Processo Seletivo – PESID 2025
INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO PESID 2025
1. PROCESSO SELETIVO
1.1. O processo seletivo do Workshop de Extensão em Segurança Internacional e Defesa (PESID) será conduzido pela Escola Superior de Guerra (ESG), por meio do Instituto Therezinha de Castro (ITC).
1.2. O processo é voltado, preferencialmente, para estudantes de graduação e recém-formados com interesse de pesquisa em temas de Segurança Internacional e Defesa.
1.3. As inscrições ocorrerão por meio de formulário eletrônico, disponível aqui.
1.4. Poderão se inscrever candidatos que estejam:
a) regularmente matriculados ou tenham concluído cursos de graduação reconhecidos pelo MEC;
b) Interessados em pesquisa acadêmica em Segurança Internacional e Defesa;
1.5. Para participar da seleção, o candidato deverá preencher o formulário online e anexar os seguintes documentos obrigatórios:
a) Documento oficial com foto;e
b) Comprovante de matrícula ou diploma/ declaração de conclusão de graduação.
1.6. A seleção será realizada com base nos seguintes critérios:
a) Afinidade da trajetória acadêmica com as linhas de pesquisa do PPGSID: Linha 1: Geopolítica e Segurança Internacional e Linha 2: Políticas, Estratégias e Planejamento de Defesa;
b) Clareza e coerência na apresentação da justificativa de interesse pelo curso, escrita em até 10 linhas;
c) Potencial de contribuição acadêmica e profissional do candidato nas áreas de Segurança Internacional e Defesa;
d) Representatividade regional e diversidade institucional.
1.7. Serão disponibilizadas até 40 (quarenta) vagas para candidatos aprovados.
1.8. Os candidatos classificados além do limite de vagas comporão uma lista de espera e poderão ser convocados em caso de desistências.
1.9. A participação no curso é gratuita e inclui certificação emitida pela ESG, com carga-horária de 30 (trinta) horas presenciais.
1.10. Os casos omissos ou dúvidas relativas ao processo serão resolvidos pela Coordenação do PESID.
2. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL E CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO
2.1. O resultado final será divulgado na página oficial da ESG até 14 de julho de 2025.
2.2. Candidatos selecionados que desejarem cancelar sua participação deverão informar à organização por e-mail: cursos.itc@esg.br
2.3. A convocação de suplentes será feita por e-mail, conforme a ordem da lista de espera.
3. INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Para dúvidas e esclarecimentos sobre o processo seletivo do PESID 2025, entre em contato com:
-
Coordenação do PESID: secretaria.itc@esg.br
-
Instituto Therezinha de Castro (ITC) – Escola Superior de Guerra (ESG)
Todas as atualizações, formulários e informações estarão disponíveis nesta página.