Notícias
PESQUISA
Pesquisa propõe programa de acreditação para radiologia odontológica em serviços da Força Aérea Brasileira
Publicado em
11/09/2025 11h05
Atualizado em
11/09/2025 11h27
Pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Radioproteção e Dosimetria do IRD (PPG/IRD) investigou o uso da Tomografia Computadorizada por Feixe Cônico (TCFC) em serviços odontológicos da Força Aérea Brasileira, técnica cada vez mais empregada em planejamento de implantes dentários, avaliação óssea da mandíbula e maxila e diagnóstico de lesões e tumores ósseos. O exame permite obter imagens de alta precisão, porém demanda critérios rigorosos de indicação e protocolos que reduzam a exposição dos pacientes à radiação.
A tese “Aplicações da Tomografia Computadorizada por Feixe Cônico nos Serviços Odontológicos da Força Aérea Brasileira: Avaliação e Implementação de um Programa de Acreditação” foi apresentada, em 27 de agosto, por Rachel Albuquerque Rocha, sob orientação de Lucía Viviana Canevaro, pesquisadora que atua na Divisão de Monitoração Individual e Radioproteção na Saúde (então Divisão de Física Médica, à epoca da pesquisa), e Luiz Antônio Ribeiro da Rosa, professor do PPG/IRD. A banca contou com avaliadores do Instituto de Física da UFRJ, da Faculdade de Odontologia da UERJ e de especialistas do IRD.
A partir de avaliações dosimétricas e de controle de qualidade, foi destacada a necessidade de programas contínuos de garantia da qualidade, fundamentais para assegurar a segurança do paciente, a qualidade da imagem e a eficiência do processo. Durante o desenvolvimento do trabalho, todas as ações adotadas e estudos realizados foram no sentido de preparar a Aeronáutica para um programa de acreditação, a ser realizado por um órgão capacitado. Foram analisadas informações referentes a todas as etapas do exame de diagnóstico por imagem (do agendamento ao recebimento do laudo, passando pelo exame propriamente dito) e elaborada uma lista de verificação para acreditação de serviços de radiologia odontológica de tomografia computadorizada de feixe cônico.
Impactos e perspectivas
O modelo propõe um trabalho integrado entre processos e profissionais, assegurando que todas as imagens sejam obtidas seguindo protocolos definidos e que os laudos tenham clareza e consistência. A implementação do programa foi voltada à Seção de Radiologia Oral do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), servindo como modelo para futuras iniciativas em outros serviços de diagnóstico odontológico.
O programa proposto abrange dimensões como Governança e Gestão, Gestão da Qualidade, Realização do Exame, Apoio Diagnóstico, Gestão da Infraestrutura, Radiação e Segurança, entre outras. De acordo com a autora, a implementação de um programa de acreditação promove uma cultura de melhoria contínua. “Isso implica em serviços de saúde de alta qualidade, segurança do paciente e conformidade com os padrões regulatórios e de qualidade exigidos pelo setor de saúde”, afirmou.
Além da atualização de protocolos já existentes no HFAG, a pesquisa reforçou a importância de aprimorar o sistema para coleta e análise padronizada de dados clínicos, operacionais e de gestão. Essas informações são essenciais para otimizar recursos, melhorar continuamente o atendimento e garantir maior confiabilidade nos serviços prestados.