Notícias
Coaf participa de webinário promovido pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores Veículos - Sincodiv/SP
O seminário esclareceu dúvidas recorrentes dos comerciantes de veículos, concessionárias, montadoras e lojistas multimarcas sobre políticas, procedimentos e controles de PLD/FTP.
Na quinta-feira, dia 23 de outubro de 2025, foi realizado webinário promovido pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores Veículos (Sincodiv/SP), em parceria com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), contando com ampla participação de representantes do setor automotivo, para tratar das obrigações legais e operacionais relacionadas à prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD/FTP), conforme as normas aplicadas ao setor.
No evento, foram esclarecidas dúvidas recorrentes dos comerciantes de veículos, concessionárias, montadoras e lojistas multimarcas. Foram abordados temas como políticas, procedimentos e controles de PLD/FTP, avaliação de riscos, medidas preventivas relacionadas a operações atípicas, identificação do beneficiário final em transações com pessoas jurídicas, pagamentos realizados por terceiros, entre outros.
A diretora de Supervisão do Coaf destacou que a conformidade com as normas de PLD/FTP é uma responsabilidade ética e legal, essencial para a sustentabilidade do setor. Já a coordenadora-geral de Fiscalização e Regulação do reforçou a importância da capacitação contínua e da adoção de boas práticas de governança para garantir a conformidade regulatória e a segurança das operações envolvendo comércio de automóveis. Por sua vez, os representantes do Sincodiv reforçaram a importância de canais diretos de comunicação com o Coaf para esclarecimento de dúvidas e aprimoramento dos procedimentos internos das empresas.
O webinário, que contou com mais de 1000 participantes, reforçou o papel estratégico das entidades de classe na orientação dos comerciantes de veículos e a necessidade de constante capacitação e revisão dos processos internos para garantir a integridade das operações e a segurança.
Fonte: Coaf