EXPOT&C

As paisagens da Mata Atlântica são o tema do estande do INMA na ExpoT&C, feira que ocorre durante a 78ª Reunião Anual da SBPC

ExpoT&C começou nesta segunda-feira (27/07) na Universidade Federal Fluminense em Niterói, Rio de Janeiro

Publicado em 27/07/2026 09:05Modificado em 30/07/2026 10:14
Compartilhe:
Estande do INMA (Instituto Nacional da Mata Atlântica) na ExpoT&C. O espaço tem estrutura em madeira clara e piso azul. Na lateral esquerda, há um painel com o título "Paisagens da Mata Atlântica, ilustrando ambientes como manguezais, restingas e florestas, além de uma mesa com maquetes.
Os diversos ecossistemas da Mata Atlântica são o destaque do estande do INMA no evento. Foto: Paula Martins

Na ExpoT&C deste ano, o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) convida o público a conhecer os diversos ecossistemas que compõem o bioma. A feira integra a programação da 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que tem como tema “Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão”.  

“A Mata Atlântica é um dos biomas mais biodiversos do planeta, mas muitas pessoas ainda a associam apenas às grandes florestas. Nosso objetivo é mostrar que manguezais, restingas, campos rupestres, campos de altitude, ambientes aquáticos e inselbergues também fazem parte desse patrimônio natural. Cada um desses ecossistemas abriga espécies únicas, desempenha funções ecológicas essenciais e contribui para a extraordinária diversidade do bioma. Ao conhecer essa variedade de paisagens, o público amplia sua compreensão sobre a Mata Atlântica e percebe que a conservação de todos esses ambientes é fundamental para proteger sua biodiversidade", explica a Coordenadora de Ciências do INMA, Grasiella Ventura Matioszek.

Um dos destaques do estande do INMA são os animais taxidermizados e preservados em via líquida. 

“Os exemplares apresentados no estande permitem que o público observe de perto a diversidade de formas, características e adaptações dos animais da Mata Atlântica. Além de despertarem a curiosidade, as coleções zoológicas são fundamentais para a pesquisa científica, pois preservam registros da biodiversidade e fornecem informações importantes para compreender e conservar as espécies”, diz o pesquisador do INMA, Chaim José Lasmar. 

O visitante também pode conferir outros materiais didáticos como vídeos, maquetes e jogos. 

“A proposta do estande é despertar o interesse pela ciência e pela conservação ambiental de forma lúdica e acessível a pessoas de todas as idades. Jogos educativos, como o jogo da memória "Quem sou eu?" e "A jornada do peixe", juntamente com quatro maquetes que representam diferentes ecossistemas do bioma, auxiliam os visitantes a construir memórias visuais sobre as paisagens, a fauna e a flora da Mata Atlântica”, destaca a pesquisadora Nara Mota.

A ExpoT&C pode ser visitada até sábado (01/08). 

ExpoT&C 2026

📅 Data: 27 de julho a 1º de agosto de 2026

🕘 Horários:

  • Segunda (27 de julho) 8h às 18h

  • Terça, quarta e sexta-feira (28, 29 e 31 de julho): 9h às 18h

  • Quinta-feira (30 de julho): a partir das 13h

  • Sábado (1º de agosto): 9h às 17h

📍 Local:
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá, Niterói, Rio de Janeiro 

Categorias
Ciência e Tecnologia
Compartilhe: