MELHOR ARTIGO DE ESTUDANTE

Doutorando da UFCG conquista prêmio no Chip In Sampa 2026

Henrique Dantas é aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Publicado em 31/08/2026 19:25Modificado há 15 dias
Compartilhe:
Quatro pesquisadores, um deles segurando um certificado

O pesquisador Henrique Dantas Silva, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistou o prêmio Melhor Artigo de Estudante do Simpósio sobre Sistemas de Instrumentação, Circuitos e Transdutores (INSCIT 2026), realizado semana passada, no Chip In Sampa, em São Paulo.

O trabalho premiado apresenta o desenvolvimento de uma nova topologia de sensor capacitivo interdigitado de baixo custo voltada ao monitoramento da qualidade da água. É resultado de uma co-tutela entre a UFCG e a Université de Guyane, da Guiana Francesa, e conta com autoria de Maxence Rube, Sávio Bezerra, Jalberth Fernandes, Martine Sebeloue, Raimundo Freire e Ollivier Tamarin.

“Na pesquisa, os autores demonstram que a utilização da tangente de perdas permite realizar uma análise multiparamétrica das propriedades dielétricas da água, contribuindo para o desenvolvimento de novas estratégias de monitoramento e caracterização da qualidade de meios líquidos”, explica um dos autores, o professor Jalberth Fernandes, do curso de Engenharia Elétrica.

Para ele, a conquista do prêmio Best Student Paper representa um importante reconhecimento à qualidade e à relevância da pesquisa desenvolvida, "além de destacar a atuação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG e de seus parceiros internacionais na produção científica e tecnológica”, comentou.

Sobre o Chip In Sampa

O Chip In Sampa é o principal evento internacional de microeletrônica e semicondutores do Brasil. O evento reúne pesquisadores, estudantes, universidades e empresas para debater inovações e o futuro da tecnologia de semicondutores É liderado pelo Laboratório de Micro e Nanoeletrônica (Lamina) e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Saiba mais aqui.

(Ascom UFCG)

Categorias
Educação e Pesquisa > Ensino Superior > Pós
Compartilhe: