Mês/ano previstos para publicação

Frequência de atualização

Breve descrição

Unidade Responsável

Informações Acadêmicas

Cursos Técnicos

set/20

Anual

Quantitativo de alunos dos cursos de nível técnico.

PROGRAD/COSIS

Cursos EaD

set/20

Anual

Informações sobre cursos de Ensino à Distância a nível de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Qualificação.

PROGRAD/CIPEAD

Graduação

Quantitativo de Alunos de Graduação

set/20

Anual

Quantitativo de alunos matriculados, ingressantes, evadidos, concluintes e outras informações, por curso.

PROGRAD/COSIS

Pós-Graduação

Residência Médica

set/20

Anual

Quantitativo de alunos residentes.

COREME/COREMU

Pós-Graduação Stricto Sensu

set/20

Anual

Quantitativo de alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado.

PRPPG/ Coordenação de Cursos Stricto Sensu

Pós-Graduação Lato Sensu

set/20

Anual

Quantitativo de alunos dos cursos de Especialização.

PRPPG/ Coordenação de Cursos Lato Sensu

Extensão e Cultura

Resumo de Atividades de Extensão

set/20

Anual

Programas, Projetos Vinculados, Projetos Isolados, Cursos e Eventos.

PROEC / COEX

Bolsas

Bolsas de Graduação

set/20

Anual

Quantitativo das bolsas PET, PID, PVA, Licenciar e PIBID.

PROGRAD / COAFE

Bolsas de Extensão, Cultura e SiBi

set/20

Anual

Quantitativo das bolsas de programas de extensão, cultura e do Sistema de Bibliotecas.

PROEC / COEX, PROEC/CULT, SiBi

Bolsas de Pós-Graduação

set/20

Anual

Quantitativo das bolsas de Iniciação Científica e Pós-Graduação.

PRPPG / Coordenação de IC

Bolsas PROBEM

set/20

Anual

Alunos Beneficiados pelo Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção de Estudantes com Vulnerabilidade Socioeconômica.

PRAE

Financeiro

Utilização de recursos por natureza de despesa

set/20

Anual

Descrição detalhada da utilização dos recursos de cada fonte (Tesouro, Arrecadação, Convênios, Descentralizações) por natureza de despesa.

PROPLAN/CPCO

Pesquisa e Inovação

Financiamento para Pesquisa

out/20

Anual

Fontes de recursos utilizados em pesquisa.

PRPPG / Coordenação de Pesquisa

Patentes Registradas

out/20

Anual

Patentes Registradas pela UFPR, por tipo

Agência de Inovação

Bibliotecas

Acervo Impresso

out/20

Anual

Informações quantitativas sobre o acervo impresso das bibliotecas.

SiBi

Acervo Digital

out/20

Anual

Informações quantitativas sobre o acervo digital das bibliotecas.

SiBi

Servidores

Servidores Docentes e TAs

out/20

Anual

Quantitativo de servidores docentes e técnico-administrativos, por unidade.

PROGEPE

Área Física

Área Construída

out/20

Anual

Detalhamento da área construída da Universidade, por território (campus).

SUINFRA

Administrativo

Licitações em andamento/concluídas 

abr/21

Mensal

Relação de licitações em andamento e concluídas, por modalidade

PRA

Obras

abr/21

Mensal

Relação de obras em realização na Universidade

PRA

Despesas mensais (telefonia, transporte, água, luz, etc.)

abr/21

Mensal

Somatório dos gastos mensais da Universidade

PRA


Cronograma de promoção e divulgação das bases da UFPR

Cronograma de Divulgação

Produto

Atividades

Meta/Prazo

Unidade Responsável

Notícias e informativos

Publicar no site da AGTIC e da UFPR

No ato da disponibilização do portal

AGTIC / PROPLAN

Evento IntegraTI

Painel com apresentação do portal

Anualmente

AGTIC / PROPLAN


145

ANEXOS

146

ANEXO I - INVENTÁRIO DE BASES DE DADOS DA UFPR

INVENTÁRIO DE BASES DE DADOS DA UFPR

Número

Nome da base de dados

Descrição

Responsável

Periodicidade de atualização

Base possui conteúdo sigiloso?

Disponível no dados.gov.br?

1

Acadêmico

Bases de dados que reúne os dados acadêmicos como: cursos, modalidades, alunos, programas de graduação e pós-graduação.

PROGRAD e PRPPG

Diária

SIM

SIM

2

Acadêmico passivo

Base de dados que reúne dados acadêmicos passivos (anteriores ao sistema SIE) em nível de graduação como: cursos, currículos, créditos, discentes

NAA

Sob demanda

SIM

NÃO

3

Cartão

Base de dados que apresenta dados de cadastramento, remessa e entrega de Cartões Estudantis (carteirinhas de estudante), Identidades Funcionais e Crachás de Identificação de servidores e docentes da UFPR.

PROGRAD e PROGEPE

Sob demanda

SIM

NÃO

4

Chamados

Base de dados que reúne registros de incidentes técnicos de TIC e seus atendimentos

AGTIC

Diária

SIM

NÃO

5

Eventos

Base de dados contendo trabalhos acadêmicos submetidos às diversas modalidades da SIEPE, incluindo avaliações, avaliadores, agendamento de apresentações, listas de presença e certificados de participação

? PROGRAD, PRPPG, PROEC e SIPAD

Anual

SIM?

NÃO?

6

Frequência

Base de dados que contém os registros de frequência diárias e mensais dos servidores técnicos-administrativos da UFPR, bem como os registros de análise e homologação realizados pelos supervisores e as escalas com horários de trabalhos e volume semanal de horas de cada servidor.

PROGEPE

Diária

SIM

NÃO

7

Gestão de bolsas

Base de dados que reúne informações de auxílios e bolsas, por modalidade, programas e/ou projetos

PRAE

Semestral e/ou anual

SIM

SIM

8

Monitoria

Base de dados que apresenta dados dos programas PID (Programa de Iniciação a Docência) e PIM (Programa Institucional de Monitoria)

PROGRAD

Anual

SIM

NÃO

9

Chamados

Base de dados que reúne registros de incidentes técnicos de TIC e seus atendimentos

AGTIC

Diária

NÃO

NÃO

10

Ocorrências

Base de dados que registra ocorrências diversas relativas a segurança física, patrimonial e moral envolvendo prédios da UFPR e seus usuários

PRA

Sob demanda

SIM

NÃO

11

Orçamentário

Base de dados que apresenta registros de contas orçamentárias, elementos de despesas, fontes de recursos, PTRES, planos e relatórios financeiros

DCF E UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS DA UFPR

Mensal

NÃO

NÃO

(Obs: informações orçamentárias são extraídas diretamente do Tesouro Gerencial para publicação)

12

Progressão docente

Base de dados dos processos de solicitação de progressão pelos docentes da UFPR, incluindo toda a produção docente incluída para instrução processual, assim como comentários, orientações, avaliação e decisão a respeito dos processos, assim como os responsáveis por tais decisões

CPPD

Sob demanda

SIM

NÃO

13

Restaurante universitário

Base de dados que registra o consumo por refeição das unidades de Restaurantes Universitários da UFPR, inclusive terceirizados, identificando valores, volumes e categorias de consumidores

PRA/RU

Diária

SIM

NÃO

14

SAP/Web

Base de dados que reúne registros do patrimônio da UFPR, com registro de bens, termos de transferência e responsáveis

UNIDADES DE PATRIMÓNIO DA UFPR

Sob demanda

NÃO

NÃO

15

SICONF

Base de dados que apresenta dados do controle de frotas da UFPR: dados dos veículos, de combustíveis, das agendas de uso dos veículos, grupos de diárias e despesas, motoristas.

PRA/CENTRAN

Diária

SIM

NÃO

16

SIGECOF

Base de dados que apresenta  registros de controle financeiro (registros de empenho) e gestão de compras.

PROPLAN/DCF E UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS

Diária

NÃO

NÃO

17

SIGECON

Base de dados que reúne informações relacionadas aos contratos de pessoas externas

PRA/DAAST

Diária

SIM

NÃO

18

SIGEOS

Base de dados que apresenta registros de controle de estoque e ordens de serviços.

PRA/ALMOXARIFADO

Diária

NÃO

NÃO

19

SIGEPE

Base de dados que reúne registros funcionais e cadastrais dos servidores (docentes e técnicos-administrativos) concursados (RJU), além dos dados relacionados às UORGS, cadastros de cargos e funções, escolaridade, especialidades, estado civil, etnia, documentos pessoais, níveis funcionais para servidores técnicos.

