Notícias
SAÚDE E REGULAÇÃO
ANSN e Anvisa avançam em cooperação regulatória durante reunião no Ministério da Saúde
ANSN foi representada pela diretora Lorena Pozzo, sua assessora Flavia Teixeira, Cintia Melazo, a coordenadora-geral de Instalações Radiativas. - Foto: Divulgação MS
A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) participou, nesta segunda-feira (22), de uma reunião no Gabinete do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que contou também com a presença dos cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O encontro marcou um passo importante para a aproximação entre as duas instituições e a construção de estratégias conjuntas no campo da regulação, especialmente em áreas ligadas à proteção radiológica, radiofármacos e radioterapia.
Para a diretora de Instalações Radioativas e Controle da ANSN, Lorena Pozzo, a presença de todos os diretores da Anvisa foi um sinal inequívoco do engajamento institucional. “A participação dos cinco diretores mostra o comprometimento do Ministério da Saúde e da Anvisa com a questão regulatória, sob a ótica da proteção radiológica, e a disposição de harmonizar atividades que envolvem os dois órgãos”, afirmou.
Lorena ressaltou que todas as diretorias da Anvisa têm interface com a atuação da ANSN, seja na fiscalização, na elaboração de normas ou na precificação de radiofármacos. “Esse alinhamento é fundamental para avançarmos de forma integrada”, acrescentou.
Entre os temas discutidos, foi ressaltado o papel da ANSN na regulação da medicina nuclear e da radioterapia, bem como sua colaboração em iniciativas estratégicas do Governo Federal.
“Temos atuado junto ao PERSUS 2, programa que amplia o número de aceleradores lineares de radioterapia no país, e também em diálogo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics) para contribuir, do ponto de vista regulatório, com alternativas de produção de radiofármacos”, Lorena, referindo-se ao Plano de Expansão da Radioterapia no SUS.
O encontro reuniu, além de Lorena, a sua assessora Flavia Teixeira, a coordenadora-geral de Instalacoes Radiativas, Cintia Melazo, pela ANSN, e dos dirigentes da Anvisa, a secretária da Sectics, Fernanda Negri, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, secretário adjunto Sectics, Eduardo Jorge, e o ministro Alexandre Padilha.
A partir da reunião, ficou estabelecida a intenção de ampliar a cooperação técnica, que poderá culminar na assinatura de um Memorando de Entendimento entre as duas agências reguladoras.
Lorena considerou o diálogo foi altamente produtivo: “Foi um encontro muito proveitoso, que abre caminho para uma cooperação mais estruturada entre ANSN e Anvisa. Essa aproximação é decisiva para assegurar que o avanço da medicina nuclear e da radioterapia no Brasil ocorra sempre com a máxima segurança e em benefício da população.”