Notícias

Educação

Novo aplicativo da Capes disponibiliza mais de 48 mil títulos

São teses, dicionários, estatísticas, normas técnicas, acervos de bibliotecas e conteúdo audiovisual
Publicado em 07/08/2019 19h21
Novo aplicativo da Capes disponibiliza mais de 48 mil títulos

O aplicativo, chamado “periódicos”, está disponível para Android e IOS Foto: Haydée Vieira - CCS/CAPES

Já está no ar a nova versão do aplicativo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São mais de 48 mil títulos à disposição, não apenas de graça, mas também de forma prática e portátil por meio dos celulares. O aplicativo, chamado “periódicos”, está disponível para Android e IOS, como uma versão móvel do portal para facilitar o acesso.

A ferramenta de busca foi atualizada e modernizada em relação à versão anterior. É possível pesquisar por títulos de revista ou periódicos, assunto, termo de pesquisa ou nome do livro, por exemplo. Parte dos trabalhos é disponibilizada também para download.

Apesar de o trabalho da Capes ser voltado para a pós-graduação, o objetivo não é só atender à comunidade científica, mas toda a população. Mesmo quem não é pesquisador, consegue acessar os conteúdos, fazer pesquisas, ler e estudar. Foi o que explicou a coordenadora geral substituta do Portal de Periódicos da Capes, Katyusha de Souza. Segundo ela, o portal tem seis milhões de usuários potenciais.

“A cultura de fazer pesquisa e ter acesso à informação começa bem antes, na graduação e até mesmo na escola básica. Facilitando o acesso e entrando nesse mundo mais tecnológico, que eles já nascem acostumados, a gente tem um ganho muito grande”.

O doutorando em Administração Pública e Políticas Públicas, Flavio Saab, contou que acelerou suas pesquisas por meio do Portal de Periódicos da Capes. “Antes, eu usava cada base de dados individualmente. Então, eu gastava bastante tempo fazendo a pesquisa. Quando conheci o Portal, ganhei muito tempo para análise porque poupei muito tempo no levantamento de artigos”, conta.

Material

Todo acervo que está disponível no portal, também está no aplicativo. Há trabalhos em todas as áreas de conhecimento, principalmente, saúde e tecnologia. Mas abrange também outros setores como gastronomia, moda e anatomia. Hoje, 414 instituições públicas e privadas possuem parceria com a Capes, disponibilizando trabalhos.

“É uma forma de incentivar a pesquisa no país. Têm conteúdos nacionais e internacionais, além de conteúdos que a gente identifica na internet e pode ajudar os pesquisadores”, disse a coordenadora.

Entre os 48 mil títulos disponíveis, há bases de dados, estatísticas, teses e dissertações, obras de referência (dicionários especializados, acervos especiais de bibliotecas, compêndios, bancos de dados e ferramentas de análise), conteúdos audiovisuais, arquivos abertos (para revisão e colaboração de outros pesquisadores) e redes de e-prints, patentes, dados de normas técnicas, além de mais de 275 mil outros documentos que não são publicados com frequência, como, anais, relatórios, livros, anuários, guias ou manuais.

Como participar

Para continuar aprimorando o aplicativo e saber o que os frequentadores desejam, qualquer pessoa pode enviar sugestões no próprio aplicativo na parte “fale conosco” ou também pelo e-mail periodicos@capes.gov.br. A Capes está colhendo também informações de usuários com necessidades especiais para aprimorar futuras versões.

Instituições ou pesquisadores que já tiverem trabalhos publicados cientificamente e quiserem disponibilizá-los no aplicativo também podem entrar em contato com a Capes pelo mesmo e-mail.