Mestrandos da ESG visitam o 21º GAC

Publicado em 13/07/2022 12:28Modificado há 4 anos
Compartilhe:

No dia 1º de julho, os alunos do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da Escola Superior de Guerra (ESG) visitaram o 21º Grupo de Artilharia de Campanha (21º GAC), Grupo Monte Bastione, em Niterói - RJ.

Na ocasião a comitiva foi recepcionada pelo comandante do 21º GAC, Coronel Flávio Henrique, e pelo gestor cultural da organização, Capitão Castricini, que ministraram uma apresentação da história do sítio arqueológico, assim como acompanharam os alunos durante a visita às instalações da organização militar.

O corpo de Artilharia foi criado em 16 de abril de 1736, por meio da Carta Régia assinada por Dom João VI. As fortificações tinham como finalidade defender a entrada da Baía de Guanabara. Ao longo de três séculos de história, o Grupo Monte Bastione passou por diversas transformações e distintas denominações, além de ter participado de grandes participações históricas, como as Guerras Guaranítica, dos Farrapos, Civil Uruguaia, do Paraguai, de Canudos, da Segunda Guerra Mundial, entre outras.

A aluna do PPGSID, Yasmim Reis, comentou sobre a atividade: “A visita ao Forte Barão do Rio Branco nos proporcionou revisitar nossa rica história nacional, assim como conhecer o sítio arqueológico que sedia as fortificações que, desde o século XVIII, têm contribuído para a proteção de nossa cidade e do Brasil”.

Fonte e fotos: PPGSID da ESG 

Compartilhe: