Notícias

400 dias

Educação: destaque para criação de novos campi de institutos federais e entrega de ônibus escolares

Nos 400 dias de governo, foram criados mais seis campi de Institutos Federais e 1.363 ônibus escolares foram entregues, entre outras ações do Ministério
Publicado em 05/02/2020 15h27 Atualizado em 05/02/2020 23h03
400 dias

- Foto: Ministério da Educação

Conheça as ações do Ministério da Educação que se destacaram nos 400 dias de governo:

Seis novos campi de Institutos federais

O MEC inaugurou mais seis campi de Institutos Federais, suprindo a formação para parcela da demanda de qualificação no Brasil. Mais de 5 mil estudantes foram beneficiados com o Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul; o Campus de Corumbá do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul; o Campus de Santa Rita do Instituto Federal da Paraíba; o Campus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás; o Campus de Paragominas Instituto Federal do Pará; e o Campus Ananindeua do Instituto Federal do Pará.

Lançamento do Diploma Digital

O Diploma Digital, lançado pelo MEC no dia 10 de dezembro de 2019, é uma ação de inovação tecnológica do MEC para as instituições de Ensino Superior, públicas e privadas. A partir de 2022, todas as instituições irão emitir o Diploma Digital, beneficiando mais de 8,3 milhões de alunos. O novo formato permitirá o acesso ilimitado ao diploma seja pelo celular ou pelo computador. Sem burocracia, a versão digital do diploma confere mais agilidade ao processo ao eliminar etapas que demandam tempo e dinheiro, como a coleta de dados e de assinatura, a impressão e o deslocamento do aluno até a instituição para ter o documento. No novo sistema, o diploma chegará às mãos dos concluintes em apenas 15 dias.

Lançamento do projeto Conta pra Mim

O Programa Conta pra Mim faz parte da Política Nacional de Alfabetização e pretende estimular o desenvolvimento intelectual na primeira infância com técnicas simples usadas pelos pais dentro de casa, propiciando que o hábito da leitura entre as crianças seja iniciado mais cedo, com a participação das famílias, potencializando o sucesso no processo de alfabetização e de todo o percurso escolar.

Ônibus Escolares

Em 2019, o Governo Federal entregou ao todo 1.363 ônibus escolares, para 480 municípios, representando um investimento na ordem de R$ 307 milhões. Nos últimos cem dias, foram entregues 352 veículos, que vão rodar em mais de 100 municípios. Toda a frota conta com poltronas móveis que facilitam o embarque e o desembarque de alunos com deficiência física ou com algum tipo de mobilidade reduzida. 

O programa Caminho da Escola tem o objetivo de renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares em escolas públicas do ensino fundamental e do ensino médio de todo o país. Voltado a estudantes residentes prioritariamente em áreas rurais e ribeirinhas, o programa oferece ônibus, lanchas e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nessas regiões, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte.

Nova fase da Operação Acolhida

A Operação Acolhida é uma Força Tarefa Humanitária, coordenada pelo Governo Federal, com apoio da Organização das Nações Unidas e entidades sociais para oferecer assistência emergencial aos venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira de Roraima.  A Operação é reconhecida pela ONU e a comunidade internacional como um exemplo mundial de atendimento humanitário a imigrantes e refugiados, sendo motivo de orgulho para a sociedade brasileira. A Operação realizou mais de um milhão de atendimentos emergenciais a imigrantes/refugiados em Roraima e já interiorizou mais de 27 mil venezuelanos, desses, 22 mil somente em 2019, para outros municípios brasileiros, contribuindo para a redução dos efeitos do alto fluxo migratório no Estado de Roraima como a sobrecarga dos serviços públicos.

Adicionalmente, leva às diferentes localidades do país a mão de obra qualificada, a experiências de vida e a pluralidade de cultura e novo idioma. Após reconhecer e existência de grave e generalizada violação de direitos humanos no território da Venezuela, o Comitê Nacional para os Refugiados do Ministério da Justiça e Segurança Pública reconheceu a condição de refugiado de vários nacionais venezuelanos. A instrução processual desses casos foi simplificada e beneficia cerca de 38.000 cidadãos daquele país. 

Acesse aqui mais detalhes das entregas dos 400 dias de governo.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents