Notícias
ANSN realiza visita institucional à ANEEL para fortalecer cooperação entre as agências
O presidente da ANEEL, Sandoval Feitosa, e equipe, reunidos com a Diretoria Colegiada da ANSN. - Foto: Assessoria de Comunicação ANEEL
A diretoria da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) realizou, no dia 17 de novembro, uma visita de cortesia à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A comitiva foi composta pelo diretor-presidente Alessandro Facure, pelo diretor de Instalações Nucleares e Salvaguarda, Ailton Fernando Dias, e pela diretora de Instalações Radiativas e Controle, Lorena Pozzo.
Os representantes da ANSN foram recebidos pelo presidente da ANEEL, Sandoval Feitosa, pelos diretores Gentil Nogueira e Willamy Frota e demais membros da equipe gestora. Na ocasião, a recém-estruturada Autoridade apresentou sua missão institucional, seu marco legal e o histórico de criação do órgão regulador independente, estabelecido pela Lei nº 14.222/2021.
Ao longo do encontro, as diretorias discutiram as áreas de interface regulatória entre ANSN e ANEEL, considerando temas como segurança tecnológica, governança, gestão institucional, processos regulatórios e práticas de supervisão baseadas em análise de risco. Também foram exploradas experiências da ANEEL em pontos estratégicos para o fortalecimento da ANSN, em especial no estabelecimento do processo sancionatório, na recepção e ambientação de novos servidores e na estruturação de rotinas administrativas e técnicas.
Durante a reunião, foram abordados temas relacionados à areas de interface como o fundo de descomissionamento das usinas e aspectos relacionados a fabricação de combustíveis nuclear e seu impacto nas tarifas. "Foi uma reunião muito proveitosa para a ANSN, sobretudo pela disponibilidade da ANEEL de compartilhar suas experiências como agência reguladora", afirmou Facure.
A equipe da ANEEL colocou-se à disposição para colaborar com a consolidação da ANSN, compartilhando práticas, metodologias e lições aprendidas ao longo de sua trajetória de mais de duas décadas como agência reguladora consolidada.
A agenda reforça o compromisso da ANSN em construir uma regulação nuclear moderna, transparente e alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais, fortalecendo o diálogo com instituições parceiras e ampliando sua capacidade de atuação em benefício da segurança nuclear no Brasil.