Notícias
ANSN participa de curso internacional sobre segurança cibernética em sistemas de controle de instalações nucleares
Capacitação contribui para o aprimoramento das atividades regulatórias relacionadas às instalações do ciclo do combustível nuclear - Foto: Crédito: AIEA
servidor Eduardo Souza Motta, chefe do Distrito de Resende (DIRES) da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), participou do International Training Course on Computer Security for Industrial Control Systems at Nuclear Facilities , promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). O treinamento ocorreu entre 8 e 12 de dezembro de 2025, no Instituto de Tecnologia da Áustria (AIT), em Viena.
Voltado ao fortalecimento das capacidades globais de proteção cibernética, o curso abordou métodos e ferramentas utilizados no monitoramento da segurança de sistemas de controle industrial, com foco em estratégias de detecção de comprometimentos e respostas a incidentes que possam afetar instalações nucleares. A programação incluiu atividades práticas, estudos de caso e exercícios técnicos desenvolvidos em ambiente especializado.
A presença da ANSN no treinamento reforça o compromisso institucional com a atualização permanente de seus quadros e com a adoção de práticas regulatórias alinhadas aos padrões internacionais de segurança nuclear e proteção física. A capacitação contribui diretamente para o aprimoramento das atividades regulatórias relacionadas às instalações do ciclo do combustível nuclear, especialmente em temas emergentes como segurança cibernética aplicada ao ambiente nuclear.
A participação também evidencia o esforço contínuo da Autoridade para fortalecer sua atuação técnica frente aos novos desafios e riscos associados à digitalização e automação de sistemas críticos no setor nuclear.