Nota de pesar e solidariedade diante do brutal assassinato de Micaela Leite e Kacymara Dias

O Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ manifesta um profundo pesar e indignação diante do brutal assassinato de Micaela Leite e Kacymara Dias, ocorrido no município de Remanso, no norte da Bahia, nos primeiros dias de 2026. As vítimas, que viviam um relacionamento afetivo, tiveram suas vidas ceifadas de forma extremamente violenta em um crime marcado pelo ódio, pela violência de gênero e pela lesbofobia.

Tradando-se de mais um caso de lesbocídio, expressão extrema da intolerância e da violência estrutural que atinge mulheres lésbicas no Brasil, especialmente em contextos de relações abusivas e de não aceitação de suas identidades e afetos.

O Conselho se solidariza com os familiares, amigos e toda a comunidade de Remanso, que têm se mobilizado em memória de Micaela e Kacymara, reafirmando a importância de suas vidas que jamais serão esquecidas. Manifestamos também nosso apoio às organizações e redes de mulheres lésbicas que denunciam, cotidianamente, a naturalização da violência e a ausência de políticas públicas efetivas de prevenção, proteção e responsabilização diante desses fatos.

Reiteramos a necessidade urgente de investigação rigorosa do caso, de justiça para as vítimas e do fortalecimento de políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero, à lesbofobia e a todas as formas de discriminação contra pessoas LGBTQIA+.

Nota de pesar e solidariedade diante do brutal assassinato de Micaela Leite e Kacymara Dias

06/01/2026 - Nota de pesar e solidariedade diante do brutal assassinato de Micaela Leite e Kacymara Dias

Baixar em PDF - Tamanho do arquivo: