Consulta Pública SECTICS/MS nº 69/2025 - Principais dificuldades e desafios enfrentados para o fortalecimento do ambiente de pesquisa clínica no Brasil
Órgão: Ministério da Saúde
Setor: MS - Coordenação-Geral de Ações Estratégicas em Pesquisa Clínica
Status: Encerrada
Abertura: 04/08/2025
Encerramento: 18/09/2025
Contribuições Recebidas: 114
Resumo
Esta consulta pública tem como finalidade identificar o cenário atual e os principais desafios na condução de pesquisas clínicas no Brasil, considerando a capacidade dos centros de pesquisa clínica, os aspectos regulatórios e éticos envolvidos e outras informações relevantes. As informações coletadas auxiliarão na formulação de políticas públicas que fortaleçam o ecossistema de pesquisa clínica, promovam a inovação tecnológica e ampliem o acesso da população a novos tratamentos. O intuito é consolidar o Brasil como referência nacional e internacional em pesquisa clínica e inovação em saúde.
Além disso, esta etapa inicial visa reunir as manifestações de um amplo espectro de partes interessadas e instituições com atuação ou interesse no ecossistema da pesquisa clínica brasileiro, para subsidiar análises técnicas mais aprofundadas, e a formulação de uma proposta de atualização estratégica do Plano de Ação da Pesquisa de Clínica, a longo prazo, voltada ao fortalecimento da pesquisa clínica no Brasil.
A Consulta Pública desempenha um papel fundamental ao viabilizar a coleta de dados reais e qualificados diretamente dos atores envolvidos no ecossistema de pesquisa clínica. A escuta ativa e estruturada junto a patrocinadores, pesquisadores, centros de pesquisa e demais interessados permitirá obter uma visão concreta e abrangente sobre os principais desafios e oportunidades do setor. Tais informações são
essenciais para embasar decisões e políticas públicas mais eficazes, capazes de promover
um ambiente mais favorável, fortalecer a capacidade nacional de condução de pesquisas
clínicas e consolidar o Brasil como referência internacional em pesquisa clínica, inovação
e desenvolvimento tecnológico.
Poderão participar da presente Consulta Pública representantes de instituições públicas e privadas, empresas patrocinadoras, pesquisadores, organizações representativas, centros de pesquisa, profissionais de saúde, gestores, organizações da sociedade civil e demais interessados atuantes ou com interface nas atividades de
pesquisa clínica no país.
O formulário integra a etapa de escuta da Consulta Pública sobre Pesquisa Clínica no Brasil, promovida pelo Ministério da Saúde. As perguntas a seguir têm como objetivo coletar informações e percepções dos participantes sobre o ecossistema nacional de pesquisa clínica. As respostas devem refletir a experiência do respondente, seja pessoal ou institucional, conforme sua área de atuação.
A contribuição de cada participante será essencial para subsidiar a atualização do Plano de Ação de Pesquisa Clínica e orientar políticas públicas voltadas ao fortalecimento da pesquisa clínica no país.
A consulta ficará disponível entre os dias 04 de agosto de 2025 a 18 de setembro de 2025.
Contamos com a sua participação!
Responsável pela consulta: Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS)
Contato: pesquisaclinica@saude.gov.br
Para opinar deve estar logado no portal.
Registre sua Opinião
Bloco 1 — Identificação do Respondente
1. Você está respondendo:
2. Nome completo:
100 caracteres
3. E-mail de contato:
100 caracteres
4. Estado de atuação:
5. Categoria do respondente: (marque todas que se aplicam)
5.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe a outra categoria correspondente.
500 caracteres
Bloco 2 — Módulo Institucional (Preenchimento opcional para pessoas físicas, obrigatório para instituições)
6. Nome da instituição:
300 caracteres
7. CNPJ ou equivalente:
100 caracteres
Bloco 3 — Diagnóstico sobre o Ambiente da Pesquisa Clínica no Brasil
8. Quais são os tipos de pesquisa clínica realizadas em sua instituição: (marque todas que se aplicam)
8.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe os tipos de pesquisa clínica realizadas em sua instituição.
500 caracteres
9. Na sua visão, quais são os principais desafios para o fortalecimento da pesquisa clínica no Brasil? (Marque até 5)
9.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe os outros principais desafios para o fortalecimento da pesquisa.
500 caracteres
10. Em sua opinião, quais são as principais oportunidades para o fortalecimento da pesquisa clínica no Brasil? (marque até 3)
10.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro, informe as outras oportunidades para o fortalecimento da pesquisa clínica no Brasil.
500 caracteres
11. Como você avalia o processo regulatório sanitário brasileiro para a condução de ensaios clínicos?
12. Se desejar, comente brevemente:
500 caracteres
13. Como você avalia o processo de análise ética brasileiro para a condução de pesquisa clínica?
14. Se desejar, comente brevemente:
500 caracteres
15. Em sua opinião, quais áreas devem ser priorizadas para o aprimoramento do ecossistema nacional de pesquisa clínica? (marque até 3)
Bloco 4 — Propostas para Fortalecimento da Pesquisa Clínica
16. Em sua opinião, quais ações são necessárias para fortalecer a governança e a coordenação entre os órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital ou municipal que desenvolvem ações relacionadas à pesquisa clínica? (Marque até 3)
16.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras ações necessárias para fortalecer a governança e a coordenação entre os órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital ou municipal que desenvolvem ações relacionadas à pesquisa clínica.
500 caracteres
17. Quais ações ou políticas públicas você sugere para fortalecer a infraestrutura de pesquisa clínica? (marque até 3)
17.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras ações ou políticas públicas para fortalecer a infraestrutura de pesquisa clínica.
