Metrologia de Radionuclídeos

Publicado em 11/10/2021 00:43Modificado em 11/10/2026 16:55
Compartilhe:

O Serviço de Calibração de Radionuclídeos

Fornece aos usuários fontes e soluções radioativas padronizadas para a grandeza Atividade, cuja calibração é obtida em sistemas de medição com rastreabilidade vinculada à rede internacional de metrologia. A equivalência metrológica é assegurada por meio de uma cadeia contínua de comparações-chave e intralaboratorial em que cada valor de Atividade obtido é declarado com a estimativa criteriosa dos componentes de incerteza envolvidos. Alguns padrões radioativos são regularmente submetidos ao Sistema Internacional de Referência (SIR/BIPM) para que, por meio de medições, sejam verificadas a consistência e atualidade de suas propriedades metrológicas. Ademais, um programa interno de controle de qualidade de padrões de trabalho e sistemas de medição é responsável pela verificação contínua de suas propriedades e parâmetros envolvidos no processo.

Tipos de Radionuclídeos

Centenas de padrões de trabalho e matrizes simuladas para programas de intercomparação de radiofármacos e monitoração ambiental são ofertadas anualmente em diferentes geometria e forma física por este Serviço que conta com uma estrutura de operação e gerenciamento capaz de atender a crescente demanda de fontes e soluções de referência no país.

Os principais tipos e formas de fontes podem ser vistos na figura a seguir, os quais são confeccionadas sob rígido controle.

Fontes líquidas em ampolas
Fontes líquidas em ampolas

Fontes eletrodepositadas em disco
Fontes eletrodepositadas em disco
Fontes eletrodepositadas em disco
Fontes eletrodepositadas em disco
fontes puntiformes
fontes puntiformes

Certificado de Calibração e Incerteza na Medição

Os padrões fornecidos são acompanhados de Certificados de Calibração que contêm dados sobre: identificação do cliente, tipo e forma do radionuclídeo, Atividade do radionuclídeo (Bq ou Bq/g, unidades do SI) na data de referência e incerteza, sistema ou método de medição utilizado, rastreabilidade, detalhes sobre confecção da fonte e assinaturas dos responsáveis pela calibração e pelo serviço.

Todas as medições relacionadas à grandeza Atividade são acompanhadas pela estimativa da incerteza, conforme a versão brasileira do Guia para Expressão da Incerteza de Medição(1998). O cálculo leva em conta as condições ambientais, de operação e instrumentais em que se realizam as medições. A Capacidade de Medição e Calibração (CMC- Calibration and Measurement Capabilities) que descreve as grandezas, a faixa de medição e a incerteza praticada pelo laboratório pode ser verificada no Banco de dados do BIPM

Para formalizar sua solicitação de fontes radioativas certificadas, acesse o portal de serviços do governo federal:

Obter fontes radioativas certificadas no Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes - IRD — Português (Brasil) (www.gov.br)

Compartilhe: