Tomada de Subsídios sobre a Política Nacional de Cabos Submarinos

Órgão: Ministério das Comunicações

Setor: MCom - Secretaria de Telecomunicações

Status: Encerrada

Abertura: 13/05/2025

Encerramento: 11/08/2025

Contribuições Recebidas: 24

Resumo

A Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações pretende, por meio da presente tomada de subsídios, formular uma política nacional para cabos submarinos. O objetivo central é angariar informações e dados que suportem o processo decisório para a estruturação do conjunto de medidas consideradas aptas para potencializar a instalação de cabos submarinos junto à costa brasileira, além de incentivar a utilização de outros pontos de ancoragem além dos já tradicionalmente utilizados. As questões tratam de temas essenciais, como localização estratégica, governança, incentivos fiscais, sustentabilidade, segurança, resiliência, suporte técnico e capacitação. Essa iniciativa se insere no esforço de todo o Governo Federal, e especialmente do MCom, de formular políticas públicas coordenadas para o fortalecimento da infraestrutura digital nacional.

Observação: (i) a expressão “cabos submarinos” foi adotada nesta documentação em razão de ser mais amplamente utilizada, mas não se restringe aos cabos instalados nos mares e oceanos, abrangendo, em verdade, todos os cabos subaquáticos; (ii) a palavra “ancoragem” é empregada em diferentes expressões como uma tradução para o conceito mais conhecido pela expressão em inglês landing station.

Orientações:

  • Apresentar dados e evidências que embasem os argumentos, indicando, quando possível, experiências legislativas e regulatórias nacionais e internacionais que possam servir de referência. 
  • Além disso, os respondentes são incentivados a sugerir ações governamentais para promover cenários ideais e prevenir os de risco, seja modificando regras atuais ou criando novas regras.
  • Recomenda-se que os participantes apresentem comentários ou sugestões sobre outros temas pertinentes que não tenham sido abordados nas perguntas, utilizando, para isso, o espaço reservado para contribuições livres.


Contato:
 subsidios.cabossubmarinos@mcom.gov.br

Registre sua Opinião

1. Quais devem ser os temas prioritários e estratégicos? (e.g.: diversificação geográfica, segurança, investimento, sustentabilidade etc.)

1.1. Quais fatores, tendências ou riscos (como mudanças climáticas, tensão geopolítica, novas tecnologias) que deveriam ser considerados na formulação da Política?

2000 caracteres

2. Quais princípios, valores e eixos estratégicos devem nortear uma política nacional para cabos submarinos para garantir seu alinhamento com os interesses nacionais e os desafios do setor?

2.1. Quais os objetivos para curto, médio e longo prazo devem ser adotados?

2000 caracteres

3. Quais são os principais desafios a serem enfrentados no desenvolvimento dessa política?

3.1. Quais medidas uma política nacional deve adotar para superá-los de forma eficaz?

2000 caracteres

4. De que forma essa política pode se articular com outras políticas públicas e/ou estratégias nacionais de desenvolvimento?

2000 caracteres

5. Quais são os principais desafios e oportunidades no campo regulatório para o setor?

5.1.  O atual arcabouço legal e regulatório oferece segurança jurídica adequada para os investimentos e operações do setor?

2000 caracteres

6. Existem normas ou exigências legais que dificultam ou desestimulam novos investimentos no setor?

1500 caracteres

7. Há dispositivos existentes que têm se mostrado eficazes na promoção do setor e que poderiam ser fortalecidos?

1500 caracteres

8. Quais temas regulatórios deveriam ter prioridade na formulação da política? Por favor, classifique-os do mais ao menos prioritário (e.g.: Licenciamento, proteção marítima, segurança cibernética etc.)

2000 caracteres

9. Quais arranjos de governança podem fortalecer a implementação, monitoramento e efetividade da política?

9.1. Quais instâncias, mecanismos ou modelos colaborativos podem fortalecer a articulação entre diferentes setores?

2000 caracteres

10. Como aperfeiçoar a sinergia entre a política federal e iniciativas estaduais e municipais?

2000 caracteres

11. Quais mecanismos podem assegurar a transparência, a participação social e a avaliação contínua da política, de modo a garantir sua efetividade e legitimidade ao longo do tempo?

