Notícias
BOLETIM DO MUSEU DE BIOLOGIA MELLO LEITÃO - SÉRIE INMA
Publicada nova edição especial do Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão – Série INMA
Estudos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Doce (BHRD) como um espaço de transformação, aprendizado e esperança integram a nova edição especial do Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão - Série INMA.
A edição conta com os editores convidados Marinez Ferreira de Siqueira e Stella Mata, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e Kele Rocha Firmiano e Guilherme Sanches Corrêa do Nascimento, do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).
A BHRD é uma área que sofreu grandes impactos ambientais - como seu longo histórico de desmatamento e o rompimento da barragem de Fundão em 2015. Para a editora-chefe do Boletim, Juliana Lazzarotto, a publicação reforça o papel da instituição na produção de conhecimento aplicado à conservação. “Esta edição materializa o esforço institucional contínuo em produzir ciência de alta qualidade que sirva como guia para a tomada de decisão, orientando políticas públicas”, afirma Juliana.
Os artigos decorrem de pesquisas desenvolvidas no Subprograma “Conservação e restauração da Mata Atlântica na Bacia Hidrográfica do Rio Doce” do Programa de Capacitação Institucional (PCI–INMA), supervisionado pela pesquisadora Marinez Siqueira entre 2019 e 2025. A edição reúne estudos que integram biodiversidade, caracterização climática presente e futura, usos da terra e impactos sobre as espécies vegetais. Os estudos destacam que restauração ecológica não é só recuperar a floresta, mas restabelecer processos, aumentando a diversidade funcional das comunidades. Para os editores, restaurar o Rio Doce é um desafio de longo prazo que exige cooperação, diálogo e compromisso ético com o futuro.
A edição completa pode ser conferida no link https://editora.inma.gov.br/index.php/mbml/issue/view/10
O Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão - Série INMA já está com as submissões abertas para duas edições especiais em 2026.
Saúde e Biodiversidade (v. 3, n. 1)
Tema: O Papel da Biodiversidade na Regulação de Zoonoses e Promoção da Saúde Pública
Submissões: Até 31/03/2026
Editores convidados: Mariana Malzoni Furtado e Sérgio Lucena Mendes
Áreas: Medicina Veterinária, Medicina da Conservação, Saúde, Biologia, Ecologia, entre outras
Tecnologia na Conservação (v. 3, n. 2)
Tema: O Uso de Tecnologias a Favor da Conservação da Mata Atlântica
Submissões: Até 30/06/2026
Editores convidados: Taís Rizzo Moreira e Thiago Mafra Batista
Áreas: Monitoramento (VANTs, SWAP, eDNA), Ecologia e Biologia da Conservação
Acesse o link https://editora.inma.gov.br/index.php/mbml/about/submissions para ter mais detalhes sobre as diretrizes de submissão. Participe e contribua com ciência na Mata Atlântica!