Plenária do Gafi: Coaf lidera delegação brasileira em Paris
Evento ocorreu de 26 a 30 de outubro e tratou de temas como criptomoedas e combate a fraudes

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) chefiou a delegação brasileira na Reunião Plenária e nos Grupos de Trabalho do Grupo de Ação Financeira (Gafi). O evento ocorreu em Paris, na França, de 26 a 30 de outubro.
A semana começou com as reuniões dos cinco Grupos de Trabalho, que preparam as decisões levadas à Plenária, que ocorre para nos últimos dias de encontro. Os principais temas foram: combate à lavagem de dinheiro, uso de criptomoedas em atividades ilícitas e movimentação internacional de dinheiro ilegal.
Também foram debatidas medidas para aumentar a transparência das operações financeiras e fortalecer a cooperação entre países e instituições.
Outro ponto importante foi a aprovação dos relatórios de avaliações mútuas do México e dos Estados Unidos. Os documentos serão publicados na página do Gafi. Além disso, foram discutidas formas de acelerar a aplicação das regras internacionais sobre criptomoedas. A primeira etapa do projeto para a elaboração de um relatório global sobre fraudes e golpes também esteve em pauta e foi aprovada.
A delegação, coordenada pelo Coaf, reuniu representantes do Banco Central do Brasil, do Itamaraty, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Receita Federal do Brasil, da Comissão de Valores Mobiliários e da Superintendência de Seguros Privados, que integram o sistema nacional PLD/FTPá
O que é o Gafi
Criado em 1989, por iniciativa do G7, na Cúpula de Paris, o Grupo de Ação Financeira (Gafi, ou FATF, na sigla em inglês) é o organismo intergovernamental que estabelece os padrões internacionais de prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa (PLD/FTP).
Cabe ao Gafi avaliar a implementação de 40 recomendações, identificar jurisdições com deficiências estratégicas e promover a integridade do sistema financeiro global.
O Brasil tornou-se membro pleno do Gafi em 2000, e o Coaf, Unidade de Inteligência Financeira do país, é o ponto focal brasileiro perante o organismo, responsável por coordenar a participação nacional nos trabalhos do Grupo.
Fonte: Coaf