Consulta Pública - Acelerador Linear

Órgão: Ministério da Saúde

Setor: MS - Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

Status: Encerrada

Abertura: 22/07/2025

Encerramento: 05/08/2025

Contribuições Recebidas: 6

Resumo

A presente Consulta Pública está sendo promovida pela Secretaria da Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, com o objetivo de receber sugestões, contribuições e esclarecer dúvidas acerca dos descritivos técnicos constantes nos anexos A, B e C, que tratam do equipamento de radioterapia - Acelerador Linear.



Este processo visa promover uma melhor compreensão dos modelos disponíveis no mercado e assegurar uma melhoria contínua na definição das especificações técnicas.



Solicita-se, gentilmente, que todas as contribuições sejam realizadas por escrito, com informações claras e objetivas, para que possam ser analisadas e consideradas pelo Ministério da Saúde.



Responsável pela consulta: Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES)  

Contato para dúvidas e esclarecimentos: (61) 3315 - 3633  

E-mail: novopac.consultapublica@saude.gov.br



Objetivos da Consulta Pública:

  • Obter contribuições sobre especificações técnicas, características operacionais e padrões de qualidade dos equipamentos de saúde a serem adquiridos; 
  • Padronização das nomenclaturas atribuídas aos itens que possuem a mesma funcionalidade dentro do acelerador linear. Essa medida busca garantir maior coerência terminológica entre os dispositivos existentes no mercado. A padronização visa ainda facilitar a identificação e o enquadramento desses equipamentos nos processos de aquisição;
  • Levantar informações sobre disponibilidade tecnológica, capacidade produtiva e prazos de fornecimento nacional; 
  • Identificar soluções inovadoras e boas práticas relacionadas à manutenção, suporte técnico e sustentabilidade dos equipamentos; 
  • Subsidiar o planejamento e a elaboração de editais futuros de aquisição;
  • Promover a transparência, a participação social e o diálogo com o setor produtivo, contribuindo para a qualificação das políticas públicas de saúde e o fortalecimento do SUS.



A consulta abrange Aceleradores Lineares, incluindo os três sugestivos de descritivos abaixo: 


ITEM/ANEXO

EQUIPAMENTO

A Acelerador Linear 6MV

B

Acelerador Linear 6MV (com Beam Stopper)
CAcelerador Linear (Fótons e Elétrons)
 
 



Os descritivos técnicos apresentados em anexo são de caráter sugestivo, elaborado com base em informações e parâmetros assistenciais mínimos necessários para o atendimento das empresas fornecedoras.

Espera-se como resultado da consulta pública que sejam apresentadas sugestões de aperfeiçoamento do descritivo técnico, bem como sua justificativa e proposta de preço com os equipamentos que atendam ou superem as especificações indicadas, em conformidade com as legislações sanitárias e normativas técnicas vigentes. 




Participação na Consulta Pública:

Para participar da consulta, os interessados devem seguir os passos abaixo:

I. Baixar os descritivos técnicos (abaixo) com os parâmetros mínimos solicitados pela SAES em relação aos equipamentos;


II. Preencher os Modelos (Anexo A , B e C ) abaixo;


III. Enviar os Modelos preenchidos, bem como a Proposta de Preço e demais informações pertinentes (tais como folhetos, portfólio, manuais e outros documentos que a empresa julgar relevantes) para o e-mail novopac.consultapublica@saude.gov.br (as informações serão acessadas apenas pelo Ministério da Saúde);


IV. Preencher o formulário abaixo com os dados requeridos para a análise das contribuições; 


V. As contibuições recebidas somente poderão ser consideradas se forem atendidos os passos III e IV.



Importante: Para que as sugestões de aperfeiçoamento do descritivo técnico sejam considerados, é necessário que se apresente, de forma clara e objetiva, uma proposta de texto para cada item em questão. Além disso, é imprescindível que essa sugestão seja acompanhada de uma justificativa técnica detalhada, ou seja, uma explicação fundamentada que esclareça o motivo da proposta de alteração. A ausência dessa justificativa técnica impossibilitará a avaliação da sugestão.



Caso hajam dúvidas, entre em contato com a equipe responsável por meio dos canais informados (telefone e e-mail).

Consulte o Documento

 
RESPOSTA CONSULTA PÚBLICA - Descritivos Acelerador Linear
RESPOSTA CONSULTA PÚBLICA - Descritivos Acelerador Linear

Baixar em PDF - Tamanho do arquivo: 507,01 KB

 
 
Descritivos técnicos - Acelerador Linear modelo A, B e C
Descritivos técnicos - Acelerador Linear modelo A, B e C

Baixar em PDF - Tamanho do arquivo: 795,38 KB

 
 
ANEXO A - Acelerador Linear 6MV
ANEXO A - Acelerador Linear 6MV

Baixar em PDF - Tamanho do arquivo: 28,73 KB

 
 
ANEXO B - Acelerador Linear 6MV (com Beam Stopper)
ANEXO B - Acelerador Linear 6MV (com Beam Stopper)

Baixar em PDF - Tamanho do arquivo: 28,76 KB

 
 
ANEXO C - Acelerador Linear (Fótons e Elétrons)
ANEXO C - Acelerador Linear (Fótons e Elétrons)

Baixar em PDF - Tamanho do arquivo: 29,38 KB

 

Registre sua Opinião

1. Nome da Empresa:

300 caracteres

2. N.º de CNPJ:

300 caracteres

3. Fábricante ou Importador:





4. E-mail Institucional:

300 caracteres

5. Os equipamentos fornecidos estão de acordo com as especificações sugeridas no Caderno de Consulta Pública?




6. Possuem pós venda no Brasil?




7. Caso tenha selecionado a segunda opção: "Sim, possuímos com empresa autorizada / representante", por gentileza, informe qual:

300 caracteres

8. Envie a proposta da empresa com as especificações técnicas do equipamento e orçamento solicitado para o e-mail: novopac.consultapublica@saude.gov.br




Para fins de aplicação de margens de preferência e de requisitos de conteúdo nacional nas compras governamentais de tais equipamentos, pergunta-se:

I. Os equipamentos fabricados pela empresa estão registrados no Cadastro do Finame do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CFI/BNDES)? Em caso afirmativo, liste os produtos cadastrados e os respectivos códigos com base na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

300 caracteres

II. A empresa é habilitada na Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991), na Lei de Informática da ZFM (Lei nº 8.387/1991) ou na ZFM (Decreto-Lei nº 288/1967)?

300 caracteres

III. Quais equipamentos fabricados pela empresa estão amparados pelas respectivas leis? Em caso afirmativo, liste os produtos habilitados e os respectivos códigos com base na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

300 caracteres

IV. Os equipamentos fabricados pela empresa são resultantes de tecnologias desenvolvidas no País, segundo os critérios das Portarias MCT nº 950, de 12.12.2006, ou MCTI nº 4.514, de 02.03.2021 e, portanto, possuem o reconhecimento de bens ou produtos desenvolvidos no País pelo MCTI? Em caso afirmativo, liste os produtos reconhecidos e os respectivos códigos com base na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

300 caracteres

Envio de opiniões não permitido. Opine aqui encontra-se encerrado.