Notícias
SEGURANÇA
Exercício AIEA voltado à preparação e resposta a emergências
Foi realizado de 2 a 4 de setembro o ConvEx-2b, exercício global no âmbito da Convenção Assistência em Caso de Acidente Nuclear ou Emergência Radiológica, da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O objetivo é avaliar e aprimorar ainda mais a estrutura internacional de preparação e resposta a emergências, no que diz respeito à prestação de assistência internacional a um país afetado por um acidente nuclear ou emergência radiológica.
No cenário hipotético teria ocorrido uma explosão de uma bomba suja (combinação de explosivos com material radioativo), na Colômbia, com consequentes desdobramentos. O país poderia solicitar assistência à Rede de Assistência e Resposta (RANET – Response Assistance Network), da AIEA, da qual o IRD faz parte. Entre outros capacidades, o RANET pode oferecer assistência nas áreas de monitoração radiológica ambiental, apoio médico, descontaminação e gestão de rejeitos. Além do Brasil, Argentina e Canadá também ofereceram assistência. Ao final do terceiro dia de trabalho, foi elaborado um Plano de Ação para a Assistência, que continha a contribuição oferecida pelos três países.
Profissionais da Divisão de Emergências Radiológicas e Nucleares (DIEME) e da Divisão de Radioproteção (DIRAP) do IRD se somaram a colegas da Sede da atual Autoridade Nacional de Segurança Nuclear para atuar de forma coordenada neste exercício. Além desses, participaram do ConvEx-2b representantes do Laboratório de Poços de Caldas (LAPOC), do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON) e da Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade.
De acordo com a AIEA, o ConvEx-2b apresentou um cenário hipotético para testar o emprego da plataforma USIE (Sistema Unificado para Compartilhamento de Informações em Incidentes e Emergências) pelas Autoridades Nacionais Competentes dos países participantes do exercício. Foram verificados os procedimentos de notificação, troca de informações, solicitação e prestação de assistência.