Realizar exame de proficiência em língua inglesa para profissional de aviação civil (SDEA) Você também pode conhecer este serviço como: SDEA, Santos Dumont English Assessment, Realizar exame ICAO
Última Modificação: 31/03/2020
Realizar exame de proficiência em língua inglesa para profissional de aviação civil (SDEA)
  • O que é?

    O exame de avaliação da proficiência em língua inglesa é exigido para todo piloto que pretenda conduzir voos internacionais em aeronave de matrícula brasileira, devendo atingir, no mínimo, o nível operacional 4 (quatro) como nota final. Para tanto, o candidato deverá demonstrar as habilidades de falar e compreender a língua inglesa, submetendo-se ao exame de proficiência linguística elaborado pela ANAC, o Santos Dumont English Assessment – SDEA, junto a uma das entidades credenciadas pela ANAC.

    A certificação de proficiência linguística busca alcançar maior segurança nas comunicações radiotelefônicas entre pilotos de aeronaves, controladores de tráfego aéreo e operadores de estações aeronáuticas.

     

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pilotos, detentores de licença de avião, helicóptero, aeronave de decolagem vertical ou dirigível e que pretendam realizar operações internacionais em aeronave de matrícula brasileira.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Realizar exame com entidade credenciada

      O interessado deverá agendar o exame de avaliação da proficiência diretamente com uma das entidades credenciadas pela ANAC de sua conveniência.
      Os resultados obtidos no SDEA serão informados ao piloto, exclusivamente pela ANAC, por e-mail.
      Em qualquer situação, aprovação ou reprovação, os candidatos só poderão realizar um novo SDEA após:

      1. trinta dias corridos da realização do teste anterior; e
      2. a divulgação do resultado obtido no exame anterior.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • CHT Digital, onde conste o CANAC do candidato;
      • Formulário de solicitação de serviço - SDEA preenchido e não assinado (O formulário deverá ser assinado apenas quando solicitado pelo(a) examinador(a), no início da prova.);
      • Documento de identificação oficial com foto, válido em todo território nacional, a ser apresentado no momento da realização do exame.

      Custos

      • Não há para a ANAC, apenas junto à entidade credenciada em que o exame será realizado.   Valor estabelecido pela entidade credenciada

      Canais de prestação

        Telefone : 

      O agendamento deve ser feito junto à entidade credenciada. Verifique aqui os endereços e contatos.

      Tempo estimado de espera Até 15 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Em média 40 minuto(s)
    2. Obter a certificação de proficiência linguística

      Após o envio eletrônico do exame à ANAC pela entidade credenciada, o processo é submetido à fiscalização do corpo técnico da Agência e o resultado oficial do exame é informado ao piloto, exclusivamente pela ANAC, para o endereço de e-mail informado no Formulário de solicitação de serviço - SDEA.

      O desempenho do piloto no exame de proficiência linguística é classificado em níveis – 1 a 6, conforme detalhado no Apêndice A do RBAC 61, e o nível obtido será averbado em sua licença.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      A ANAC enviará o resultado por e-mail ao candidato.

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 30 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Resultado divulgado em até 30 (trinta) dias úteis após a realização do respectivo exame.


    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.


    Este é um serviço do Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Válido por 3 ano(s)

    Informações adicionais ao tempo de validade

    As validades são variáveis de acordo com o nível de proficiência em língua inglesa averbado na licença:

    • Nível 4– 3 anos;
    • Nível 5 - 6 anos;
    • Nível 6 - permanente.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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