1000 caracteres

12. De que forma a política pode fomentar parcerias e cooperação internacional em temas estratégicos?

1500 caracteres

13. Quais medidas podem ser adotadas para potencializar investimentos em rotas intercontinentais?

13.1. Como viabilizar projetos de desconcentração das atuais rotas intercontinentais? (e.g.: rotas no hemisfério sul, rotas pelo Pacífico)

2000 caracteres

14. Como a política pode incentivar a diversificação geográfica dos pontos de ancoragem além dos hubs atuais? (Se possível, indique medidas concretas que podem ser adotadas)

3000 caracteres

15. Quais vantagens e desafios para que se estabeleçam zonas de interesse para ancoragem (ZIA)?

2000 caracteres

16. Quais critérios devem ser considerados para a escolha dos locais de instalação das ZIA? (e.g.: Localização, infraestrutura, demanda, segurança, meio ambiente etc.)

2000 caracteres

17. A política deve priorizar o estabelecimento das ZIA em regiões menos desenvolvidas?

17.1. Quais seriam os impactos e benefícios?

2000 caracteres

18. Quais incentivos específicos podem ser criados para atrair investimentos para ZIA, tanto para a instalação de cabos submarinos quanto para a infraestrutura de retaguarda?

2000 caracteres

19. A política deve prever a possibilidade de criação de mecanismos para desestimular ou restringir a instalação de novos sistemas de cabos submarinos fora das ZIA ou em regiões onde já exista grande concentração de cabos? Em caso positivo:

19.1. Quais critérios devem ser utilizados para definir o que constitui uma "região de grande concentração" de cabos submarinos? (e.g.: número de cabos, capacidade total, número de pontos de ancoragem em uma área geográfica definida, etc.)

19.2. Quais tipos e formas de restrições poderiam ser considerados? (e.g.: requisitos de licenciamento mais rigorosos, taxas adicionais, priorização no licenciamento para projetos em ZIA, limitação do número de novos cabos em áreas de alta concentração, etc.)

19.3. Quais seriam os potenciais benefícios, desvantagens e desafios da implementação de tais restrições?

3500 caracteres

20. Quais mecanismos de acompanhamento e avaliação devem ser previstos para garantir o cumprimento dos objetivos das ZIA?

2000 caracteres

21. De que forma a política pode apoiar o desenvolvimento da infraestrutura de retaguarda (redes terrestres, data centers, energia) nos pontos de ancoragem?

2000 caracteres

22. De que forma a política pode fortalecer a resiliência e a segurança da infraestrutura frente a falhas, desastres, acidentes e ameaças físicas e cibernéticas?

2500 caracteres

23. Como promover a sustentabilidade ambiental na implantação e na operação dos sistemas de cabos submarinos?

2500 caracteres

24. Como mitigar conflitos com outras atividades econômicas ou ambientais nas áreas de ancoragem?

2000 caracteres

25. Quais mecanismos de fomento e incentivo podem atrair investimentos públicos e privados para o setor? (e.g.: Incentivos fiscais, PPPs, linhas de crédito etc.)

25.1. Quais formas de financiamento podem ser exploradas para viabilizar projetos estratégicos?

2000 caracteres

26. Há outros mecanismos de apoio a serem recomendados para impulsionar o setor?

2500 caracteres

27. Há experiências nacionais ou internacionais bem-sucedidas que poderiam servir de referência?

1500 caracteres

28. Como assegurar contrapartidas tecnológicas ou sociais em projetos financiados com recursos públicos?

3000 caracteres

29. Como a política pode estimular o desenvolvimento da indústria nacional de componentes, equipamentos e serviços para o setor?

29.1. Como incentivar a inovação e o desenvolvimento tecnológico na indústria nacional e quais áreas devem ser priorizadas?

29.2. Como promover a inserção de empresas brasileiras na cadeia de valor dos cabos submarinos?

3500 caracteres

30. Que programas ou iniciativas podem ser criados para capacitar mão de obra especializada brasileira?

30.1. Se existentes, quais melhorias nos programas ou iniciativas de capacitação podem ser adotados?

1000 caracteres

SEÇÃO EXTRA PARA COMENTÁRIOS OU SUGESTÕES SOBRE OUTROS TEMAS PERTINENTES QUE NÃO FORAM ABORDADOS ANTERIORMENTE

4000 caracteres

Envio de opiniões não permitido. Opine aqui encontra-se encerrado.