Notícias
ANSN participa da abertura do exercício nacional de resposta a emergências nucleares
Daniel Palma (à direita), coordenador-geral de Reatores da ANSN, na mesa de abertura - Foto: Assessoria de Imprensa INB
A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) participou, nesta quarta-feira (22/10), da abertura oficial da 13ª edição do Exercício Parcial Integrado de Resposta a Emergência e Segurança Nuclear (RESEX-2025), promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR). O treinamento ocorreu na Fábrica de Combustível Nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil (FCN/INB), em Resende (RJ).
A ANSN foi representada pelo coordenador-geral de Reatores, Daniel Palma, e pelos integrantes do Comitê de Preparação e Resposta a Emergências Nucleares de Resende (COPREN/RES), Marcelo Valim e Helena de Fazio, que, além de participarem da reunião de abertura, estão engajados nas atividades práticas do exercício. Também participou o servidor Raul dos Santos, da área de Emergência Nuclear do IRD/ANSN, atuando como avaliador das ações realizadas durante o RESEX-2025.
O exercício tem como propósito testar, aperfeiçoar e fortalecer os procedimentos de resposta a situações de emergência radiológica e nuclear, estimulando a coordenação entre órgãos e instituições envolvidas na segurança operacional das instalações nucleares. A iniciativa contribui para o aperfeiçoamento contínuo da capacidade de resposta e para a proteção da população e do meio ambiente.
Com sua participação, a ANSN reafirma o compromisso institucional com a segurança nuclear, a prevenção de acidentes e o fortalecimento da cultura de prontidão, em conformidade com as melhores práticas nacionais e internacionais.