500 caracteres
18. Quais ações ou políticas públicas você sugere para melhorar o ambiente regulatório? (marque até 3)
18.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras ações ou políticas públicas para melhorar o ambiente regulatório.
500 caracteres
19. Quais ações ou políticas públicas você sugere para estimular a capacitação profissional? (marque até 3)
19.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras ações ou políticas públicas para estimular a capacitação profissional.
500 caracteres
20. Quais ações ou políticas públicas você sugere para atrair investimentos e patrocinadores para a pesquisa clínica do Brasil? (marque até 3)
20.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras ações ou políticas públicas para atrair investimentos e patrocinadores para a pesquisa clínica do Brasil.
500 caracteres
21. Em sua opinião, quais medidas poderiam ser adotadas para descentralizar e regionalizar a pesquisa clínica no país? (marque até 3)
21.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras medidas que poderiam ser adotadas para descentralizar e regionalizar a pesquisa clínica no país.
500 caracteres
Bloco 5 — Ecossistema Brasileiro de Pesquisa Clínica
22. Em sua opinião, quais são as principais barreiras encontradas pelos centros nas etapas de pesquisa clínica? (marque até 3)
22.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras principais barreiras encontradas pelos centros nas etapas de pesquisa clínica.
500 caracteres
23. Em sua opinião, quais são os principais desafios relacionados ao acesso, transparência e uso de dados sobre pesquisas clínicas no Brasil? (Marque até 3)
23.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe os outros principais desafios relacionados ao acesso, transparência e uso de dados sobre pesquisas clínicas no Brasil.
500 caracteres
24. Que atividades, em sua opinião, o Ministério da Saúde deve priorizar para apoiar a simplificação e eficiência do ecossistema? (marque até 3)
24.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras atividades que o Ministério da Saúde deve priorizar para apoiar a simplificação e eficiência do ecossistema.
500 caracteres
25. Em sua opinião, o Brasil deveria adotar ou formar parcerias internacionais em quais áreas? (marque até 3)
25.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras áreas nas quais o Brasil deveria adotar ou formar parcerias internacionais.
500 caracteres
26. Segundo o seu conhecimento, quais políticas ou mecanismos devem ser considerados para monitoramento contínuo de pesquisas clínicas? (marque todas que se aplicam)
26.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras políticas ou mecanismos que devem ser considerados para monitoramento contínuo de pesquisas clínicas.
500 caracteres
27. Em sua opinião, como pesquisadores podem ser melhor apoiados? (marque até 3)
27.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras formas que os pesquisadores podem ser melhor apoiados.
500 caracteres
Bloco 6 — Fortalecimento do Setor Industrial
28. Em quais áreas o apoio à pesquisa clínica pode contribuir para o fortalecimento do setor industrial? (marque até 3)
28.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras áreas onde o apoio à pesquisa clínica pode contribuir para o fortalecimento do setor industrial.
500 caracteres
29. Em sua opinião, em quais tipos de pesquisa clínica o Ministério da Saúde deveria concentrar esforços para expandir a capacidade nacional de produção? (marque até 3 opções)
29.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe os outros tipos de pesquisa clínica que o Ministério da Saúde deveria concentrar esforços para expandir a capacidade nacional de produção.
500 caracteres
30. Em sua opinião, quais mecanismos adicionais de financiamento poderiam ser acionados para ampliar o apoio à pesquisa clínica no Brasil? (marque todas que se aplicam)
30.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe os outros mecanismos adicionais de financiamento que poderiam ser acionados para ampliar o apoio à pesquisa clínica no Brasil.
500 caracteres
Bloco 7 — Ensaios Clínicos Inovadores
31. De que forma o Ministério da Saúde pode apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras? (marque até 3)
31.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras forma que o Ministério da Saúde pode apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras.
500 caracteres
32. Em sua opinião, quais áreas de inovação devem ser priorizadas nas iniciativas nacionais? (marque até 3)
32.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras áreas de inovação que devem ser priorizadas nas iniciativas nacionais.
500 caracteres
Bloco 8 — Modelos Internacionais e Financiamento
33. Quais regiões ou blocos internacionais você considera que o Brasil deva priorizar para novos acordos e colaborações? (marque até 3)
33.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras regiões ou blocos internacionais que você considera que o Brasil deva priorizar para novos acordos e colaborações.
500 caracteres
34. Quais mecanismos você considera que devem ser adotados para definição de prioridades na pesquisa clínica? (marque todas que se aplicam)
34.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe os outros mecanismos que devem ser adotados para definição de prioridades na pesquisa clínica.
500 caracteres
Bloco 9 — Políticas de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI)
35. Com base em seu conhecimento, quais políticas poderiam fortalecer a EDI em pesquisa clínica? (marque todas que se aplicam)
35.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras políticas que poderiam fortalecer a EDI em pesquisa clínica.
500 caracteres
36. Como incentivar e apoiar pesquisadores a promover a diversidade étnico-racial, de gênero e de pessoas com deficiência (PCD) nas equipes de pesquisa? (Marque até 3 opções)
37. Como incentivar e apoiar pesquisadores a envolverem pacientes e/ou membros do público como parceiros em todas as fases da pesquisa? (marque a alternativa que considere mais relevante)
38. Quais estratégias podem aprimorar a utilização de resultados de pesquisas nas decisões em saúde pública? (marque até 3)
38.1. Caso tenha selecionado a opção "Outro", informe as outras estratégias que podem aprimorar a utilização de resultados de pesquisas nas decisões em saúde pública.
500 caracteres
Bloco 10 — Comentários Finais
39. Deseja acrescentar alguma informação, sugestão ou comentário adicional? (Opcional)
1500 caracteres
40. Autoriza a divulgação pública da sua contribuição?