Notícias
CBTU aumenta número de passageiros em outubro com o Trem das Crianças
Estação Jaraguá lotada: reflexo do sucesso com o Trem das Crianças
A Superintendência de Trens Urbanos de Maceió investe cada vez mais em projetos de trens temáticos e em horários especiais, com o objetivo de ampliar a capacidade de atração de mais passageiros, bem como potencializar o modal ferroviário como um atrativo para trens turísticos.
Em outubro, o projeto Trem das Crianças de Todas as Gerações fechou o mês com sucesso total de público e de novas parcerias. Em cada sábado, uma média de 700 pessoas fizeram o passeio especial, que ia da Estação Jaraguá até o Mercado de Artesanato, no Centro, com parada na Estação Maceió. Antes do evento, a movimentação de usuários por sábado era de 900 pessoas em média. Com o projeto das crianças, o número de passageiros passou de 1.500 pessoas em cada sábado.
Memória ferroviária
Ao chegar na Estação Jaraguá, os convidados eram recepcionados com apresentações de Coco de Roda, e em outros sábados com trio pé de serra, seguiam no trem com animação ao vivo, recheada de personagem de desenho animado e filme, paravam na Estação Maceió para visitação do Espaço Memória - um pequeno museu com peças antigas da ferrovia, fotografias históricas e diversas miniaturas de locomotivas; e aproveitavam para conhecer de perto a centenária Maria Fumaça.
Parceiros
O evento contou com a participação e parceria da Semtur (Secretaria Municipal de Turismo de Maceió, do Mercado de Artesanato de Maceió), da FMAC (Fundação Municipal de Ação Cultural e da Semapa - Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária).
Maquete de Trem e Passeio no Mercado
A última parada contava com a comodidade de chegar dentro das instalações do tradicional Mercado de Artesanato, onde localiza-se a própria estação de trem. Os passageiros puderam se divertir ao som de DJ com músicas infantis, conhecer o trabalho minucioso de Javan Gomes de Almeida, que fez uma maquete gigante chamada “Um Trem na Fernandes Lima", em homenagem à CBTU. Com uma proposta de solução para a mobilidade urbana de Maceió, Javan cedeu sua obra para ficar exposta na Estação Mercado, durante o mês de outubro.
Gastronomia e artesanato
Na parada do Mercado de Artesanato, a diversão foi conhecer a diversidade da cultura e do artesanato genuinamente alagoano, além de degustar uma série de iguarias distribuídas pelos quiosques do local. Um passeio exclusivo e imperdível.Para o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Max Ferreira, o passeio das crianças é um sucesso e já está consolidado no calendário anual de eventos da CBTU. “Vamos pensar em diversificar a programação e avaliar a possibilidade de aumentar o número de viagens, já que a demanda é muito grande”, explica Max, ressaltando que a programação do evento não só agradou o público infantil, mas também adultos de todas as idades.
Fonte: Comunicação da CBTU MAC