PROGEPE

Diária

SIM

SIM

20

SIGEU

Base de dados contendo informações relacionadas gestão de programas e projetos de extensão universitária

PROEC

Mensal

SIM

SIM

21

SIGO

Base de dados que apresenta registros de gestão odontológica contendo dados de pacientes, procedimentos, vagas, atendimentos realizados

Coordenação do Curso de Odontologia

Diário

SIM

NÃO

22

TELEFONIA

Base de dados contendo informações de ramais e telefones celulares institucionais por usuário, geração de senhas, despesas e custos.

PRA/SUINFRA

Sob demanda

SIM

NÃO


147

ANEXO II - REFERÊNCIAS

Referência

Descrição

Localização

Portal Brasileiro de Dados Abertos

O Portal Brasileiro de Dados Abertos é a ferramenta disponibilizada pelo governo para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas.

Disponível em: <http://dados.gov.br/>. Acesso em: 10 nov. 2018.

Cartilha Técnica para Publicação de Dados Abertos no Brasil v1.0

Normativa técnica para a elaboração do PDA.

Disponível em:

<http://dados.gov.br/pagina/cartilha-publicacao-dados-abertos>. Acesso em: 10 nov. 2018.

Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação ? LAI

Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12527.htm>. Acesso em: 10 nov. 2018.

Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Transparência)

Determina ao Poder Público a adoção de instrumentos de transparência na gestão fiscal em meios eletrônicos de acesso público às informações orçamentárias e prestações de contas.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LCP/Lcp101.htm>. Acesso em: 10 nov. 2018.

Decreto Presidencial nº 8.777, de 11 de maio de 2016

Institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/D8777.htm> Acesso em: 10 nov. 2018.

Decreto Presidencial nº 6.666, de 27 de novembro de 2008 (INDE)

Instituiu a criação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais ? INDE e determina que o compartilhamento e a disseminação dos dados geoespaciais e seus metadados são obrigatórios para todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, salvo os protegidos por sigilo.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6666.htm>. Acesso em: 10 nov. 2018.

Instrução Normativa nº 4 de 13 de abril de 2012 (INDA)

Institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos ? INDA como política para garantir e facilitar o acesso pelos cidadãos, pela sociedade e, em especial, pelas diversas instâncias do setor público aos dados e às informações produzidas ou custodiadas pelo Poder Executivo federal.

Disponível em: <http://dados.gov.br/pagina/instrucao-normativa-da-inda>. Acesso em: 10 nov. 2018.


148

ANEXO III - GLOSSÁRIO

Dado

Sequência de símbolos ou valores, representados em algum meio, produzidos como resultado de um processo natural ou artificial. Entende-se que dados são observações ou o resultado de uma medida (por investigação, cálculo ou pesquisa) de aspectos característicos da natureza, estado ou condição de algo de interesse, que são descritos através de representações formais e, ao serem apresentados de forma direta ou indireta à consciência, servem de base ou pressuposto no processo cognitivo (HOUAISS, 2001; SETZER, 2001).

Dados abertos

Dados públicos representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na rede mundial de computadores e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento.

Dado público

Qualquer dado gerado ou sob a guarda governamental que não tenha o seu acesso restrito por legislaçãoespecífica.

e-PinG

Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico ? define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

Formato aberto

Formato de arquivo não proprietário, cuja especificação esteja documentada publicamente e seja delivreconhecimentoeimplementação,livredepatentesouqualqueroutrarestriçãolegalquantoàsuautilização

Informação

Dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. A informação é gerada a partir de algum tratamento ou processamento dos dados por parte do seu usuário, envolvendo, além de procedimentos formais (tradução, formatação, fusão, exibição, etc.), os processos cognitivos de cada indivíduo (MACHADO, 2002; SETZER, 2001).

Licença aberta

Acordo de fornecimento de dados que conceda amplo acesso para que qualquer pessoa os utilize, os reutilize, e os redistribua, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesmalicença.

Metadado

Informação que descreve características de determinado dado, explicando-o em certo contexto de uso[1].


149

[1] Conforme Dec.6.666/2008 (Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais- INDE), este conceito pode ser explicado como: ?conjunto de informações descritivas sobre os dados, incluindo as características de seu levantamento, produção, qualidade e estrutura de armazenamento, essenciais para promover a sua documentação, integração e disponibilização, bemcomopossibilitarsuabuscaeexploração?

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