Notícias
SABEIS libera acesso público a dados do SUS
A Sala Aberta de Situação em Saúde (SABEIS) — principal ferramenta de monitoramento das tecnologias incorporadas ao SUS e iniciativa do DGITS/SCTIE/MS — passou a oferecer acesso direto aos seus dados abertos por servidor FTP/SFTP, permitindo consulta e download simplificados para análises, pesquisas e inovação em saúde digital.
A SABEIS é originada dos dados abertos do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS), reunindo todos os seus subsistemas para disponibilizar dados individualizados e anonimizados dos procedimentos registrados nas Autorizações de Procedimentos Ambulatoriais (APAC). Atualmente o banco está disponível até dezembro de 2024, incluindo séries de medicamentos do Componente Especializado (SIGTAP 06.04) e quimioterápicos (SIGTAP 03.04).
O acesso direto empodera cada pesquisador, gestor e desenvolvedor a utilizar os dados no próprio fluxo de trabalho e com os métodos de sua preferência, sem intermediários. Na prática, isso viabiliza:
- Estimativas sob medida (demanda aferida, adesão, persistência terapêutica) com recortes por tempo, território e perfil do paciente.
- Avaliações de equidade (sexo, idade, raça/cor, território) e monitoramento de populações específicas.
- Planejamento e gestão (projeções de gasto, logística de oferta, priorização de serviços).
- Reprodutibilidade científica, com pipelines versionáveis e integráveis a R, Python e BI.
O acesso à SABEIS via FTP foi apresentado no curso pré-congresso da VI REBRATS: “Acesso aos Dados da SABEIS via FTP utilizando a Linguagem R” no dia 05 de dezembro de 2025. O material do curso está disponível em: https://github.com/sabeis-ats/curso_rebrats2025
O acesso pode ser feito de duas formas:
- Via R (com o pacote curl), utilizando o código abaixo:
library(curl)
url <- "sftp://45.231.133.29:7891/srv/ftp/dadosabertos/"
userpwd <- "livre:12345"
h <- new_handle(userpwd = userpwd, dirlistonly = TRUE)
con <- curl(url, handle = h)
arquivos <- readLines(con)
close(con)
head(arquivos)
- Via FileZilla, utilizando as seguintes credenciais:
- Host: sftp://45.231.133.29:7891/srv/ftp/dadosabertos/
- Usuário: livre
- Senha: 12345
- Porta: 7891
A disponibilização desses dados reforça o compromisso com a transparência, reprodutibilidade científica e fortalecimento da inteligência em saúde no SUS, permitindo que pesquisadores, gestores e desenvolvedores acessem dados anonimizados de forma simples e segura.