XXXII REUNIÃO PLENÁRIA DO FORO

ANSN participa do FORO e reforça atuação brasileira nos debates sobre segurança nuclear e radiológica

Entre os principais resultados do encontro estão a aprovação do português como idioma oficial do Fórum e a confirmação do Brasil como sede da próxima reunião do Comitê Técnico Executivo.

Publicado em 31/07/2026 20:33Modificado em 03/08/2026 11:55
Compartilhe:
ANSN participou tanto das discussões estratégicas quanto dos trabalhos técnicos do Fórum. (Divulgação)
ANSN participou tanto das discussões estratégicas quanto dos trabalhos técnicos do Fórum. (Divulgação)

A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) participou, entre os dias 12 e 17 de julho, da XXXII Reunião Plenária do Fórum Ibero-Americano de Organismos Reguladores Radiológicos e Nucleares (FORO) e da Reunião do Comitê Técnico Executivo (CTE), realizadas na sede da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em Lisboa, Portugal.

A delegação brasileira foi representada pelo diretor-presidente da ANSN, Alessandro Facure, na Reunião Plenária, e pela servidora Samira Marques de Carvalho, no Comitê Técnico Executivo, assegurando a participação da Autoridade tanto nas discussões estratégicas quanto nos trabalhos técnicos do Fórum.

Na Reunião Plenária, realizada entre 15 e 17 de julho, Alessandro Facure apresentou a experiência da ANSN nos debates sobre os desafios regulatórios relacionados aos Reatores Modulares Pequenos (Small Modular Reactors – SMRs), um dos principais temas da programação.

O encontro reuniu dirigentes dos organismos reguladores ibero-americanos para discutir o fortalecimento da segurança nuclear e radiológica, a cooperação internacional e os impactos das novas tecnologias sobre a atividade regulatória.

Delegações participantes do FORO
Delegações participantes na foto oficial (Divulgação)

Já entre os dias 12 e 15 de julho, Samira Marques de Carvalho participou da Reunião do Comitê Técnico Executivo, responsável por discutir o programa técnico do FORO, acompanhar o andamento dos projetos em execução e planejar futuras iniciativas de cooperação. O Comitê também consolidou os resultados e propostas que subsidiaram as deliberações da Reunião Plenária.

Além das discussões sobre SMRs, os participantes avaliaram as atividades desenvolvidas desde a XXXI Reunião Plenária, debateram temas de interesse dos países-membros, oportunidade em que o Brasil apresentou suas posições, discutiram o futuro do FORO e o fortalecimento da relação institucional com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Um resultado considerado de grande relevância alcançado durante o encontro foi a aprovação da língua portuguesa como idioma oficial do FORO, medida que amplia a participação dos países lusófonos nas atividades da organização.

O Brasil também foi escolhido para sediar a próxima reunião do Comitê Técnico Executivo (CTE), entre 26 e 30 de outubro de 2026. A organização do encontro ficará a cargo da ANSN, reconhecimento que evidencia a confiança dos países-membros na atuação da Autoridade e em sua crescente inserção nos fóruns internacionais de regulação nuclear e radiológica.

A participação da ANSN no FORO evidencia o compromisso da Autoridade com o fortalecimento da regulação nuclear e radiológica, por meio da cooperação internacional, do intercâmbio de experiências e da construção de soluções conjuntas para os desafios do setor. A atuação da instituição nos diferentes níveis de governança do Fórum reforça a contribuição brasileira para o desenvolvimento da agenda regulatória ibero-americana.

Categorias
Ciência e Tecnologia
Compartilhe: