Notícias
Outubro rosa com apresentação e ações de conscientização
Publicado em
22/10/2025 12h08
Atualizado em
23/10/2025 21h42
Para marcar a campanha Outubro Rosa, a Seção de Desenvolvimento de Pessoas da ANSN promoveu apresentação sobre prevenção, detecção precoce e proteção radiológica, no dia 22 de outubro, no auditório do IRD/ANSN, além de ações de conscientização e foto coletiva. O superintendente-geral do IRD, André Quadros, e o coordenador-geral de gestão de pessoas ANSN, Leonardo Bezerra, fizeram a abertura e destacaram a importância de ações que promovem qualidade de vida e saúde.
No início da atividade foram apresentados vídeos curtos com depoimentos relacionados ao tema, para motivar e demonstrar a importância do autocuidado. A palestra coube à pesquisadora Ana Dovales, da Seção de Radioproteção na Saúde do IRD, que trouxe o objetivo da campanha: compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade para este tipo de câncer. Ela destacou que a mamografia é o método mais eficaz para detectar precocemente o câncer de mama. Enfatizou sobre a importância do autocuidado e de hábitos de vida saudáveis, além de abordar alguns mitos e informações falsas a respeito da doença.
São fatores de risco para câncer de mama o envelhecimento, história familiar, menarca precoce, menopausa tardia, ausência de gestação, exposição à radiação. Como fatores de risco modificáveis estão a obesidade, o sedentarismo, o consumo de álcool e o tabagismo. Quando tratado adequadamente e em tempo oportuno, a maioria dos casos de câncer de mama apresenta bom prognóstico.
A pesquisadora também lembrou que em 1990 o IRD iniciou seu programa de qualidade em mamografia, levado adiante pelo Inca e de extrema importância até os dias atuais. Ela relacionou diversos trabalhos realizados pelo IRD relacionados à radioproteção, qualidade de imagem, segurança para pacientes. “Em um trabalho recente de doutorado sobre estratégias de rastreamento voltamos a mostrar que, independentemente do protocolo seguido, o número de vidas salvo é muito mais alto do que o risco devido à radiação presente no exame”.
Dando continuidade às iniciativas do Outubro Rosa, a ANSN realiza, na próxima terça-feira (29/10), às 10h, no CT-1 do IRD/ANSN, uma palestra em parceria com a Fundação Assefaz. Com o tema “Câncer de Mama: Conhecimento, Prevenção e Esperança”, o evento é voltado para servidoras, colaboradoras e alunas, e busca estimular o diálogo sobre cuidado, informação e prevenção.